Início » Tatuagem » Filtro dos Sonhos – O que é? Qual significado? Tatuagens, Como fazer?
Tatuagem

Filtro dos Sonhos – O que é? Qual significado? Tatuagens, Como fazer?

Quem nunca ouviu falar do filtro dos sonhos? Acho que todo mundo, não é mesmo?

O filtro dos sonhos é um amuleto muito utilizado pela cultura dos índios Norte-americanos, que para eles tem o poder de purificar todas as energias, fazendo a separação entre sonhos bons e sonhos ruins, e ainda traz muita sabedoria para quem o possui.

filtro dos sonhos significado

Nesse post vou mostrar como você pode usar o filtro dos sonhos na decoração e muito mais.

O objeto anda super em alta tal como as tatuagens de filtro dos sonhos. Quer conferir algumas ideias e conhecer o significado? Então, confira abaixo.


Filtro dos Sonhos – Significado e História de Origem

filtro dos sonhos diy como fazer tumblrOs primeiros filtro dos sonhos tem origem na tribo dos Ojibwa, localizada na América do Norte, mais precisamente na região dos lagos.

Uma das crenças dessa tribo é de que a função do ser humano quando em vida, além de viver, é decifrar os sonhos, pois eles acreditavam que os sonhos eram como mensagens que traziam importantes informações sobre a vida, o universo e da natureza.

 Para eles, quando chegava à noite, os sonhos das pessoas eram cheios de energias boas e más e o filtro dos sonhos era usado como forma de proteção contra os sonhos ruins e as más energias. 

O Filtro dos Sonhos, também conhecido como “caçador de sonhos”, “catasonhos” ou “Espanta pesadelos”, é um amuleto que acredita-se ter o poder de separar os sonhos dos pesadelos e manter por perto apenas as energias positivas.

Ainda falando sobre história, a tradição do Ojibwa diz que é melhor colocar o caçador de sonhos, ou seja, o filtro dos sonhos, como tatuagem no caso, em um local que receba luz solar com facilidade e diariamente.

Dessa forma, todos os pesadelos e todas as energias negativas que foram capturados durante a noite e estão presas nas teias serão queimadas pelo sol e desaparecerão.

Simbologia e Lenda do Filtro dos Sonhos

Cada elemento do filtro dos sonhos tem um significado especial. Confira o que cada um deles quer dizer:

  • Círculo – significa o ciclo da vida, do sol e também da eternidade e, é o elemento mais importante do filtro dos sonhos;
  • Teia – esse elemento representa o livre arbítrio, as escolhas que cada um faz para seguir o seu caminho;
  • Centro – representa o eu de cada um, a força do universo;
  • Penas – são os elementos essenciais, pois representam a respiração, o ar. Se for pena de coruja simboliza a sabedoria, se for de águia representa coragem. Cada pena tem sua simbologia.

A lenda do filtro dos sonhos é uma das mais conhecidas e fala sobre um velho Xamã que subiu ao cume de uma montanha em busca da sabedoria.

Assim que chegou lá, ele deu de cara com IKTOMI, um espírito mágico que tinha o formato de uma aranha, e esse espírito teceu uma teia de pelos de cavalo em volta de um aro que era feito de cipó, e tudo isso enquanto ensinava ao Xamã diversas lições sobre a morte, e as energias positivas e negativas que estão soltas pelo ar.

A lenda ainda diz que o IKTOMI deu esse conselho para o Xamã:

“Se você trabalhar com energias positivas, será levado pelo caminho certo e na direção certa e entrará em harmonia com a mãe-natureza. Caso não realize as coisas com boa vontade, com certeza irá parar no caminho oposto, ou seja, um caminho que te causará apenas dor, e te trará preocupação e te tirará a paz”.

Depois desse conselho, o espírito mágico continuou ensinando ao Xamã, e, era, principalmente, como trazer e utilizar essas energias boas a seu favor.


Como Fazer o Filtro dos Sonhos: Passo a Passo

O filtro dos sonhos é feito de forma tradicional, através das fibras de um salgueiro-chorão, depois é todo revestido com tiras de couro, onde são amarrados inúmeros fios que tem a forma de uma teia de aranha, com um círculo aberto no meio.

Também é pendurado uma pena de ave, na parte de baixo da teia, com uma cor que significa sabedoria. Outras penas e adereços também são pendurados.

A pena tem a simbologia do ar, da respiração, que são fundamentais para a vida. Qualquer pessoa pode fazer um filtro dos sonhos, basta ter criatividade e usar os materiais que tiver em casa.

Veja abaixo o passo a passo:


Tatuagem Filtro dos Sonhos – 207 Fotos e Ideias

O Filtro dos sonhos é uma tatuagem muito bonita, mas você sabe o que ela representa? Sabe o que ela significa?

Bem, vamos falar primeiro da estética da tatuagem.

  1. O adorno (a parte externa) do Filtro dos Sonhos serve para captar, absorver as boas vibrações e as energias positivas que estão soltas pelo ar.
  2. Já a parte interior, a parte das teias, serve como um filtro e todas as energias negativas ficam presas ali, para que não venham incomodar quem está utilizando o símbolo da cultura indígena norte-americana.

Mas, será que é exatamente isso que as pessoas procuram quando fazem a tatuagem do filtro dos sonhos?

Abaixo você pode conferir uma série de fotos de tatuagem filtro dos sonhos na coxa, no pescoço, enfim. Confira as imagens do Filtro dos Sonhos Tatuagem e inspire-se!

desenho tatuagem filtro dos sonhos

Não há dúvidas de que cada um faz a sua tatuagem com um pensamento único e uma importância pessoal que faz a diferença. Porém, a resposta para pergunta é sim, a maioria das pessoas procuram proteção, espantar as coisas ruins, e deixar chegar apenas os sonhos e as vibrações positivas.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1.678 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...