Início » Saúde » Chia, a semente milagrosa. Conheça seus efeitos!
Saúde

Chia, a semente milagrosa. Conheça seus efeitos!

Quem está na luta para perder peso e ter mais saúde sabe o quanto a batalha é árdua, especialmente se estivermos ansiosas por resultados. É que nem sempre a combinação de exercício físico e alimentação equilibrada apresenta resultados tão rápidos quanto queremos, causando muita frustração e desânimo.

Porém, para garantir que os objetivos sejam alcançados mais rapidamente hoje podemos contar com toda a sorte de produtos e alimentos que ganham os holofotes da mídia e também as prateleiras de lojas e supermercados. Um desses alimentos é a chia, que desde o momento em que chegou ao Brasil passou a receber muita atenção.

Sabe porque a chia virou o alvo da vez dos sites, revistas e programas de saúde e beleza? Então descubra agora qual a resposta e também se vale a pena incluí-la em seu cardápio ou se é apenas mais um modismo passageiro. Uma dica: tudo indica que ela veio para ficar!

O que é Chia?

Chia-001

A Chia é uma semente originada do México que que foi muito utilizada na alimentação de civilizações antigas, especialmente entre pessoas que precisavam usar de força e resistência física em seu dia-a-dia.

Embora seja usada há muito tempo, ela ganhou atenção recentemente por ser considerada um alimento funcional. Ou seja, um alimento capaz de produzir efeitos considerados benéficos à saúde quando são parte de um cardápio regular.

Quais os benefícios da Chia?

O consumo regular da semente de chia no cardápio é capaz de proporcionar efeitos tanto à saúde quanto no peso, o que alegra muito as mais vaidosas. Veja só:

Promove sensação de saciedade:

Chia-002

Se você está de dieta, a semente da chia é uma boa escolha para o seu cardápio. Isso porque ela é rica em fibras e, em contato com a água é capaz de formar um gel no estômago e tornar a digestão mais lenta. Com isso ele fica satisfeito comendo menos, e também demora mais a comer novamente.

Ajuda a desintoxicar o organismo:

Chia-003

A quantidade de fibras presente na chia dá uma grande ajuda na regulação do intestino. Por sua vez, isso propicia que o organismo fique livre de impurezas de modo mais eficaz já que elas serão eliminadas por meio das fezes.

Tem ação anti-inflamatória:

Chia-004

A chia contém ômega-3, que tem como uma de suas propriedades a ação anti-inflamatória. A longo prazo ela ajuda a fazer com que as células estoquem menos gordura. A longo prazo, é um benefício e tanto para o corpinho.

Ajuda no controle da diabetes:

Chia-005

A grande quantidade de fibras presente nas sementes atuam de maneira a tornar a absorção do açúcar mais lenta pelo organismo, fazendo com que a glicemia fique mais controlada. O consumo frequente da chia também está associada a melhora da resistência à insulina.

Atua no controle da pressão arterial:

Chia-006

O ômega-3 presente na chia tem efeito anti-hipertensivo, o que torna a ideia de incluir as sementes no cardápio bastante tentadora.

Bom para a saúde cerebral:

Chia-007

Ainda devido a presença de ômega-3, a semente também tem efeitos para a saúde do cérebro. Isso porque eles ajudam na composição de células nervosas. Quanto maior a presença dessas células, melhor a chance de melhoras na memória e redução de ansiedade.

Como consumir a Chia?

Chia-008

A forma de consumir a semente vai depender da forma com a qual você a encontra. É possível adquiri-las em grãos (semente natural), em óleo e farinha.

No caso dos grãos, ela pode ser incluída em saladas, cereais, iogurtes, adicionada em bebidas, sucos e até mesmo bolos. É a alternativa mais natural e que mais preserva suas propriedades nutricionais. O óleo de chia é uma boa alternativa para adicionar em sopas ou temperar saladas, porém não tem o mesmo teor de fibras que a semente in natura.

Seja qual for a sua forma de consumir, a indicação é que ela seja ingerida meia hora antes de duas das principais refeições. A quantidade indicada, seja qual for o caso, é uma colher de sopa, seja na forma natural, farinha ou óleo (no caso desta, a quantidade é a mesma independente da quantidade de folhas que tenha a salada.)

Também é possível encontrar suplementos alimentares contendo a chia, porém o consumo deste produto deve seguir a instruções específicas presentes nos rótulos e bulas.

Chia tem contraindicações?

Chia-009

A princípio não há nenhuma contraindicação para o consumo do alimento. Porém, é necessário ter atenção no que diz respeito a quantia diária a ser incluída no cardápio. Isso porque, embora atue e ajude no processo de emagrecimento, a chia tem alto teor calórico, portanto não deve ser ingerida de maneira indiscriminada. O indicado é consultar um endocrinologista ou nutricionista para que ele avalie qual a quantidade certa de chia a ser consumida sem que haja prejuízos para a silhueta.

Lembre-se:

Por mais que a chia seja considerada um super-alimento, o seu consumo deve ser feito de maneira consciente não apenas por ser altamente calórica, mas também porque sua presença no cardápio não faz milagres se for uma atitude isolada. Para alcançar seus objetivos, seja as melhoras na saúde ou o corpo perfeito, é preciso ter uma dieta completa e rica em todos os nutrientes assim como investir em exercícios físicos.

Além disso, qualquer inserção de novo alimento no cardápio, especialmente aqueles que dizem ser benéfico para o emagrecimento, requer o acompanhamento de profissionais especializados, que poderão dizer se esse alimento realmente proporcionará benefícios e também se existe alguma contraindicação para o seu caso.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

About the author

Mila Fernandez

1 Comment

Click here to post a comment

  • A chia é muito boa mesmo, eu uso e amo, ajuda muito o trânsito intestinal, quando utilizo me sinto melhor e menos inchada!!!