Início » Medicamentos e Remedios » Esqueci de tomar o Anticoncepcional, e agora? O que fazer?
Medicamentos e Remedios Remédios

Esqueci de tomar o Anticoncepcional, e agora? O que fazer?

Isso com certeza vai acontecer com você alguma vez na vida. Saiba aqui como proceder e não correr o risco de gravidez.

A pílula de anticoncepcional é tomada diariamente, fazendo com que a gente tenha certo hábito de tomar todo dia no mesmo horário, apesar do costume vai acontecer de você esquecer uma vez ou outra e deve-se tomar todo o cuidado para evitar uma gravidez indesejada. Saiba a seguir o que fazer se esqueceu de tomar a pílula por algumas horas ou por alguns dias.



Esqueci de tomar o anticoncepcional na hora certa, e agora?

Como dito anteriormente, isso vai acontecer algumas vezes e você não precisa se desesperar, apenas tomar as devidas precauções, porque pode correr o risco de engravidar.

Tudo vai depender de por quanto tempo você esqueceu de toma-lo, porque a pílula funciona como que um método diário, para evitar que você fique grávida a cada dia, porque os hormônios inibem por todos os lados esse acontecimento, mas qualquer brecha no organismo pode acontecer de uma fecundação do óvulo e por consequência a gravidez.

O ideal é que você tome o anticoncepcional todos os dias no mesmo horário, porque o seu corpo estará por todas as horas com a quantidade de hormônios ideal para a atividade.

Siga nossas dicas e saiba o que fazer de acordo com o tempo que esqueceu de tomar.

Esqueci de tomar o anticoncepcional por menos de 12 horas

Se você toma a sua pílula na hora do almoço, aí chegou a noite na hora de dormir e você lembrou que esqueceu, isso não é tão grave, você não corre quase nenhum risco.

O ideal nesse momento é tomar imediatamente na hora que se lembrar a pílula que esqueceu. Poucas horas de atraso não vão afetar a eficácia do seu anticoncepcional.

Esqueci de tomar por mais de 12 horas

Quando acontece o caso de você se esquecer de tomar o anticoncepcional num intervalo de tempo superior a 12 horas, isso já pode ser um pouco mais preocupante e comprometer a eficácia do seu método contraceptivo.

Pode ser que há a chance de engravidar, mas ela só vai acontecer do período que se esqueceu em frente por durante 7 dias.

Tome a pílula assim que se lembrar e ao manter relações sexuais nos próximos 7 dias usem sempre camisinha para evitar a gravidez, porque efetividade da pílula pode estar comprometida.

Esqueci de tomar o anticoncepcional por 1 dia, e agora?

Nesse caso o ideal é você tomar as duas pílulas ao mesmo tempo no horário de costume. Tome o comprimido esquecido do dia anterior mais o comprimido do dia corrente, na hora certa e assim você regularizará a quantidade certa.

Todo cuidado deve ser tomado, porque você ainda corre o risco de engravidar pelos próximos 7 dias. Faça o uso da camisinha durante este período e tome as pílulas nos horários certos todos os dias.

Esqueci de tomar a pílula por 2 dias ou mais

Esses são casos mais raros, mas podem acontecer por diversos motivos como: “esqueci a cartela na casa de uma pessoa”, “perdi a cartela”, “estava viajando” e diversos outros; mas eles tem solução e é simples.

Ao perceber que esqueceu tome todas as pílulas de uma vez e tome a do dia na hora certa. Nos próximos 10 dias você ainda corre o risco de engravidar, então não pratique relações sexuais sem as devidas precauções, use camisinha, se proteja de doenças sexualmente transmissíveis e evite a gravidez também.

Acabou a cartela e esqueci de iniciar a outra por um dia

Fique calma, esse caso também é comum e você pode iniciar sem problemas a sua nova cartela de anticoncepcional, mas por esse motivo é também recomendado que você use outros métodos contraceptivos como a camisinha pelos próximos 7 dias.

Se você nunca tomou anticoncepcional, o certo para início é tomar o primeiro comprimido no primeiro dia de sua menstruação e seguir os outros dias no mesmo horário.

Alguns anticoncepcionais não tem a pausa dos 7 dias, eles são contínuos, assim que uma cartela acaba você já deve iniciar a outra. Geralmente os que contém a pausa são de 21 comprimidos e os contínuos de 28, que completam todo o ciclo.

Efeitos colaterais ao esquecer

Se você esquecer por algumas horas ou alguns poucos dias, não sentirá nenhum tipo de efeito colateral, mas se for esquecido por muitos dias, você pode começar a sentir algumas cólicas, mamas inchadas e sintomas característicos da TPM. É como se o seu corpo estivesse se preparando para menstruar.

Se outros sintomas surgirem e não desaparecerem ao voltar a tomar o anticoncepcional, procure um médico, clínico geral ou ginecologista e se informe o que deve ser feito nos próximos dias.

Para outras dúvidas e sugestões, deixe-nos comentários.

Até a próxima!