Início » Saúde » Chá de amora: Benefícios, Segredos e Receitas
Dietas e Emagrecimento Receitas Saúde

Chá de amora: Benefícios, Segredos e Receitas

Já ouviu falar em todos os benefícios que o chá de amora traz para a saúde da mulher? Veja aqui!

Os chás têm demonstrado fortes aliados de quem quer levar uma vida mais saudável com ingredientes naturais, nunca isso esteve tão em alta. Através de estudos e testes laboratoriais descobriram todas as propriedades benéficas do chá de amora e os resultados foram surpreendentes, principalmente no organismo feminino. Se você está querendo emagrecer ou está na menopausa, o chá de amora é perfeito para esses casos, saiba a seguir o por que.



Benefícios do chá de amora

Os benefícios do chá de amora para o organismo são inúmeros, pois contém grandes quantidades de antioxidantes, vitamina E, vitamina C, vitamina K, vitaminas do complexo B, potássio, manganês, flavonoides, fibras, leveduras, magnésio e ferro e cada um deles traz bens para o funcionamento do corpo.

Se você tem problemas com falta de ferro, sintomas de TPM, sintomas da menopausa, problemas intestinais, insônia e nos ossos esse chá será perfeito para você adicionar no seu cardápio do dia a dia.

Evita o envelhecimento precoce

Mulheres que gostam de manter uma boa aparência e sempre jovens vão amar os benefícios do chá de amora, as folhas da amora são ricas fontes de antioxidantes, que são essenciais para evitar o envelhecimento precoce das células.

Ingerindo uma boa quantidade de antioxidante diariamente você evita uma pele envelhecida e com rugas com o passar da idade.

Alivia sintomas da Menopausa

Sabe o desconforto dos sintomas que a época da menopausa traz? Calores e suores noturnos? O chá de amora ajuda a aliviar todos eles! Por conter grandes quantidades de fitormônios, que tem a função no organismo muito parecida com o estrogênio, o chá irá auxiliar na diminuição dos sintomas como insônia, ondas de calor, memória, secura vaginal e alterações de humor.

Evita a anemia

Sua composição contém um alto teor de ferro e uma dica que daremos para que seu organismo consiga absorver esse ferro é adicionar uma rodela ou gotas de limão ao seu chá de amora, assim a vitamina C presente o limão auxilia na absorção de todo o ferro presente no chá.

Chá de amora emagrece?

Um dos pontos positivos do chá de amora é a sua pequena quantidade de calorias presente. Se você quer emagrecer adicione ao seu cardápio de 2 a 3 xícaras de chá de amora entre as refeições.

Há estudos que estão descobrindo que um dos comentes da amora bloqueia a ação da enzima do organismo que absorve os carboidratos, ou seja, o carboidrato ingerido não será totalmente absorvido pelo organismo, dificultando o ganho de peso.

Para emagrecer adote um cardápio e estilo de vida leve e saudável, com muitas frutas e legumes, além de exercícios físicos com frequência e não se esqueça de adicionar o chá de amora que vai fazer você perder peso mais rápido ainda.

Prevenção de doenças ósseas

Como dito anteriormente, o chá de amora contém grandes quantidades de manganês, magnésio e potássio que são excelentes para manter a saúde dos ossos do organismo.

Trata a insônia

Outro excelente benefício do chá de amora é sua propriedade calmante, uma boa alternativa para quem sofre de insônia, sono leve ou ansiedade no período da noite.

Uma boa alternativa é tomar uma xícara de chá de amora 40 minutos antes de ir pra cama, você terá uma boa e tranquila noite de sono.

Segredos do chá de amora

O chá de amora na verdade é feito através das suas folhas, mas também pode ser adicionada a fruta em pequenas quantidades para trazer o sabor característico ao chá.

O chá de amora não deve ser tomado por mulheres grávidas, porque em sua composição há indícios de contrações uterinas, o que não é recomendado para uma gestação. Antes de adicionar algo ao seu dia a dia, consulte o seu obstetra.

Receitas de chá de amora

Uma das curiosidades que se deve saber antes de você fazer seu chá de amora é que não se deve deixar as folhas ferverem dentro da água.

Ingredientes:

  • 600 ml de água
  • 2 colheres de sopa de folhas de amora

Modo de preparo

O ideal é colocar a quantidade de água desejada em um caneco ou chaleira e antes que comece a ferver, logo quando aparecerem bolinhas no fundo, desligue o fogo, adicione as folhas de amora e tampe, para ocorrer a infusão nos próximos 5 minutos.

Após a infusão, coe e retire as folhas de amora, tome esse chá três vezes ao dia entre as principais refeições.

É importante, caso você queira emagrecer, não adicione açúcar ao seu chá, você poderá adoçá-lo adicionando na infusão um pedaço de canela em pau, fica mais gostoso e aromático, além de acelerar a queima de gordura no organismo.

Gostaram das dicas de hoje?

Para outras dúvidas e sugestões nos deixe comentários.

Até a próxima!