Início » Cuidar da pele » Como hidratar a pele do rosto e do corpo?
Cuidar da pele

Como hidratar a pele do rosto e do corpo?

A pele é um dos principais alvos da atenção das mais vaidosas. Afinal uma pele lisa, sem manchas e marcas do tempo são a ambição de muitas mulheres, especialmente aquelas que desejam prolongar a juventude. E uma grande parte desses cuidados diz respeito a hidratação.



Hoje em dia há diversas alternativas para fazer a hidratação da pele, seja facial ou do corpo inteiro. Estamos falando não apenas em cosméticos que abarrotam as prateleiras das principais lojas do ramo, mas também em bebidas e várias outras dicas.

Quer conhecer algumas dessas dicas? Então veja o que preparamos para você:

Por que hidratar a pele?

Como-hidratar-rosto-e-corpo-002

A devida hidratação da pele não deve ser apenas uma preocupação das vaidosas, mas também por quem está interessada em cuidar da saúde. De acordo com matéria realizada pelo Bem Estar, a pele bem hidratada ajuda a proteger o organismo contra a entrada de microorganismos capazes de provocar infecções. Ou seja: um investimento importante para proteger a saúde.

Dicas para hidratar sua pele de maneira correta:

Como já mencionamos anteriormente, hidratar a pele não se trata apenas de investir em cremes e cosméticos. Portanto, vamos ensinar diversas formas de colocar em prática esse cuidado a mais com a saúde:

Cuidado na hora do banho:

Como-hidratar-rosto-e-corpo-003

Por excelência a hora do banho é o momento em que muitas de nós pensamos em relaxar e colocar em prática os rituais de beleza. Porém nem sempre fazemos isso de maneira correta. É preciso tomar cuidado com a temperatura da água – que não deve ser muito quente – e com os excessos no uso do sabonete e da esponja. Isso porque esses elementos podem acabar removendo a proteção natural da pele, gerando ressecamento e, consequentemente, fissuras e escamas normalmente imperceptíveis a olho nu, mas capazes de permitir a entrada de microorganismos nocivos.

Para driblar alguns desses efeitos vale utilizar sabonete neutro com fórmula hidratante ou óleos de banho e tomar seu banho com água morna.

Como escolher o hidratante certo

Como-hidratar-rosto-e-corpo-004

A escolha do creme hidratante depende das necessidades de cada tipo de pele, portanto não adianta muito escolher de acordo com as promessas que estão em suas embalagens. Antes de mais nada, pense na consistência do produto: Os cremes são interessantes para quem tem a pele seca, enquanto o óleo é mais indicado para a proteção do corpo. Por fim, o sérum é indicado para quem tem pele oleosa e sensível.

Escolher o hidratante certo também requer olho vivo para o rótulo: fórmulas com semente de uva e vitamina C são interessantes, enquanto as que contém ácido hialurônico, uréia, amônia requerem alguns cuidados por não serem indicados para gestantes.

Entenda a forma correta de aplicar o hidratante:

Como-hidratar-rosto-e-corpo-001

Se o tempo está muito seco, o hidratante é um grande amigo da pele, mas é possível melhorar a ação do produto: basta usá-lo logo após o banho já que a pele úmida ajuda o produto a ser absorvido com mais facilidade.

O tipo de pele também é um fator que influencia na quantidade a ser utilizada, isso porque existe um limite até onde é possível absorver o produto. Peles do tipo seca exigem uma quantidade maior de creme, uma camada mais grossa enquanto peles normais e oleosas pedem apenas uma película mais fina. Já para a aplicação do creme, há uma maneira correta de fazê-lo, especialmente na área do rosto:

  • Para o rosto, aplique inicialmente na região dos olhos. Não use produto demais pois a pele é mais fina e ressecada, e nesse caso, quanto menor for a quantidade, maior será a absorção. Espalhe o creme de fora para dentro, com movimentos circulares e suaves. Para a aplicação na testa, os movimentos devem ser feitos de baixo para cima assim como no caso das bochechas e queixo. Já no pescoço, a aplicação deve ser feita de cima para baixo.
  • Já para o restante do corpo, os movimentos variam de acordo com a área a ser hidratada. A barriga deve ser massageada em volta do umbigo no sentido horário. Para o bumbum, são movimentos circulares de fora para dentro. Para os pés, vale aproveitar para fazer aquela massagem!

Não use o mesmo creme hidratante para corpo e rosto

Como-hidratar-rosto-e-corpo-005

A pele do corpo e do rosto tem necessidades diferentes. O rosto, por exemplo tende a ser mais oleoso que o corpo, portanto o resultado do uso do mesmo creme hidratante pode acabar sendo o aspecto gorduroso e os poros entupidos. Já algumas receitas caseiras podem ser utilizadas para ambas as regiões, dependendo dos ingredientes.

Hidratação de dentro para fora:

Como-hidratar-rosto-e-corpo-006

Hidratar a pele está longe de ser apenas o uso de cremes e óleos. Estamos falando também de hábitos alimentares. Isso porque 70% do nosso organismo é composto por água e depende do líquido para funcionar. Portanto, não é a toa que a recomendação dos médicos é ingerir dois litros de água diariamente.

Acha que não consegue? Então você pode contribuir e dar uma forcinha para o organismo através do consumo de alimentos ricos no líquido. Alguns deles, por exemplo tem mais de 90% de água em sua composição. Melancia, abóbora cozida, banana prata, brócolis cozido e cenoura crua são alguns exemplos de alimentos benéficos no que diz respeito a saúde de sua pele.

Lembre-se: a recomendação dos dois litros de água por dia incluem também sucos naturais e chá, então caso não aguente mais ver água na sua frente, invista nessas bebidas saborosas. Mas esqueça alcool e refrigerante!

Consulte o dermatologista:

Como-hidratar-rosto-e-corpo-007

Se você tem pele sensível ou problemas com acne, vale buscar a orientação de um dermatologista antes de fazer qualquer tipo de tentativa com novos produtos ou receitas caseiras. Isso evita problemas com alergias ou irritações que possam provocar pioras na pele. Do mesmo modo, siga sempre as instruções presentes no rótulo do produto, já que o uso incorreto pode acarretar efeitos colaterais desagradáveis.