Início » Estética » Celulite Facial → O Que é? Como Eliminar? Tem cura? Remédio? [ Atualizado ]
Estética Saúde

Celulite Facial → O Que é? Como Eliminar? Tem cura? Remédio? [ Atualizado ]

Se você está acostumada a ler revistas ou frequentar sites sobre beleza e estética já deve estar mais do que informada a respeito de celulite, não é mesmo? Afinal, os temidos furinhos são o grande incômodo de boa parte da população feminina. Mas você conhece a celulite facial?

Ok, vamos com calma. Celulite facial não tem nada a ver com a famosa inimiga do corpo perfeito, nem é nada que você pense que vai te atrapalhar a usar biquini no verão. Aliás, não é algo que tenha a ver com estética, mas ainda assim merece cuidados. Trata-se de algo perigoso à saúde e que exige muito cuidado pois pode até matar.

Nos últimos anos ela foi mencionada na mídia devido a casos famosos como o do jogador do Vasco, Dedé e da cantora Maria Bethania, porém em geral não é uma doença que recebe grande atenção. Portanto entenda do que se trata e tire suas dúvidas sobre o assunto:

O que é e causas da celulite facial?

A celulite é uma inflamação causada por bactérias que ocorre na camada subcutânea.  A porta de entrada para essas bactérias (estreptococos e estafilococos são as mais frequentes) são cortes e machucados em geral. No caso da celulite facial essa porta de entrada podem ser as espinhas, arranhões e até mesmo problemas odontológicos como cáries, problemas periodontais ou contaminação durante cirurgia bucal. Uma vez instalado o problema, ele se espalha pelos tecidos moles vizinhos ao local originalmente afetado.

Celulite-facial-001
O jogador do Vasco Dedé e a cantora Maria Bethania sofreram com celulite facial. (Imagem: Divulgação)

Vale lembrar que a celulite facial não é contagiosa, mas convém ter cuidado ao manipular o local afetado e os ferimentos que originaram a inflamação.

 Celulite facial é grave?

A celulite facial é um problema grave de saúde e que pode até mesmo matar. Ele se torna grave devido a proximidade das bactérias das meninges e do cérebro. Outras complicações comuns desse tipo de quadro são bolhas e necroses que podem acabar gerando septicemia (infecção generalizada), acarretando em risco de morte.

Quais os sintomas da celulite facial?

celulite facial fotos

Os principais sintomas da CELULITE FACIAL são:

  • Vermelhidão;
  • Inchaço no rosto – em especial ao redor das bochechas;
  • Inchaço na língua;
  • Temperatura elevada no local afetado, até mesmo febre.

Também é relativamente comum que haja sensação de coceira e ardor assim como náusea, vômito, falta de apetite e calafrios. O problema também pode acarretar em abcessos – inchaços localizados sob a pele com pus.

Celulite facial – Tratamentos e remédios

O tratamento para a celulite facial é feito com o uso de antibióticos e a internação. Dependendo do foco da infecção, a doença pode deixar como sequela uma cicatriz no local, inchaço permanente, inflamação nos olhos, paralisia parcial ou a perda de dentes, caso a crise tenha se originado de problemas odontológicos

Caso o paciente esteja com boas condições de imunidade e procure ajuda rapidamente, é possível uma recuperação em sete dias. Já os casos mais avançados, que não se resolvem somente com o uso dos antibióticos podem exigir até mesmo cirurgia. Em resumo: quanto mais cedo o paciente procurar ajuda, menos agressivo será o tratamento assim como menores serão os riscos e também as possíveis sequelas decorrentes do episódio.

É indicado também o uso da Colastrina para reestruturação da pele e prevenção. Para comprar, clique aqui!

Quais os fatores de risco da celulite facial?

Celulite-facial-003

Na prática todos estamos suscetíveis a sofrer com o problema: homens, mulheres e crianças de quaisquer idades, portanto os fatores de riscos são outros. Saiba agora quais são eles:

Problemas de saúde:

Pessoas que recentemente tenham sofrido infeções dentárias, infecções auditivas ou de trato respiratório estão mais suscetíveis a apresentarem a doença. Portadores de diabetes também devem manter maior atenção assim como pessoas que implantaram piercing recentemente. Usuários de drogas também estão mais expostos ao problema.

Aparecimento de lesões em geral:

Além desses fatores de risco, alguns tipos de lesões e ferimentos merecem atenção redobrada: cortes e feridas comuns, frieira, eczema, catapora, espinhas e acne em geral, picadas de mosquito, unha encravada, queimaduras e mordidas de animais precisam ser limpos com frequência e observados com cuidado. Em caso de alterações nesses machucados é preciso procurar ajuda médica imediata.

