Início » Suplementos » Caseína: o que é, para que serve e quais os benefícios?
Suplementos

Caseína: o que é, para que serve e quais os benefícios?

A caseína é uma proteína presente no leite que atualmente tem sido usada principalmente por aqueles que desejam alcançar a hipertrofia. O seu extrato pode ser encontrado em suplementos e até mesmo vendido separadamente no mercado, para que seja acrescido a bebidas e a outras misturas.

caseina o que é

Entretanto, quem está iniciando nesse mundo nem sempre está ciente das utilidades da caseína e os benefícios que ela pode trazer ao nosso corpo. A seguir, veja para que serve, como usar e os benefícios da caseína.

O que é e onde encontrar a caseína?

A caseína pode ser encontrada no leite fresco, como o leite de vaca. Representa cerca de 80% da proteína que existe no leite.

A caseína também é encontrada no leite dos seres humanos, representando até 45% dessa proteína. Não é tão solúvel em água e ainda pode ser usada para fabricar derivados do leite, além de ser usada na fabricação de plásticos.

caseina onde encontrar

O nosso organismo demora o dobro do tempo geralmente para digerir a caseína e conseguir realizar a síntese proteica. Isso significa que a caseína pode agir em nosso corpo por até 7 horas, fazendo com que sua absorção seja mais gradativa.

O tempo de liberação dos seus aminoácidos também é maior. Essa lenta absorção de aminoácidos pode ser extremamente benéfica para quem está em busca de massa magra, pois ela é liberada ao longo do dia no corpo, conforme as necessidades.

Veja abaixo uma lista de alimentos onde a caseína pode ser encontrada:

  • Leite de vaca;
  • Iogurtes no geral;
  • Castanha-do-pará;
  • Couve;
  • Amêndoas;
  • Brócolis;
  • Creme de leite;
  • Soja;
  • Queijos em geral.

Além disso, elas podem ser encontradas na verão industrializada, como as da linha Micellar Cream.

caseina micellar

Benefícios da Caseína

A caseína possui centenas de benefícios em relação a outros tipos de suplementos.

Ela é uma proteína, mas no mercado já pode ser encontrada como um suplemento. Como mencionamos, é uma proteína de lenta absorção e por isso consegue ser melhor aproveitada pelo nosso organismo ao longo do dia.

Ela também contribui para diminuição da quebra proteica, ou seja, é anti-catabólica.

A caseína também possui um alto teor de glutamina, possuindo mais que o próprio ovo e a soja. Essa glutamina é essencial para o músculo durante os exercícios. A caseína ainda contribui para um melhor transporte de proteínas no intestino, favorecendo a absorção delas e também de aminoácidos.

Para completar, a caseína possui um alto teor também de aminoácidos essenciais para a glicose e para a formação de energia ao longo do treino.

Como tomar a caseína?

Como ingerir corretamente?
A caseína deve ser ingerida antes de dormir, pois ao longo da noite ficamos sem ingerir alimentos e isso não é benéfico para quem deseja a hipertrofia. Como ela age de 7 a 8 horas em nosso organismo, é o horário ideal para ela atuar.

A quantidade ideal para cada pessoa varia bastante de acordo com o seu peso e estilo de vida.

O fabricante possui algumas recomendações de porções na embalagem, mas você também pode entrar em contato com um profissional. A caseína ainda pode contribuir um pouco para a perda de peso, pois mantém o metabolismo acelerado mesmo durante o sono e isso pode contribuir para redução da gordura total do corpo.

Onde comprar e preço

caseína industrializada é facilmente encontrada em lojas de produtos naturais e suplementos.

O valor vai depender da marca escolhida e quantidade mas gira em torno de R$120,00 o pote de 1kg.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...