Início » Receitas » Diferentes formas de fazer (preparar) café
Receitas

Diferentes formas de fazer (preparar) café

Para muitas pessoas a hora do cafezinho é um momento sagrado, que pausa e torna o dia mais agradável. Para esses, variar nas suas formas de preparação é um prazer a mais. Portanto, se você quer inovar no seu cafezinho de cada dia, veja abaixo algumas dicas de como preparar essa maravilha! Claro que uma Dolce Gusto Automática também resolve em alguns momentos.



Cafeteira Tradicional

Para fazer o café na cafeteira tradicional você precisará de uma cafeteira com jarra e filtro limpos e pó de café .
Uma boa dica é acoplar o filtro na cafeteira, encher o reservatório com água fria e ligar o aparelho antes de passar o café. Dessa forma, você esteriliza o aparelho antes de fazer o café.
Depois de esterilizar a cafeteira, acrescente a quantidade de pó indicada, respeitando as medidas indicadas na cafeteira, acrescente água no reservatório e ligue a cafeteira. Essa é uma das formas mais fáceis de fazer café e não é necessário ficar ao lado do aparelho enquanto a bebida está sendo preparada!

Cafeteira Italiana

Para preparar o café na cafeteria italiana ou Moka, além do aparelho você também você precisará de água e pó de café mais grosso (nesse caso dê preferência ao pó mais grosso).

Encha a parte de baixo da cafeteria com água até a válvula de segurança. Na parte do meio, na peça com furos, coloque o pó do café e em seguida junte a peça com a parte de baixo do aparelho, que já está cheia de água.

Depois da cafeteira montada, abra a tampa e com a tampa aberta, coloque algumas gotas de água fria, para que o café não se torne amargo quando subir.
Leve a cafeteira ao fogo e preste atenção, pois quando o café subir está na hora de retirar o aparelhinho do fogo. Pronto! Após retirar a cafeteira do fogo, o café já está pronto para ser servido.

Cafeteira Francesa/Prensa Francesa

Criada em 1852, a cafeteria francesa é um aparelho clássico e de fácil manuseio. Antes de iniciar o processo você precisará de uma prensa francesa, pó de café, uma colher de madeira ou plástico, um cronômetro e água fervente.
Coloque o café moído na prensa e em seguida jogue a água fervente. Utilize a colher para misturar a água com o café. Após mexer, deixe a bebida descansando por 4 minutos. Utilize o cronômetro par marcar esse tempo, pois é importante para que a bebida não fique amarga.

Após os 4 minutos, mexa o café novamente, tampe o aparelho e prense a mistura com o êmbolo para baixo de forma suave, mas firme. Pronto! Após esse passo, seu café está prontinho para ser servido.

Por causa da prensa, esta forma de fazer o café libera alguns óleos dos grãos do café, o que deixa a bebida mais saborosa do que o feito de forma tradicional.

Coador de Pano

Essa forma de preparar café é muito simples e extremamente conhecida no Brasil.

Para fazer o café coado no pano, primeiramente junte o pó de café, um recipiente, água fervente e um coador.
Apoie um recipiente em baixo do coador de pano, como um bule, xícara ou garrafa térmica e coloque água fervente no coador, para escaldá-lo antes da preparação do café, em si.

Depois de escaldar o coador coloque o pó do café no coador e jogue a água fervente. Seu café já está finalizado! Agora é só aproveitar.

Dica

Para todas as formas de fazer café apresentadas é muito importante que a água utilizada sempre seja filtrada ou mineral para que não haja alterações no sabor do café, além disso, se você é apaixonado por café vale a pena investir em um moedor de grãos,pois o sabor do grão moído na hora do preparo é muito mais preservado e puro do que o café já moído comprado no supermercado.

About the author

Hanna Gonçalves

Falo tudo pertinente ao gosto da mulher. As últimas da moda, aquele bafão que está todo mundo comentando ou também artigos úteis para toda mulher! Sinta-se em casa pois aqui o espaço é seu :).

1 Comment

Click here to post a comment