Início » Saúde » Beta HCG: Saiba como funciona este exame
Dicas para Mães Saúde

Beta HCG: Saiba como funciona este exame

Quer saber se está grávida? Descubra como funciona o exame Beta HCG e tire todas as suas dúvidas!

Quando uma mulher desconfia que esteja grávida, a menstruação atrasa e uma das primeiras coisas que fazem é correr na farmácia e comprar o exame de gravidez que analisa através da urina e dá o resultado minutos depois, porém esse resultado não é totalmente confiável, o mais indicado é fazer o exame de Beta HCG. Este exame trará o resultado mais exato do que qualquer outro. Veja a seguir tudo sobre ele, como funciona e sua importância.



O que é o exame Beta HCG?

O exame Beta HCG é o principal meio de detectar através do sangue se a mulher está grávida ou não, ele também detecta pela quantidade de Beta HCG no sangue de quantas semanas a gestação está.

Além dessas duas funções relacionadas à gravidez, este exame também revela se o paciente apresenta alguma outra doença relacionada a este hormônio.

O hormônio Beta HCG é um hormônio produzido para formar a placenta, por esse motivo ele só se manifesta quando a mulher está grávida e o exame de sangue é o único que demonstra ele com precisão e a quantidade encontrada no organismo. De acordo com a quantidade o médico consegue verificar de quantas semanas está a gravidez e mais ou menos quando o bebê foi concebido.

Em outros casos de homens ou se a mulher não estiver em processo de gestação, o Beta HCG no sangue pode ser um sinal de alguma anormalidade no organismo que deve ser estudada e verificada, caso necessite de tratamento.

Como ele funciona?

O exame de sangue de Beta HCG é muito simples e rápido, pode ser feito sem prescrição médica, sem necessidade de jejum e o resultado e dado poucas horas depois.

Ao ser colhido o sangue, o profissional que analisará a amostra verificará a quantidade encontrada de Beta HCG naquela quantidade de sangue, se for encontrada uma proporção maior de 5,0 mlU/ml, isso significa que a mulher está em período de gestação.

É normal que durante a gravidez o médico ginecologista que acompanha o caso peça que o exame seja feito periodicamente, assim ele vai acompanhar a quantidade de Beta HCG no sangue e verificar como andar a gravidez, pois qualquer anormalidade na quantidade pode ser um motivo para verificação de algum problema no processo.

A tabela a seguir mostra a quantidade média de Beta HCG em cada semana de gestação:

Idade Gestacional Quantidade de Beta HCG no exame de sangue
Não está grávida – Negativo Inferior a 5 mlIU/ml
3 semanas de gestação 5 a 50 mlU/ml
4 semanas de gestação 5 a 426 mlU/ml
5 semanas de gestação 18 a 7.340 mlU/ml
6 semanas de gestação 1.080 a 56.500 mlU/ml
7 a 8 semanas de gestação 7.650 a 229.000 mlU/ml
9 a 12 semanas de gestação 25.700 a 288.00 mlU/ml
13 a 16 semanas de gestação 13.300 a 254.000 mlU/ml
17 a 24 semanas de gestação 4.060 a 165.500 mlU/ml
25 a 40 semanas de gestação 3.640 a 117.000 mlU/ml

 

Como saber se a gravidez for de gêmeos?

Pelo mesmo exame é possível também detectar se a gestante está gravida de gêmeos ou trigêmeos, porque a quantidade de Beta HCG será bastante superior em cada semana apresentada na tabela anterior.

Porem, a confirmação exata da gravidez de múltiplos só se dará a partir do momento do exame de ultrassom, onde o médico poderá observar com imagens a formação dos bebês e isso poderá ser feito a partir da 6ª semana de gestação.

Outros tipos de resultados a partir do exame Beta HCG

O exame em foco poderá também indicar se há alguma problema na gravidez em questão, tudo indicado pela quantidade de Beta HCG constatada. Este exame poderá detectar se há uma problemas de uma gravidez ectópica (que é quando a gravidez se dá nas trompas), aborto ou uma gravidez enembrionária (quando há problemas no desenvolvimento do embrião).

Esses problemas poderão ser detectados nos exames de rotina feitos durante a gravidez, e identificadas quantidades muito inferiores nas semanas de gestação correspondentes, pode significar problemas na gestação e nesse caso é importante levar os resultados ao seu médico ginecologista e obstetra.

Quando o exame pode ser feito?

Não precisa esperar sua menstruação atrasar, o exame de Beta HCG pode ser feito assim que você desconfiar que possa estar grávida.

No momento que o óvulo é fecundado, todo o seu organismo começa o processo de produção de hormônios para dar início à gravidez, é nesse momento que aumentam os níveis do Beta HCG para que a placenta possa ser constituída e ser o lar do seu feto pelos meses seguintes. Já nos primeiros dias da fecundação o hormônio está presente e pode ser detectado pelo exame.

O exame custa em média R$30,00 ou R$40,00 nas clínicas.

Mande suas dúvidas nos comentários.

Até a próxima!