Como prevenir celulite facial?

mulher-prevenção-celulite-facial

Há algumas formas de prevenir a celulite facial. Veja quais são:

Prestar atenção aos ferimentos:

A maior prevenção que pode ser feita é prestar atenção aos machucados e ferimentos, assim como também tratar os problemas odontológicos tão cedo quanto possível. Em caso de alterações como aquelas descritas como sintomas – temperatura elevada, vermelhidão, inchaço, coceira etc – é preciso procurar ajuda imediatamente.

Cuidar da higiene

Manter os ferimentos sempre limpos, sem coçar ou cutucá-los é fundamental para evitar o surgimento do problema. Iinclusive espremer espinhas está proibido agora por mais uma razão além do receio de uma cicatriz. Na prática é preciso evitar manipular machucados e ferimentos em geral a menos que seja com o intuito de aplicar remédios ou receber tratamentos. Ainda assim, os procedimentos de higiene para lidar com as lesões devem ser observados.

Falando em higiene, outra recomendação importante é investir na higiene bucal e consultas ao dentista para evitar problemas com cáries ou periodontites, que também são portas de entrada em potencial para as bactérias. Em suma: a melhor forma de prevenção contra celulite facial é ter um estilo de vida saudável.

Lembre-se:

A celulite facial exige cuidados imediatos pois é algo de evolução rápida e alto risco, portanto nada de automedicação. Tomar remédios por conta própria é algo que pode acabar piorando ainda mais a sua situação. Nesse caso não hesite: procure um médico imediatamente para passar pelo tratamento adequado e diminuir as chances de sequelas.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 4,50 out of 5)
Loading...

About the author

Mariah Fernandez

6 Comments

Click here to post a comment

  • Gostei da informação, pois informações como essa é muito importante para toda população. meus parabens doutor.

  • Tive celulite facial em 2010. Foi traumático, começou pela manhã com um leve dor em baixo da orelha, como uma ingua. Continuei fazendo minhas coisas, até que no meio do dia meu rosto já estava mais vermelho e doía, mas não tanto. A tarde piorou mais um pouco, mas eu continuei achando que era uma ingua por causa de uma inflamação da orelha porque tenho alergia a brinco de bijuterias. Quando estava anoitecendo eu já não Tava aguentando de dor e muita febre, fui ao hospital, assim que cheguei a médica que me atendeu solicitou imediatamente minha internação, chamou um outro médico que também ficou espantado e logo me internaram. O tratamento por antibióticos fortíssimos na veia e analgésicos pra dor. Nisso meu rosto já estava sendo tomado pela infecção. A médica me disse que se eu tivesse demorado mais um pouco, teria partido para meningite, e como também atingiu do pescoço até o peito, podia ter causado uma parada cardíaca. Fiquei internada mais de uma semana, quase tive que fazer cortes no rosto pra drenar, mas Deus foi minha salvação, não permitiu que eu morresse, nem que fosse preciso me rasgar meu rosto. Estou dizendo isso, porque antes nunca tinha ouvido falar, mais fiquei traumatizada.

  • RILDA MAIA TIVE NO DIA 19/102016,CAXUMBA COM A CELULITE FACIAL FIQUEI COM O ROSTO MUITO ENCHADOS E AVERMELHADOS MUITO CALAFRIO E FEBRE ALTA COM MUITAS DORES DE CABEÇA OS OLHOS ENCHADOS E MUITO A VERMELHADOS FOI MUITO HORRRIVEL .GRAÇAS A DEUS NAO TIVE FERIDAS CONTINUO NO TRATAMENTO COM ANTIBIOTICO E ESTOU EVOLUINDO PARA CURA .

  • Minha filha de 4 anos teve recentemente Celulite Facial, nossa foi uma experiencia horrível. Tudo começou de uma picada de inseto, a qual ela coçava tanto que criou um feridinha, mas no inicio eu não dei tanta atenção pra quele ferimento e tomou uma grande proporção. O rostinho dela inchou tanto que me assustei, levei ao pronto socorro imediatamente e logo que chegamos a médica que lhe atendeu disse que se não fosse tratada logo podeira ocasionar um meningite, então me assustei com a situação e chorei muito. Minha filha foi então internada pra um tratamento com antibióticos, foram 3 dias de internação.
    Logo que seu rosto desinchou e o ferimento secou foi liberada, mas continuou o tratamento em casa por mais 5 dias. E com a graça e a misericórdia de Deus ela foi totalmente curada e está bem agora.
    Por isso por mais minimo que for seu caso procure logo um hospital pra um tratamento adequado.