Início » Saúde » Dicas de como dormir melhor
Saúde

Dicas de como dormir melhor

Tem sofrido de insônia e não consegue descansar mais? Saiba como dormir melhor aqui!

Há pessoas que deitam a cabeça no travesseiro e dormem em dois minutos e há pessoas que passam meses e anos sem conseguir dormir direito uma noite inteira. Uma boa noite de sono é fundamental para o funcionamento correto e saudável de todo o organismo. Se você está com dificuldades para pegar no sono veio ao lugar certo! No artigo de hoje vamos ensinar você excelente táticas para dormir melhor. Não perca mais tempo e comece hoje mesmo.



A importância de uma boa noite de sono

Estudos científicos apontam que o ser humano deve dormir de 8 a 9 horas diárias para que o organismo funcione corretamente e tenha um bom desempenho durante o dia, o segredo de tudo é dormir melhor. Uma noite mal dormida pode acarretar diversos problemas, inclusive de saúde, pode causar stress, ansiedade, falta de atenção, baixa produtividade, alterações de humor, pode prejudicar a depressão, alterações hormonais e chegar até a desenvolver uma insônia crônica.

Semanas e meses de noites mal dormidas podem acabar baixando sua imunidade e deixando o seu organismo vulnerável a adoecer, ele não terá defesas suficientes para resistir a um resfriado, gripe, alergia, infecções, vírus, bactérias e viroses. Por esses motivos noites de sono bem dormidas são tão importantes para sua saúde, mental e física.

O que não se deve fazer antes de dormir

Se você está com dificuldades de pegar no sono, ou está acordando muitas vezes a noite com sono leve ou acordando muito cedo e não conseguindo voltar a dormir, vários fatores que você pode estar fazendo durante o dia poderão estar prejudicando a qualidade do seu sono. Para dormir melhor você deve evitar as ações que vamos citas neste tópico, todas elas prejudicam esse precioso momento do dia.

Evite fazer exercícios físicos durante a noite, principalmente se você já possui dificuldades para dormir. Os exercícios físicos intensos ou não durante a noite liberam energia ao organismo e deixam-no em estado de alerta, demoram-se horas até que o corpo entre em estado de relaxamento. Ou seja, não pratique exercícios físicos 5 horas antes de dormir.

Fique longe de atividades que deixam seu cérebro em estado de alerta duas horas antes de dormir, como filmes de ação, videogames e computador, todos esses dispositivos ativam o cérebro e não deixam que você relaxe.

Evite usar o seu quarto para comer, assistir televisão, trabalhar e estudar, use-o apenas para dormir. Não é indicado também ler no quarto.

Não tome bebidas que contenha cafeína como chá preto, chá mate, chá verde, café e Coca-Cola. A cafeína espanta o sono e deixa o corpo em alerta constante. O ideal é você evitar essas bebidas até 6 horas antes de dormir.

Evite comer comidas muito pesadas no jantar, como carne vermelha, frituras e muita massa, esses alimentos exigem uma alta performance da digestão e podem prejudicar o relaxamento do seu organismo na hora de dormir.

Evite também exposição à luz branca até 3 horas antes de dormir, a luz branca espanta o sono e não te deixa relaxar, ao contrário da luz amarela que favorece o momento.

Dicas para dormir melhor

Ao evitar as ações descritas no tópico anterior você está quase pronto para começar a ter boas noites de sono, siga as dicas para começar a dormir melhor e ter um sono de criança.

  • Transforme o seu quarto no Templo do Sono, use ele apenas para dormir. Coloque uma abajur ao lado da cama com uma luz amarela e relaxante;
  • Certifique-se que o seu colchão é ideal para o seu peso e tamanho. Confira também se o seu travesseiro é confortável. Sim, um colchão e travesseiro podem influenciar e muito na qualidade do seu sono;
  • Duas horas antes do horário de dormir vá apagando as luzes da casa e deixe apenas luzes indiretas ou um abajur aceso, de preferência luz amarela, pois ela ajuda na indução do sono e relaxamento da mente e do corpo;
  • Procure fazer leituras relaxantes, como um livro de ficção ou um romance. Evite jornais e leituras que trazem stress. Escolha o sofá ou uma poltrona para ler e vá para a cama apenas quando estiver com sono;
  • Tome um banho quente ou morno 10 minutos antes de dormir, ele ajudará o corpo a relaxar e a trazer o sono mais rápido;
  • Coma comidas leves e saudáveis duas horas antes de dormir;
  • Procure deixar o quarto escuro com a ajuda de cortinas e blackouts;
  • Tome chá de camomila durante a noite;
  • Pratique exercícios físicos diariamente durante o dia, eles liberam a serotonina que ajudará a regular o seu sono durante a noite;
  • Deixe o seu quarto o mais silencioso possível. Existem tampões caso o barulho externo seja grande ou você pode também usar aplicativos conhecidos como “White Noises” que são específicos para uma boa noite de sono;
  • Tenha no quarto uma p0lanta que libere oxigênio à noite;
  • Tome sol por 15 minutos em horários adequados;
  • Tente meditar e relaxar o seu corpo e mente enquanto está deitada;
  • Horas antes de dormir anote todos os seus compromissos e preocupações do dia seguinte, para que você não fique pensando nessas distrações na hora de dormir;
  • Escolha uma posição confortável como a “meio-militar”;
  • Coloque o celular no modo avião.

Essas dicas são infalíveis e com certeza melhorarão a qualidade do seu sono ao serem executadas. Se a insônia persistir por alguns meses a melhor opção é que você consulte um médico especialista para ele avaliar o seu caso e não se torne uma insônia crônica.

Gostaram das dicas de hoje?

Deixe-nos sugestões e dúvidas nos comentários.

Até a próxima!

About the author

Hanna Gonçalves

Falo tudo pertinente ao gosto da mulher. As últimas da moda, aquele bafão que está todo mundo comentando ou também artigos úteis para toda mulher! Sinta-se em casa pois aqui o espaço é seu :).

1 Comment

Click here to post a comment