Início » Saúde » Câncer de mama: prevenção é o melhor remédio
Saúde

Câncer de mama: prevenção é o melhor remédio

Câncer de mama: prevenção é o melhor remédio

Com diagnóstico precoce, doença tem 90% de chances de cura.

O câncer de mama é o segundo tipo mais comum da doença, atrás apenas do câncer de pele. Apesar de ter tratamento e uma probabilidade de aproximadamente 90% de cura quando diagnosticado de forma precoce, possui a maior taxa de mortalidade entre as mulheres. Para levar esclarecimentos à população e incentivar a prevenção, o Brasil se vestiu de rosa em adesão à campanha Outubro Rosa. A proposta é de que, durante 31 dias do mês, a divulgação de informações sobre a doença seja intensificada. Porém, é preciso falar sobre o assunto durante o ano todo. Tomar conhecimento sobre  sintomas, tratamentos e, sobretudo, as formas de prevenção é um passo fundamental para preservar a saúde e salvar vidas. 

Como todo tipo de câncer, o que atinge a mama é desencadeado pelo crescimento desordenado de células. Ainda não há informações sobre os motivos que ocasionam a doença, mas alguns fatores de risco aumentam a probabilidade do desenvolvimento. Dentre estes, os principais são: ser do sexo feminino;  idade a partir dos 40 anos;  histórico familiar com casos de câncer de mama ou ovário; primeira menstruação antes dos 12 anos; primeira gravidez após os 30; menopausa depois dos 55; não ter tido filhos; não ter amamentado; obesidade ou sobrepeso; sedentarismo; consumo de bebida alcoólica e cigarro; exposição frequente à radiação.

O câncer de mama pode acometer homens e mulheres com menos de 40 anos, mas são casos mais raros. A incidência da doença na população masculina é de um 1% no Brasil, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA).

Prevenção do câncer de mama

A realização do autoexame, mensalmente, é recomendada para todas as mulheres. Por meio dele, é possível observar alterações suspeitas nos seios como nódulos, vermelhidão e secreção. Vale ressaltar que nem todo nódulo mamário é câncer. No entanto,  uma das principais dificuldades para o diagnóstico precoce da doença é ela ser assintomática na fase inicial. Por isso, a recomendação é para que as mulheres a partir dos 40 anos realizem a mamografia anualmente. Somente este exame permite a identificação antes do avanço do câncer, aumentando as chances de cura.

Desta forma, é importante fazer consultas anuais com médicos ginecologista e mastologista. O profissional poderá solicitar,ainda, a realização de exames de ultrassonografia e ressonância magnética. Somente após uma biópsia é possível confirmar ou não o diagnóstico de câncer de mama. Caso seja positivo, o médico irá avaliar o estágio da doença para definir o tratamento que será feito. Este poderá ser cirúrgico, com a retirada total ou de parte da mama, ou clínico com sessões de quimioterapia, radioterapia ou hormonioterapia.

Mamografia digital por R$ 200

A plataforma de agendamento de serviços médicos Beep Saúde está fazendo uma campanha especial devido ao Outubro Rosa. Além de trazer conteúdo informativo sobre o câncer de mama no site, está oferecendo o exame de Mamografia Digital por R$ 200  em  parceria com os laboratórios Salomão Zoppi. O preço é válido somente para a cidade de São Paulo e permanecerá durante todo o mês de novembro.

Busque um profissional

A melhor maneira de se prevenir contra a doença é se prevenir.  A realização do autoexame mensal e da mamografia anual são as medidas eficientes e necessárias. Além disso, é importante fazer consultas periódicas. Por meio da plataforma de agendamento da Beep Saúde, é possível encontrar um ginecologista ou mastologista que vá até a sua casa no horário em que você preferir. A plataforma é gratuita  e mostra quais profissionais estão disponíveis em um raio de dez quilômetros do endereço informado.

Além disso, recomenda-se a adoção de hábitos saudáveis que possam reduzir os fatores de riscos e se informar sempre. Assine a Newsletter da Beep Saúde e fique por dentro das novidades.      

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...