Início » Cabelo » Escova Definitiva: O que é? Como funciona? Passo a Passo e Preço
Cabelo

Escova Definitiva: O que é? Como funciona? Passo a Passo e Preço

A escova definitiva, é também conhecida como alisamento definitivo, escova permanente, alisamento japonês ou escova japonesa. Esse procedimento promete mudar a estrutura dos fios e fazer com que eles fiquem lisos permanentemente. Se você quer saber mais sobre ela, continue lendo e aprenda a fazê-la passo a passo, além de saber quais os melhores cuidados depois do procedimento.

antes e depois escova definitiva
Com tanta tecnologia aplicada no mercado dos cosméticos capilares, hoje já é possível fazermos os mais diversos procedimentos e utilizar uma grande variedade de produtos que visam o alisamento químico dos fios com a maior segurança. Mesmo com os métodos de alisamento, os fios podem continuar saudáveis e bem hidratados após a aplicação.

Como funciona a Escova Definitiva?

A escova definitiva é um alisamento químico capaz de alterar a estrutura dos fios e fazer com que eles fiquem lisos permanentemente onde o produto for aplicado.

Composição
Para esse efeito ser possível, existem alisadores em sua fórmula à base de tioglicolato de amônia, guanidina ou hidróxidos. Essas substâncias que são consideradas químicas limpas por especialistas, pois alisam os fios sem danificá-los.

Essas químicas são as únicas liberadas pela Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, para a adição em procedimentos capilares.

Quando a escova definitiva entra em contato com os fios, ela age diretamente na cadeia de proteínas moleculares dos fios, fazendo com que eles possam ser modelados conforme o gosto da cliente com mais facilidade.

O resultado desse processo são fios lisos e brilhantes por toda a vida, sem aspecto ressecado e sem frizz. Porém, isso só é possível nos fios externos. Vale ressaltar que a escova definitiva não tem o poder de fazer com que os fios fiquem lisos ainda dentro do bulbo capilar. É por isso que, conforme os fios forem crescendo, eles aparecerão em sua forma natural, fazendo com que você precise retocar a química na raiz.

Quanto tempo dura e quem pode fazer

Dura pra sempre!
A escova definitiva é um procedimento permanente por toda a vida. Porém, com o crescimento dos fios, é necessário que se façam retoques na raiz. Esse retoque deve ser feito a cada 3 meses, aproximadamente, por aquelas mulheres que possuem cabelos cacheados ou crespos.

As mulheres que possuem a raiz mais ondulada ou lisa podem optar por fazer os retoques a cada 6 meses, em média. O ideal é que você avalie o seu cabelo com um profissional, para determinar o momento certo para o retoque.

A princípio, quem possui cabelos virgens, pode fazer a escova definitiva quando quiser. Já as portadoras de químicas capilares devem se atentar aos ingredientes presentes na fórmula do produto, a fim de verificar a compatibilidade com os produtos que já estão em seus fios.


Conheça o Passo a Passo da Escova Definitiva

Passo 1 – Lave seus fios com um shampoo antirresíduos e seque-os com uma toalha. Esse procedimento vai fazer com que as cutículas do seu cabelo se abram e o produto penetre com mais facilidade nos fios.

Passo 2 – Divida o cabelo em pequenas mechas e comece a aplicar o produto com o auxílio de um pincel, mantendo a distância de um dedo entre o produto e a raiz.

Passo 3 – Deixe o produto agir por cerca de 20 minutos na raiz e aguarde mais 20 minutos para ele agir no comprimento dos fios. Ao todo, serão 40 minutos de espera.

Passo 4 – Enxágue os fios com água fria, retire o excesso de água e divida o cabelo em mechas novamente. Agora, faça uma escova com um secador.

Passo 5 – Depois de escovar todo o cabelo, separe-o em mechas novamente e comece a passar a chapinha, modelando da maneira que você deseja que os fios fiquem permanentemente.

Passo 6 – Coloque um neutralizante nos fios e deixe ele agir por, aproximadamente, 10 a 15 minutos. Ele vai ajudar a impermeabilizar os fios, fazendo com que o alisamento dure.

Passo 7 – Finalize o cabelo lavando novamente com o seu shampoo e condicionador de costume e depois escove e passe a chapinha novamente.


Preço

O valor médio da escova defitiniva nos salões é de R$300.


Produtos para Escova Inteligenteescova defitiniva x tenso loreal

Atualmente o produto mais usado por profissionais para realizar a escova definitiva é o X-Tenso da Loreal tendo em vista que o mesmo tem a fórmula que apresenta menos efeitos colaterais e restrições aos mais variados tipos de cabelo.

O valor médio do kit é R$150 para profissionais de beleza.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...