Início » Cabelo » Fitagem no Cabelo. Como fazer, cabelos lisos ou cacheados. Veja resultados!
Cabelo

Fitagem no Cabelo. Como fazer, cabelos lisos ou cacheados. Veja resultados!

O que é fitagem? Como fazer? Funciona somente em cabelos cacheados ou cabelo liso também pode? Quanto tempo os cachos podem durar?

Separamos a seguir algumas dicas básicas desta técnica de texturização dos fios que promove uma maior definição dos cachos. Sim, mesmo com a possibilidade das escovas progressivas e com essa tendência ainda em alta, algumas mulhreres preferem manter os seus cachos ou traze-los de volta.

Vamos a ela:

O que é fitagem?

Fitagem é uma das técnicas preferidas das crespas e cacheadas porque modela os fios deixando os cachos definidos apenas com ajuda de um creme de pentear ou leva-in, e os dedos.

Exatamente isso; sem pente, difusor ou babyliss.

Imagem relacionada

Essa técnica pode ser feita tanto pelas cacheadas quanto por quem tem cabelos em transição (parando de fazer chapinhas e escovas progressivas há algum tempo).

Um detalhe importante é que para utilizar essa técnica o cabelo precisa ser denso ou volumoso, do contrário o resultado não será o esperado.

Cabelos lisos (em transição). Essa técnica funciona mesmo?

Tudo vai depender das condições dos cabelos.

A fitagem não funciona para cabelos que ainda estão com química do alisamento. Portanto, se você decidiu ter os seus cachos de volta mas tem poucos meses de transição, essa não é a técnica adequada. A fitagem não ira funcionar na parte alisada devido ao excesso de química. O máximo que você vai conseguir na parte alisada são cabelos ondulados. Mas, se sua raiz estiver crescida e cacheada, poderá se tornar um problema.

Nesse caso, será necessário ter um pouco de paciência e optar por outras técnicas de texturização como a do papel higiênico, coquinho ou bigudins.

A fitagem não funciona para cabelos com anos de alisamento

Benefícios da técnica de fitagem:

Além da definição de cachos natural, sem uso de produtos químicos ou aparelhos que emitem calor , como difusor e babyliss , essa técnica também ajuda na diminuição do volume e eliminaçãp do frizz.

Um cuidado a ser tomado é de não utilizar grande quantidade de creme ou leave-in, pois pode trazer caspa; importante também ressaltar que caso o cabelo não seja denso ou volumoso, terá seu volume ainda mais reduzido.

Vale lembrar que o excesso de produtos finalizadores (creme de pentear, leav-in, gel ou mousse) pode causar o efeito contrário , deixando os cachos pouco definidos.. Por isso, passe os produtos em cada mecha de acordo com o volume que você deseja.

O que vai definir o resultado final da fitagem são os produtos utilizados no processo. Por isso, é necessário investir em opções adequadas e específicas para o seu tipo de cabelo. Hoje em dia não é difícil achar produtos bons para cabelos cacheados em farmácias e lojas de produtos capilares por um preço acessível.

Como fazer?.

Agora vamos a ela, a técnica de fitagem passo a passo. É bastante simples de fazer, como veremos a seguir..

O primeiro passo é lavar os cabelos normalmente utilizando seu shampoo habitual e finalizando com o condicionador de costume. Escolha o creme de pentear, leav-in, gel ou mousse de sua preferência (leav-in é um creme sem enxague aplicado nos fios após sua lavagem. Deixa o cabelo mais hidratado e brilhoso, reduz o frizz e define formas). O cabelo precisa estar úmido.

O segundo passo é separar o cabelo em camadas (mais ou menos 5 camadas). Comece nas mechas de baixo para facilitar a aplicação, conforme imagem abaixo:

http://cacheia.com/wp-content/uploads/2014/06/DSC00762.jpg

O passo seguinte é espalhar o creme de pentear (finalizador). Utilize a quantidade de creme suficiente para a camada que você separou. Se o creme for ralo, utilize uma quantidade maior. Nunca utilize o creme na raiz e nem diretamente no cabelo, evitando depositar nos fios mais produto do que o necessário.

Resultado de imagem para crem,e de pentear imagem sem rótulos

Agora use o finalizador na camada do cabelo como se estivesse penteando com os dedos, separando-o como se fossem “fitas” (daí o nome, fitagem)

http://cacheia.com/wp-content/uploads/2014/06/DSC00765.jpg

Repita esse processo em todas as camadas e por fim, “amasse”os fios de baixo pra cima. Deixe secar naturalmente, e pronto! Evite usar o difusor, pois ele aumenta o frizz.

http://cacheia.com/wp-content/uploads/2014/06/DSC00768.jpg

Os cachos podem durar até 3 dias, desde que haja o cuidado de, por exemplo, não passar as mãos nos cabelos o tempo todo.

Resultado:

http://cacheia.com/wp-content/uploads/2014/06/IMG-20140501-WA0031.jpg

Dicas para aproveitar a fitagem por mais tempo

Após os primeiros dias, quando a raiz não conseguir mais segurar os cachos, use a imaginação para bolar penteados semi-presos que vão conseguir dar uma disfarçada nos caracóis.

https://static1.semprepronta.com/articles/9/52/39/@/43974-alem-de-dar-uma-mega-atitude-pro-visual-article_image-3.jpg Mesmo que você não tenha um cabelo muito grande, dá pra se jogar nesse afro puff

https://static1.semprepronta.com/articles/9/52/39/@/43979-o-turbante-e-uma-otima-maneira-de-disfar-article_image-3.jpg

E aí, gostou?

Use a imaginação para brilhar e liberar os cachos que existem em você.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...