Início » Saúde » Hemorroida: o que é e sintomas? Tratamentos medicinais e caseiros.
Medicamentos e Remedios Remédios Saúde

Hemorroida: o que é e sintomas? Tratamentos medicinais e caseiros.

A hemorroida é uma doença comum que atinge milhares de pessoas e seu tratamento é simples. Veja aqui!

Apesar de ser uma doença comum, a hemorroida ainda é tratada como um tabu pelo fato de ser localizar no ânus. As hemorroidas causam muito desconforto e se não tratadas corretamente pode se tornar um caso grave. Os tratamentos são simples e existem alternativas caseiras também, saiba no artigo de hoje o que é a hemorroida, quais os sintomas e seus tratamentos!



O que é a hemorroida?

A hemorroida é um inchaço e inflamação de uma veia ou veias na região anal e que pode causar muito desconforto e dores para quem está com sofrendo da doença.

Há dois tipos de hemorroidas, as internas e as externas. A hemorroida interna ela se localiza apenas dentro do ânus e na parte inicial do reto, já as hemorroidas externas elas começam no ânus, mas se projetam para fora dele.

Quais são os sintomas?

As hemorroidas internas causam pouca dor, são percebidas apenas por conter sangue nas fezes, no vaso sanitário ou no papel higiênico após a higiene pessoal.

A hemorroida externa é caracterizada por bastante dor e incômodo ao evacuar ou ao se sentar, além de conter sangue também nas fezes.

A veia inchada que caracteriza a hemorroida por estar numa região com pouco espaço, como a anal, ao defecar, as fezes ressecadas acaba causando o sangramento da veia inchada.

Os principais sintomas são:

  • Dificuldade para evacuar
  • Dor ao evacuar
  • Sangue nas fezes, no vaso sanitário ou no papel higiênico
  • Prurido
  • Inchaço local
  • Nódulo endurecido na região anal

Causas da hemorroida

Alguns fatores podem contribuir para o aparecimento de hemorroidas e um deles é a pré-disposição genética, se uma ou mais pessoas da sua família já sofreu com esse caso ou uma má alimentação baseada em fibras, falta de água no organismo, obesidade, gravidez, idade mais avançada (acima de 50 anos), permanecer sentado por períodos muito longos, diarreia crônica ou infecção anal. Todas essas são causas do aparecimento de hemorroida.

 

Como tratar?

A hemorroida pode ser tornar uma doença extremamente incômoda na vida da pessoa, porque dependendo da sua gravidade e falta de tratamento adequado, o simples fato de se sentar pode ser tornar um ato doloroso e sofrido, o mesmo acontece na hora de evacuar, pois o local está inchado, o que causa muitas dores e sangramentos. Dependendo, em alguns casos as pessoas necessitam até de tomar analgésicos e antinflamatórios para diminuir a dor.

Apenas um médico especializado na área de proctologia poderá identificar e diagnosticar com certeza a hemorroida e o tipo dela, bem como o tratamento ideal que o paciente deve seguir à risca.

Os tratamentos de hemorroidas consistem em pomadas com analgésico e lubrificantes para serem passadas na região algum tempos antes de evacuar, para que o paciente não sinta tanta dor. Outra parte do tratamento são pomadas para diminuir o inchaço e curar a hemorroida.

A região deve estar sempre limpa, deve-se evitar o uso de papel higiênico áspero e com perfume, o ideal é sempre lavar a região com água e sabonete após evacuar ou usar lenço umedecido.

A dieta de quem possui hemorroida deve mudar, deve-se ingerir diariamente grandes quantidades de fibras e a ingestão de mais de 2 litros de água.

Tratamento caseiro

Os famosos banhos de assento são os tratamentos caseiros ideais para curar e aliviar os sintomas das temíveis hemorroidas.

Um banho de assento com água morna por 10 ou 15 minutos por dia poderão aliviar as dores e inchaço local.

Outro banho de assento que poderá ser preparado em casa para alívio das dores é o com óleo essencial de cipreste. Anota aí como prepara-lo:

Ingredientes

  • 5 litro de água fervente
  • 8 gotas de óleo essencial de cipreste

Em uma panela limpa coloque a água para esquentar, mas não muito, após isso coloque as gotas de óleo essencial de cipreste, misture bem e coloque numa bacia. Se a temperatura da água estiver agradável, sente na bacia e permaneça por 20 minutos.

Você também pode preparar uma pomada caseira de hamamélis que possui ação antinflamatória, anti-hemorágica e adstringente.

Ingredientes

  • 60 ml de parafina líquida
  • 4 colheres (de sopa) de cascas de hamamélis
  • 60 ml de glicerina

Num panela pequena coloque a parafina líquida e as cascas de hamamélis, quando começar a ferver cronometre 5 minutos e desligue. Passe na peneira para separar as cascas do líquido, jogue as cascas fora e depois disso adicione a glicerina, misture bem tudo. Leve para um pote com tampa e deixe na geladeira, essa mistura se tornará uma pomada que você poderá usar todos os dias por um mês, que é a sua validade.

Chá de calêndula também tem ação antibactericida e cicatrizante, esse banho de assento deve ser feito frio.

Se você tentou todos esses tratamentos e continua sentindo o desconforto da hemorroida, procure seu médico para um novo tratamento.

Para outras dúvidas deixe-nos comentários!