Início » Cabelo » Como deixar o cabelo liso?
Cabelo

Como deixar o cabelo liso?

Ter o cabelo liso é o sonho de muitas mulheres. Para tanto, muitas não medem esforços em busca do que chamam de ‘liso perfeito’ ou algo pelo menos bastante próximo disso. São vários os tratamentos e técnicas que prometem tornar esse sonho uma realidade, sem contar as dicas caseiras que prometem verdadeiros milagres.

Se você é uma das mulheres com esse mesmo desejo, chegou a hora de conferir várias dicas e maneiras de deixar seu cabelo liso, desde as mais caseiras até os truques mais elaborados, além de tratamentos no salão de beleza.

Como deixar o cabelo liso com dicas caseiras

Vamos começar bem devagar. Claro que todo mundo tem algumas dicas para manter os fios lisos, e é delas que vamos falar agora:

Como-deixar-o-cabelo-liso

  • Adaptação da touca da vovó: Lembra da touca que nossas avós faziam? Pois bem, ela realmente funciona. De acordo com matéria da Corpo a Corpo, a indicação é atualizar um pouco o processo e não utilizar os grampos. A adaptação sugerida é enrolar os cabelos (limpos e secos) de maneira que ele contorne a cabeça e cobrir com um pedaço de meia-calça. Deixe assim por duas horas e depois deste tempo, desenrole e enrole para o outro lado, deixando por mais duas horas.
  • Enxague o cabelo com capricho: Muitas vezes acabamos lavando o cabelo com pressa e não prestamos a devida atenção no enxague. Mas ainda de acordo com a Corpo a Corpo, o cabelo bem enxaguado tem mais chances de se manter liso, valendo ainda até mesmo diluir o produto que você usa para a lavagem em água.
  • Hidrate sempre: Não que a hidratação alise os cabelos, mas faz com que o liso de uma escova ou outro procedimento seja mais visível já que ele nutre e deixa os fios sem o efeito de frizz. Vale a pena investir em uma hidratação periódica, seja ela caseira ou com cosméticos prontos, desde que seja adequada ao seu tipo de cabelo.
  • Rabo de cavalo alisa a raiz: Isso mesmo. Se você quer alisar somente a raiz, fazer um rabo de cavalo deve ajudar muito. Faça o penteado e prenda com um daqueles elásticos grandes e feitos de tecido, para evitar quebrar ou marcar os cabelos. Basta deixá-lo preso por algumas horas.

Vale lembrar que algumas dessas dicas ajudam a prolongar o efeito da escova, portanto vale a pena seguir essas dicas.

Aprenda a fazer uma escova perfeita:

Um dos modos preferidos da mulherada para deixar o cabelo liso é a escova. Mas claro que ela tem os seus truques! E agora você vai aprender a fazer uma escova digna de salão de beleza. Confira:

Como-deixar-o-cabelo-liso-002

Você precisará de:

  • Piranhas ou prendedores de cabelo
  • Grampos
  • Escova redonda
  • Escova tipo raquete ou pente para desembaraçar
  • Secador com bico.
  • Creme pré-escova

Antes de começar, lave bem o cabelo. Isso porque madeixas limpas significam muito para uma boa escova portanto isso não deve ser deixado de lado. Em seguida, use a toalha para retirar o excesso de umidade e aplique no comprimento dos fios um pouco de creme pré-escova, que é utilizado normalmente antes de chapinha ou secador e que também ajuda a prolongar o efeito liso.

Após a aplicação do creme, desembarace os cabelos utilizando a escova tipo raquete ou um pente de madeira. Com as piranhas, divida o cabelo em três partes, sendo uma atrás e duas mechas na lateral. Deixe a parte de trás solta já que começará por ela. Posicione a escova sobre a mecha e escove utilizando o bico do secador para acompanhar o movimento. E para que o cabelo fique bem liso, repita a escovação dez vezes por mecha.

Para fazer o acabamento (as mechas com pontas para fora ou para dentro), posicione a escova na ponta das madeiras, porém abaixo da mecha. Gire a escova lentamente enquanto seca a ponta até que o efeito seja o desejado, para dentro ou para fora.

Para as laterais, o processo é o mesmo. Trabalhe nessas e deixe a parte da frente para depois. Este será o último passo, no qual o indicado é posicionar a escova abaixo da franja, girando-a para a frente. Isso evita que o cabelo fique caindo sobre o rosto e também ajuda a secar a raiz.

Escolha a posição da franja, caso ela seja comprida e escove para a direção desejada. E pronto! Agora lembre-se: nada de ficar passando a mão nos cabelos toda a hora para não atiçar a oleosidade. Isso acaba prejudicando a durabilidade da escova, ok?

Saiba quais são os tratamentos mais desejados dos salões

Se você pretende algo mais prolongado que uma escova, certamente está pensando em apelar para tratamentos e escovas de efeito mais duradouro.  As mais famosas são as escovas derivadas das progressivas, que limita a utilização do Formol de acordo com o regulamento da Anvisa. E claro, é preciso entender bem as opções de tratamento mais eficientes para escolher com carinho:

Como-deixar-o-cabelo-liso-003

Escova inteligente: Composta por queratina líquida, proteínas, minerais e óxido acetamide, a escova inteligente alisa os fios e diminui o frizz, recuperando pontas duplas. Ela não alisa totalmente, o que significa que não deixa um efeito chapado embora os fios ondulados fiquem realmente lisos. O porém é que o efeito diminui com o tempo e pode ser que o cabelo acabe perdendo massa. A duração é de quatro a seis meses e não é indicada para fios crespos e ondulados.

Escova marroquina: Um dos principais atrativos da escova marroquina é o efeito de tratar e proporcionar controle de volume e friz, além de durabilidade entre três e cinco meses. É indicado para cabelos cacheados, ondulados, ressecados, quebradiços e com volume. Já os fios sensíveis não devem passar pelo procedimento.

Alisamento fotônico: Composta por hidróxido de amônia ou tioglicolato, o alisamento fotônico deixa cabelos ondulados como lisos, e tira o volume dos crespos e armados. O efeito é definitivo, mas precisa de retoques na raiz a cada quatro meses.

Lembre-se!

Se você pretende uma solução definitiva para deixar o cabelo liso, não esqueça de avisar ao cabeleireiro sobre as químicas anteriores de seu cabelo, especialmente alisamentos.. Isso porque pode acontecer problemas de incompatibilidade entre os tratamentos, podendo resultar em problemas para as madeixas.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...