Início » Cuidar da pele » Acessórios com filtro solar: bases, pós,batons, roupas e chapéus. Conheça-os
Cuidar da pele

Acessórios com filtro solar: bases, pós,batons, roupas e chapéus. Conheça-os

A preocupação em proteger a pele dos efeitos nocivos dos raios solares tem crescido nos últimos anos, não somente entre os praticantes de esportes ao ar livre, como também da população de uma forma geral em função de mais acesso às informações dos males causados pelo excesso de sol na pele.



De olho nessa tendência, algumas marcas criaram roupas e acessórios como chapéus, bonés e até mesmo luvas com filtros que chegam a bloquear até 98 por cento dos raios ultravioleta, UVA e UVB.

Resultado de imagem para roupas com proteção uva e uvb etiqueta Resultado de imagem para roupas com proteção uva e uvb etiqueta Resultado de imagem para chapeus com proteção solar Resultado de imagem para luvas com proteção solar Resultado de imagem para luvas com proteção solar Resultado de imagem para luvas com proteção solar

De origem australiana, a fabricação desses tecidos foi desenvolvida em 1996 como um método para reduzir a alta incidência de melanoma (um tipo de câncer de pele) no país, cuja população é de pele clara , na sua maioria,e sofrem com a intensa radiação solar.

O Brasil adotou a mesma metodologia australiana no que diz respeito ao controle de qualidade dos seus produtos. Dessa forma entendemos que os produtos funcionam sim, como protetores do efeitos nocivos do sol.

A proteção é inserida no algodão que compõe o tecido antes de se tornar roupa ou acessório. A maioria das peças é feita de algodão porque os raios ultravioletas são quase totalmente absorvidos por esse material.

Resultado de imagem para chapeus bones luvas com filtro solar

Essa tecnologia veio atender a um segmento especial, como os bebês que ainda não podem utilizar o protetor solar, e as crianças, de uma maneira geral, uma vez que existe a preocupação de reaplicar o protetor solar nos pequenos a cada 2 horas.

Resultado de imagem para chapeus bones luvas com filtro solar Imagem relacionada Imagem relacionada

As roupas especiais são amplamente utilizadas por esportistas que praticam atividades ao ar livre, como corrida de rua , e também por pessoas que sofrem com sensibilidade exagerada da cútis.

Os dermatologistas recomendam o uso do protetor solar em todo o corpo antes de se vestir, principalmente nas áreas não cobertas . A ideia não é substituir o uso do protetor solar, mas potencializar a proteção.

Resultado de imagem para protetor solar imagem

Como identificar essas peças na loja?

Todas as roupas feitas com tecido de algodão e que fazem parte dessa tendência levam uma etiqueta , uma referência ao fator de proteção ultravioleta ou solar ( FPU e FPS) que possuem, medida que pode variar até 50+. Esse número se refere à porcentagem de luz solar que é capaz de atravessar o tecido e entrar em contato com a pele. No caso do 50+ por exemplo, a relação é de que apenas 50 por cento da radiação atravessa o tecido. Muito bom, não?

Resultado de imagem para roupas com proteção uva e uvb etiqueta Resultado de imagem para roupas com proteção uva e uvb etiqueta Resultado de imagem para roupas com proteção uva e uvb etiqueta Resultado de imagem para vestido com proteção solar Resultado de imagem para roupas com proteção solar

Agora é totalmente possível aliar lazer, esporte e diversão sem abrir mão da moda, conforto e segurança.

Maquiagem e a proteção solar

Resultado de imagem para rosto maquiado imagem

A base facial é um item indispensável na hora de se maquiar. Melhor ainda se essa base possui fator de proteção solar.

Mas será que as bases com FPS protegem mesmo a pele? Sim, a eficácia dos raios UVB é a mesma. Funciona exatamente como um protetor solar. Se a exposição ao sol for maior, é recomendado usar um protetor solar sem cor por baixo, pois normalmente a quantidade de base que passamos é menor, daí a proteção acaba não sendo suficiente;

Resultado de imagem para base com protetor Resultado de imagem para base com protetor Imagem relacionada

Outro aliado da mulher quando o assunto é maquiagem é o pó compacto. Ele serve para dar acabamento à maquiagem, após a aplicação da base e do corretivo, tirando o brilho excessivo do rosto e garantindo que a produção dure por mais tempo.

Pó com protetor solar ou protetor solar em pó?

É um daqueles produtos super práticos que aliam proteção solar à maquiagem. Todas deveriam ter na sua necessaire. É muito fácil de usar, perfeito para quem tem preguiça ou de passar protetor, ou de passar base…ou ambos. De uma só vez você resolve, protege, uniformiza a pele e está pronta. A textura em pó é ideal para matificar e acabar com o aspecto oleoso da pele. Existem versões de textura cremosa , pra quem preferir um acabamento não tão opaco.

Resultado de imagem para po compacto com protetor Resultado de imagem para po compacto com protetor Resultado de imagem para po compacto com protetor

Ele pode ser usado como uma segunda barreira de proteção , por cima do seu FPS normal, Ótima arma para o verão escaldante, especialmente pata quem tem manchas

Batons com FPS

Think Stock

E para completar a maquiagem apresentamos os batons com filtro de proteção solar (FPS), confirmando que é totalmente possível aliar beleza com proteção. Escolha o seu

Resultado de imagem para batom com filtro de proteção solar Resultado de imagem para batom com filtro de proteção solar

Os produtos de maquiagem são facilmente encontrados nas farmácias e drogarias

About the author

Hanna Gonçalves

Falo tudo pertinente ao gosto da mulher. As últimas da moda, aquele bafão que está todo mundo comentando ou também artigos úteis para toda mulher! Sinta-se em casa pois aqui o espaço é seu :).

Add Comment

Click here to post a comment