Início » Cabelo » Cabelo vermelho, cabelo ruivo
Cabelo

Cabelo vermelho, cabelo ruivo

Nos últimos anos temos visto as tendências de moda e beleza se rendendo às ruivas. Atualmente são vários os editoriais envolvendo modelos de cabelo vermelho assim como várias as marcas de produtos e matérias falando sobre cuidados e dicas para manter o cabelo ruivo sempre bonito. Com isso as madeixas avermelhadas acabaram sendo uma das mais cobiçadas do momento e que está ao alcance de todas!



Cabelo-ruivo-cuidados

Quer ter o cabelo ruivo mas ainda está na dúvida? Então chegou a hora de você descobrir como escolher o tom de vermelho mais adequado, assim como os cuidados que é preciso ter com os fios para fazer com que a tintura dure mais tempo.

É preciso descolorir os fios?

Uma das primeiras dúvidas a respeito da adoção da nova cor dos cabelos é justamente sobre o que é preciso fazer para chegar lá. Em alguns casos é preciso descolorir os fios, sendo que isso pode variar de acordo com o tom original do cabelo e do tom de vermelho que você pretende adotar. Se você pretende adotar tons de ruivo como é o caso daqueles mais semelhantes ao vinho, provavelmente poderá simplesmente obter resultados com tonalizantes.

Descolorir-cabelo

Caso a descoloração seja necessária, o indicado é que isso seja feito gradualmente e em um salão de beleza, para evitar problemas ou erros durante o processo. Também há casos em que é indicado a adoção gradual do ruivo antes de chegar ao tom desejado – como do castanho ao ruivo claro. Essa também é uma medida de segurança para não errar na escolha: partir dos tons de vemelho mais fechados e aos poucos ir chegando até a nuance desejada.

Dicas para escolher o tom de ruivo:

Um dos principais desafios de quem está pensando em mudar radicalmente a cor dos fios é encontrar o tom mais adequado. Para isso, o mais interessante é pensar em algo que esteja mais de acordo com o tom original das madeixas. Veja:

Tons de ruivo para loiras:

Cabelo-ruivo-para-pele-clara

Quem tem os cabelos loiros – seja natural ou não – pode se dar bem escolhendo os tons de vermelho mais claros e de nuances acobreadas. O resultado fica bastante natural até mesmo quando desbota já que originalmente os fios já eram claros (o que não significa que dê para deixar os retoques de lado, por favor).

Tons de ruivo para cabelos castanhos:

Cabelo-ruivo-para-cabelo-castanho

Quem tem cabelos castanhos provavelmente ficará melhor dando prioridade aos tons mais escuros de ruivo. Além de não desbotar tanto, a escolha também poderá poupar os fios de passar pelo processo de descoloração, o que evita vários problemas com ressecamento.

Tons de ruivo para cabelos pretos:

Cabelo-ruivo-para-cabelo-preto

Quem tem o cabelo preto não precisa deixar o sonho dos cabelos ruivos de lado. A indicação é que o tom escolhido seja fechado e com tons de roxo. Isso evita a descoloração e também não deixa a aparência soar artificial.

E as sobrancelhas?

Outra dúvida bastante comum ao pensar em mudar o visual dessa forma é o que fazer com as sobrancelhas para que o resultado não fique estranho. O primeiro pensamento da maioria é pintar a sobrancelha de ruivo, mas essa definitivamente não é a melhor forma de harmonizar o visual.

A solução é optar por nuances de castanho: se o tom escolhido para os fios foi o acobreado, o tom para a sobrancelha é o castanho claro. Se o ruivo dos cabelos foi o vermelho, o castanho médio é suficiente. Já se a sua escolha para as madeixas foi o vinho, o castanho escuro é a solução mais indicada.

Quais cuidados preciso ter com o cabelo ruivo?

Cabelo-ruivo-cuidados2

Quem resolve encarar o desafio de virar ruiva precisa ter uma atenção especial dos os cabelos. Isso porque o vermelho é uma cor que desbota mais rápido, portanto exige maiores cuidados assim como retoques com maior frequência. Portanto, veja agora algumas dicas para manter os cabelos ruivos em dia:

  • Hidratação sempre: O uso da tintura e de descolorante deixam os cabelos mais fragilizados. Portanto, hidratação e cauterização são procedimentos necessários para manter a saúde e beleza dos fios.
  • Use cosméticos específicos para cabelos tingidos: Atualmente há uma variedade imensa de produtos nas prateleiras de cosméticos, inclusive de produtos para cabelos tingidos. Alguns até mesmo específicos para ruivos. Esse tipo de produto é desenvolvido especialmente para ajudar a manter a cor e a saúde dos fios por mais tempo, portanto é o mais adequado.
  • Não esqueça dos retoques: Um dos compromissos mais importantes para quem tem mechas ou tintura de cabelo é o dia do retoque e isso também vale para as ruivas. A cada 20 dias costuma ser uma boa data, porém isso é mais indicado tratar diretamente com o cabeleireiro.
  • Lave os cabelos com menos frequência: Cada lavagem dos cabelos faz com que a cor da tintura desbote. Isso significa que se lavar menos mantém a durabilidade, portanto duas vezes por semana é uma boa média para manter a higiene sem prejudicar o visual. Evite também produtos antirresíduos, pois eles também aceleram o desbotamento.
  • Protetor térmico é fundamental: Caso seja uma adepta dos poderes da chapinha, secador ou do babyliss, o uso de produtos antitérmicos é fundamental para proteger as madeixas contra os danos das altas temperaturas. Invista!
  • Use produtos com proteção solar: Se você gosta de tomar sol e pretende aproveitar o verão ao máximo invista em finalizadores antienxague e também em produtos com filtro solar para proteger os fios do ressecamento e desbotamento provenientes do sol e do cloro.