Início » Saúde » Colesterol bom e ruim? Como aumentar o bom e diminuir o ruim?
Saúde

Colesterol bom e ruim? Como aumentar o bom e diminuir o ruim?

Veja aqui as práticas e alimentos que serão os seus aliados contra o colesterol ruim e como manter o HDL.

Muitas pessoas sofrem com as consequências de colesterol no sangue e muitas também não sabem que existe o colesterol bom e que ele deve ser mantido em alta no organismo. O artigo de hoje é especial sobre os dois tipos de colesterol, vamos explicar a diferença entre eles, indicar alimentos para diminuir o ruim, entender o que faz ele aumentar e saber também como aumentar o bom colesterol. Não perca mais tempo e saiba tudo a seguir!



O que é o colesterol ruim?

Após exames de sangue o médico poderá detectar os níveis do seu LDL, que é o colesterol ruim. O colesterol ruim pode trazer sérios problemas de saúde ao paciente durante toda a sua vida se não for tratado com seriedade e persistência.

O colesterol ruim é um tipo de gordura ingerida que vai para a corrente sanguínea e pode se acumular nas artérias obstruindo a passagem de sangue e oxigênio, e essa obstrução acontecendo em órgãos vitais como o coração poderá acarretar problemas coronários e até um infarto.

Causas do colesterol ruim

Alguns fatores podem influenciar, além da má alimentação, o aumento do seu LDL no sangue, veja quais:

  • Vício em cigarro (tabagismo);
  • Sedentarismo;
  • Pressão Alta (Hipertensão);
  • Idade acima dos 50 anos;
  • Mulheres na menopausa possuem mais risco de ter o LDL alto;
  • Histórico de colesterol alto na família;

O que é o colesterol bom?

O colesterol bom é conhecido como o HDL, que é uma lipoproteína de alta densidade, essa lipoproteína presente na corrente sanguínea é que vai “carregar” e retirar o colesterol ruim das artérias que podem estar obstruindo a passagem de sangue correta, por esse motivo manter os níveis altos de HDL no sangue são tão importantes.

O colesterol bom é que vai limpar o colesterol ruim do seu sangue e o transportar até o fígado onde vai ser metabolizado e eliminado.

Uma das outras funções do colesterol é produzir alguns hormônios, absorver vitaminas lipossolúveis e auxiliar as células a manter o seu pleno funcionamento na corrente sanguínea, mantendo saudáveis órgãos principais do corpo como o coração, fígado, pele, intestino, cérebro e músculos.

A manutenção do colesterol bom no organismo é de suma importância para o bom funcionamento de todo o corpo e órgãos.

Como diminuir o colesterol ruim?

Após o exame de sangue e o médico detectar um aumento do nível de colesterol ruim algumas medidas devem ser tomadas pelo paciente. É importante uma mudança de estilo de vida para evitar doenças futuras ou até um ataque cardíaco.

O ideal é o paciente evitar comidas gordurosas, não comer mais frituras, doces, comidas que contém gorduras saturadas e trans e evitar produtos industrializados.

Após o diagnóstico o paciente deve trocar as refeições do dia por alimentos mais naturas e orgânicos, bastantes frutas, legumes e verduras, praticar exercícios físicos e evitar o sedentarismo. Caminhas de 20 minutos todos os dias são exercícios ideais.

Há algumas receitas e alimentos que combinados são uma ótima alternativa para diminuir o colesterol ruim, vamos indicar no tópico a seguir.

Alimentos para abaixar o colesterol

Além das dicas de mudança de hábitos ditas no tópico acima, você poderá adicionar ao seu cardápio diário alimentos que abaixam os níveis de LDL no sangue.

  • Peixes: Uma ótima opção é o consumo de peixes que possuem alto teor de ômega 3, porque o ômega 3 tem o poder de reduzir o colesterol ruim do organismo. Prefira os peixes como atum, salmão selvagem ou truta.
  • Nozes, amendoim, amêndoas e pistache: esses alimentos, comidos em pequenas quantidades ao dia, tem o poder de diminuir o LDL.
  • Chá-verde: o grande aliado do século para a saúde. O chá verde além de todas as suas propriedades também equilibra diminuindo a quantidade de colesterol ruim no organismo.
  • Aveia: uma excelente fonte de fibras, que é o alimento ideal para eliminar o seu LDL.
  • Chocolate amargo: para você que é fã de chocolate poderá degustar dos com 70% de cacau, mas em quantidades pequenas. Não exagerar é o segredo!

Como aumentar o colesterol bom?

Para manter o seu corpo em perfeito funcionamento alguns passos você pode tomar para ter sempre níveis altos do HDL no seu sangue, um deles é sempre manter a boa prática de exercícios regularmente, os de sua preferência que lhe tragam prazer e bem estar.

Opte também por comidas mais saudáveis e não industrializadas, essa é a chave da boa saúde.

É importante a ingestão das frutas com casca como a maçã, ameixa, pêssego e pêra. Outros bons alimentos são o azeite (em temperatura ambiente), abacate, azeitona e semente de girassol.

Com uma boa alimentação e mudança de estilo de vida os seus níveis de colesterol estarão sempre equilibrados e sua saúde em dia.

Para outras dúvidas deixe-nos comentários.

Até a próxima!