Início » Casa » Seu ar-condicionado não está resfriando? Entenda por quê!
Casa

Seu ar-condicionado não está resfriando? Entenda por quê!

O ar-condicionado é um grande aliado para aliviar o desconforto térmico típico do verão brasileiro. Atualmente, o consumidor conta com grande variedade de aparelhos modernos e econômicos. Porém, muitos se deparam com um problema desagradável na hora de climatizar ambientes: o equipamento não resfria como deveria. O resultado é muita reclamação, desconforto e mal-estar: como exercer atividades do dia a dia sofrendo com o calor excessivo?

Para evitar dores de cabeça e garantir que seu ar-condicionado esteja em perfeitas condições para salvar o seu verão, saiba por que isso acontece e como evitar que seu aparelho te deixe na mão.

Por que meu ar-condicionado parou de gelar?

O primeiro passo é investigar as causas do problema. Uma das primeiras hipóteses é um vazamento de gás no sistema de refrigeração, ocasionado pelas constantes variações de pressão e temperatura. As porcas de latão sofrem dilatação e retração com o passar do tempo. Tais processos auxiliam no escapamento de gás refrigerante, comprometendo a eficiência do aparelho. Para resolver o problema, é preciso pedir auxílio profissional de um técnico.

Outro fatores podem contribuir para o mau funcionamento do seu ar-condicionado:

  • Pane elétrica

Chame um profissional para checar os componentes externos e internos do aparelho. Pode ser que o fusível do compressor tenha queimado, a fiação pode estar ligada de forma incorreta ou a ventoinha do condensador pode estar danificada.

  • Verifique a limpeza das serpentinas da unidade

Filtros sujos e falta de manutenção também podem impedir o funcionamento adequado do seu ar-condicionado. Especialistas recomendam a limpeza regular do equipamento: muitos aproveitam o inverno, época em que o aparelho permanece desligado, para realizar a higienização interna, que deve ser feita por um profissional uma vez por ano.

  • Avalie a capacidade do aparelho e as condições do ambiente

Outro motivo que pode explicar a falta de refrigeração é a escolha de um aparelho com quantidade de BTUs insuficiente, incapaz de satisfazer às necessidades de climatização do ambiente. Para escolher o equipamento ideal, considere fatores como exposição ao sol, quantidade de pessoas e máquinas presentes no local e dimensões do ambiente.

Para fazer o cálculo de BTUs, basta multiplicar as medidas em metro quadrado por 600 BTU, acrescentando 600 BTU por pessoa e por equipamento eletrônico. Por exemplo: para calcular uma sala de 40 m², com 4 pessoas e 3 computadores, a conta é: 40 X 600 BTU + 1800 (contar apenas 3 pessoas) + 1800 = 27.600 BTU. Isto é: o aparelho ideal deve ter uma potência a partir de 27.000 BTU.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...