Início » Tatuagem » Flor de Lótus: significado, tatuagem e mitologia grega
Tatuagem

Flor de Lótus: significado, tatuagem e mitologia grega

Conheça as diversas simbologias da flor de Lótus, suas cores e significados

Para quem gosta de saber a história por trás da mitologia, das lendas e significados a flor de lótus é um dos destaques na cultura do Oriente. As simbologias da flor são muito presentes na cultura do Japão, Índia, Grécia e Egito, principalmente com referências no budismo. O artigo de hoje é especial sobre os significados da flor de lótus e o porquê as pessoas gostam de tatuar essa flor, veja a seguir.



O que é a flor de lótus?

A flor de lótus é uma planta aquática que exibe toda a sua beleza na superfície através das suas exuberantes flores de cores vibrantes com um perfume delicado.

As raízes da flor ficam imersas e presas ao fundo de lagos, lagoas e regiões pantanosas em meio ao lodo e lama. O seu caule cilíndrico sobe até a superfície onde as lindas flores desabrocham ao encontrar a luz solar.

Durante a noite as flores se fecham e imergem aguardando os fins da escuridão antes do amanhecer elas voltam para a superfície e se abrem para receber o calor do sol.

A flor de lótus é uma planta aquática típica do oriente com diversos significados nas religiões locais.

Qual o significado da flor de lótus?

Para algumas religiões e culturas orientais a flor de lótus é sagrada e contém uma das simbologias mais antigas e tradicionais do mundo.

A flor de lótus tem um significado direto com o budismo, podemos ver sempre em artes, gravuras e desenhos a figura do Buda sentado sob uma flor de lótus em uma posição de yoga conhecida pelo mesmo nome. Diz a lenda que o Buda depois de nascer e ao dar os seus primeiros 7 passos foram nascendo após os passos flores de lótus que significavam a pureza de seu espírito. Por esse motivo sempre é visto a figura do Buda junto com flores de lótus de várias cores.

Em termos gerais o significado da flor de lótus está ligado ao sagrado e pureza do corpo e espírito.

Além dos significados já citados, a flor de lótus também tem uma simbologia ligada à superação, renovação e perseverança apesar das dificuldades, pois as raízes da planta estão infiltradas em lodo e lama, que significam as dificuldades e adversidades que passamos pela vida, mas que mesmo em um ambiente inóspito ela tem forças para crescer e chegar até a superfície para desabrochar com sua beleza em busca do calor do sol e isso serve de exemplo para os seres humanos superarem as dificuldades e alcançar o seu melhor e um lugar ao sol.

O significado mais comum da flor é este, a superação apesar das dificuldades do começo, perseverar para desabrochar.

Mitologia Grega

A flor de lótus também tem o seu significado importante na mitologia grega que é através da história dos Lotófagos, um povo que morava numa ilha e que se alimentava apenas das flores de Lótus, localizada ao norte da África. Essa planta é conhecida pelos seus efeitos narcóticos de causar um sono profundo e amnésia para quem as comia.

Na Odisseia de Homero três homens foram enviados a esta ilha para que investigassem e estudassem a cultura e cotidiano dos habitantes locais e voltassem à sua terra para contar as experiências vivenciadas. Ao ingerirem a flor de lótus como o resto dos habitantes da ilha, os três homens sofreram de amnésia e esqueceram que deveriam voltar para a sua terra. Mais tarde Ulisses teve que voltar para resgatar os homens e leva-los de volta ao barco onde foram amarrados para não retornarem à ilha.

A mitologia grega em torno da história da flor de lótus é um exemplo de criatividade e conhecimento através do ser humano que Homero teve ao perceber que a amnésia era o desejo e vontade de muitas pessoas de esquecer o passado e quem são para terem a oportunidade de recomeçarem, de renascerem de uma nova forma.

Tatuagem de flor de lótus

A de flor de lótus é um desenho muito tradicional da arte da tatuagem exatamente por carregar significados muito importantes para as culturas orientais e além da sua beleza e cores vibrantes.

A tatuagem da flor é vista com diferentes cores que carregam também diferentes significados.

A flor de lótus é muito vista também em tatuagens junto com a carpa que é um peixe japonês que significa individualidade e força.

Tatuar essa flor significa pureza e beleza natural, por isso é um desenho muito escolhido pelo público feminino. Além de superação, perseverança e elevação do espírito.

Significado das cores

A flor de lótus azul simboliza sabedoria e conhecimento, a vermelha significa amor, compaixão e os desejos naturais do coração, a flor de lótus rosa é a mais representativa da divindade de Buda e a branca o estado de pureza total do corpo e mente.

Gostaram de saber mais sobre a flor de lótus?

Para dicas e sugestões nos deixe comentários.

Até a próxima!