Início » Saúde » Como engordar com saúde
Saúde

Como engordar com saúde

Mulheres quase nunca estão satisfeitas com o próprio corpo, não é mesmo? Afinal, sempre há uma coisa ou outra que pode ser melhorada aqui. Uma das preocupações principais da população feminina é com o peso: muitas de nós estamos preocupadas em arranjar maneiras de perder peso a todo custo, porém essa não é a realidade de todas. Algumas de nós estão preocupadas em como engordar com saúde.



Engordar-com-saúde-001

Está insatisfeita com seus quilinhos a menos e busca alternativas para engordar? Então vamos com calma. Isso porque tentar ganhar peso de qualquer maneira pode acabar em ganho de peso nos “locais errados” como é o caso da barriga e da cintura, resultando em temidos e famosos pneuzinhos.

A verdade é que tentar engordar da maneira correta é considerado até mesmo mais difícil que emagrecer, mas isso não quer dizer que seja uma missão impossível. É claro que dá para ganhar peso com saúde e nos lugares certos e é isso que vamos mostrar a você.

Veja só as dicas que preparamos para te ajudar nessa busca pelos quilos a mais:

Consulte o endocrinologista

Engordar-com-saúde-002

Qualquer mudança que envolva o seu corpo através da alimentação, seja ela pelo ganho ou perda de peso, deve passar pelo crivo de um nutricionista ou de um endocrinologista. Ele analisará seu histórico, suas características e eventuais limitações e verificará quais as melhores opções para que o ganho de peso ocorra sem que haja prejuízos para a saúde. Esse é o primeiro passo, portanto não deixe para depois.

Faça uma dieta especial para engordar:

Engordar-com-saúde-003

Sim, existem dietas voltadas para quem deseja engordar e algumas exigem tanto foco e paciência quanto aquelas destinadas ao emagrecimento. Não se trata de simplesmente ingerir alimentos gordurosos e calóricos e esperar que faça o efeito. Ok, provavelmente você engordará com essa tática, mas não da maneira apropriada pois o consumo exagerado destes alimentos poderão prejudicar sua saúde a longo prazo, como o aumento do risco de infarto, derrames, colesterol elevado e diabetes. Isso sem contar que a gordura se acumulará em locais indesejados e pode acabar fazendo com que você entre em uma dieta com o objetivo oposto.

A dieta para engordar tem de ser voltada para o crescimento de massa magra. Normalmente seu cardápio passará longe do consumo exagerado de proteínas (devido a possibilidade do excesso ter o efeito contrário) e de alimentos pobres em nutrientes, dando ênfase a uma proteínas magras – em quantidade adequada -, carboidratos integrais, vitaminas de todos os tipos e fibras . De qualquer modo, apenas um endocrinologista ou nutricionista poderá indicar uma mudança de cardápio adequada aos seus objetivos.

Evite jejum prolongado:

Engordar-com-saúde-004

Aqui a dica é exatamente a mesma que normalmente é dada para quem deseja emagrecer. Mesmo que você não esteja com fome, não fique um tempo muito longo em jejum: procure comer porções menores e com mais frequência, fracionando assim suas refeições em cinco ou seis por dia.

Se você não sabe muito bem o que escolher para comer nos intervalos entre as refeições, busque as opções entre as frutas com leite batido e fibras. É uma delícia e faz muito bem à saúde. Abacate, queijo e nozes também podem dar uma ajuda nesses lanches fora de hora.

De vez em quando você também pode incrementar um pouco sua alimentação com as frutas, como por exemplo incluindo duas colheres de sopa de geleia, creme de leite, leite em pó, sorvete e outros itens. Lembre-se: não é para fazer isso com muita frequência e nem para tirar o seu apetite para as próximas refeições, portanto pegue leve.

Pratique exercícios físicos:

Engordar-com-saúde-005

Engordar de maneira saudável também é algo que passa pela academia, ou pelo famoso “treino”. Isso porque a ideia é ganhar massa muscular, portanto os exercícios que você fará provavelmente são aqueles que se utilizam de pesos, ou basicamente a musculação. A hipertrofia muscular será a meta: claro que não será algo exagerado, mas o bastante para dar um bom uso às calorias extras que sua dieta exigirá.

Para os treinos, deixe que um profissional ofereça todas as instruções pertinentes. Isso porque ele analisará suas condições e características físicas, e indicando exercícios que estejam de acordo com suas capacidades no momento. Desse modo terá um início devagar até que você possa se acostumar com o ritmo e com as repetições e aumentar o nível de dificuldade aos poucos.

É importante não fazer algo por iniciativa própria, especialmente no começo quando você ainda não tem uma noção clara dos seus limites. Exagerar na dose pode causar lesões, o que apenas atrasará seus planos. Portanto, tenha paciência

Não se automedique:

Engordar-com-saúde-006

Quem quer modificar o próprio corpo, seja para emagrecer ou engordar tem a sua disposição uma variedade imensa de produtos e receitas que muitas de nós não resistimos a tentação de experimentar. O problema é que alguns deles não apenas representam dinheiro a ser jogado fora como também risco a saúde quando consumidos de maneira indiscriminada.

Um exemplo disso é a utilização de suplementos. Eles funcionam sim, mas devem ser utilizados com indicação e sob supervisão de um profissional da área já que nem todos tem a necessidade de utilizá-lo. Muitas vezes é possível obter o que é necessário somente pela alimentação adequada. Portanto, por mais tentador que seja a ideia, nunca faça esse tipo de experimento.

Lembre-se:

Assim como emagrecer, ganhar peso de maneira correta exige paciência e foco. Portanto é importante repetir a advertência anterior: não tente atalhos nem utilizar medicamentos ou suplementos sem supervisão médica profissional. Sua saúde é mas importante que a sua vaidade.