Início » Cuidar da pele » Como esfoliar o rosto?
Cuidar da pele

Como esfoliar o rosto?

Os cuidados com a pele do rosto são importantíssimos para quem é vaidosa. Afinal, se normalmente o rosto é o alvo da maioria dos olhares que recebemos no nosso dia-a-dia. nada mais indicado do que prestar atenção as suas necessidades e aos devidos cuidados para mantê-la sempre bonita.



Um dos cuidados mais citados e recomendados como fundamental é a esfoliação. Ela é aconselhada por dez entre dez sites, revistas e profissionais de beleza como um passo certo para um pele bela e tonificada. A melhor parte é que se trata de algo bem simples: pode ser feito tanto em casa quanto em uma clínica de estética, porém é um tratamento que requer frequência correta e também atenção quanto às receitas utilizadas.

Quer saber agora como fazer uma boa esfoliação? Então confira nossas dicas e receitas para fazer um tratamento de beleza completo!

O que é esfoliação?

esfoliante-caseiro-003

Esfoliação é um tratamento que remove a primeira camada da derme por meio de um polimento, retirando parcialmente as células mortas e o manto lipídico, uma espécie de capa que retém a umidade da pele. O resultado é uma pele mais suave e de aspecto saudável. Porém, por mais simples e vantajosa que seja a técnica, ela requer cuidado com os ingredientes ou produtos escolhidos assim como o tempo de descanso entre um procedimento e outro.

Quais as vantagens da esfoliação?

Esfoliação-no-rosto-001

Como ela remove as impurezas da primeira camada da pele o resultado esperado é uma pele mais macia, limpa e saudável. A ação do esfoliante também é capaz de promover melhoras na hora da maquiagem por exemplo, já que a cútis fica mais preparada para receber os nutrientes dos cosméticos, até mesmo de maneira mais uniforme. Ou seja: é um bom investimento do seu tempo dar essa atenção a sua pele.

Com que frequência devo esfoliar a pele?

Esfoliação-no-rosto-002

A esfoliação não é um tratamento que pode ser feito diariamente na pele. Pelo contrário: o atrito pode acabar removendo a proteção natural da pele e causar lesões. Normalmente ela deve ser feita uma vez por semana para quem tem pele normal Já quem tem a pele oleosa pode ser indicado fazer o processo a cada quinze dias.

Posso usar o mesmo esfoliante para corpo e rosto?

esfoliante-caseiro-004

Não! Pelo menos não os esfoliantes comprados prontos. As necessidades da pele do corpo e do rosto são diferentes, portanto é indicado utilizar as receitas que sejam mais adequadas para as diferentes regiões do corpo e também segundo as necessidades de cada tipo de pele.

Quais tipos de pele podem ser esfoliadas?

esfoliante-caseiro-001

A maioria dos tipos de pele podem passar por uma boa esfoliação. O tratamento é realmente indicado para peles oleosas, morenas e negras. Em contrapartida, não é indicada para os casos de pele muito sensível ou com acne.

Se você faz parte do time das que tem contraindicações consulte um dermatologista, que certamente é o profissional mais apto a indicar alternativas ou produtos com menor chance de provocar danos, portanto nada de fazer testes, ok?

Como fazer esfoliação no rosto?

Esfoliação-no-rosto-003

O tratamento de esfoliação surge em diversas receitas e pode ser feito de várias formas. A variedade fica por conta dos ingredientes – que podem mudar de acordo com o seu tipo de pele – ou se é uma esfoliação física ou química.

Seja qual for o seu caso, o procedimento de esfoliação física costuma ser o seguinte:

  1. Lave a pele usando água fria e o sabonete específico para o seu tipo de pele.
  2. Aplique um pouco do produto esfoliante na pele úmida, começando pela testa e, em seguida pelas bochechas.
  3. Espalhe o esfoliante usando o dedo anelar e médio com movimentos circulares em uma massagem suave pelo tempo de um minuto. Não aplique o produto próximo a região dos olhos.
  4. Enxague com água fria e aplique uma loção adstringente ou use o hidratante de sua escolha.

Receitas de esfoliante para o rosto:

As receitas que vamos ensinar aqui são de esfoliação caseira, que você pode fazer em casa sem maiores problemas. Confira:

Mel e açúcar cristal

Esfoliação-no-rosto-004

Você precisará de:

  • 1 colher de sopa de açúcar cristal
  • 1 colher de sopa de mel

Misture os ingredientes até obter uma massa homogênea e aplique o produto, massageando com movimentos circulares e suaves para evitar machucados na pele. Massageie por três minutos e enxague com bastante água, finalizando com o hidratante ou adstringente de sua preferência.

Açúcar, sal e azeite:

Esfoliação-no-rosto-005

Você precisará de:

  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de açúcar
  • 3 colheres de chá de azeite

Pegue um recipiente fundo e misture os ingredientes até obter uma pasta homogênea. Em seguida aplique no rosto, massageando com movimentos suaves e circulares. Enxague e por fim aplique o hidratante de sua escolha.

Mamão e açúcar cristal

Esfoliação-no-rosto-006

Você precisará de:

  • Meio mamão
  • 1 colher de sopa de açúcar cristal

Amasse o mamão e misture com o açúcar até obter uma pasta homogênea. Aplique no rosto com movimentos leves e circulares para não machucar a pele e massageie por três minutos. Enxague e finalize com adstringente ou o hidratante que você mais gosta.

Lembre-se:

Esfoliação-no-rosto-007

Evite fazer testes mirabolantes em sua pele: nada de usar produtos desconhecidos, ou usar de maneira diferente das instruções do rótulo já que, ao contrário do que pensamos, o efeito não será potencializado caso fique mais tempo na pele ou caso seja aplicado e massageado com mais força. E em caso de irritação, remova imediatamente o produto e procure o dermatologista.