Início » Saúde » HPV – O que é, como prevenir e como tratar
Saúde

HPV – O que é, como prevenir e como tratar

 



Você conhece o HPV? Sabe o que é? Não? É tudo isso que você vai descobrir agora! Confere aí. 🙂

O que é HPV?

O HPV ou Vírus do Papiloma Humano, é um vírus que age na pele e nas mucosas, e pode causar lesões que podem provocar o câncer ou verrugas.

O tempo passou e estimasse que 80 a 90% da população já contraiu o HPV. Felizmente, na maioria dos casos, o sistema imunológico elimina o vírus antes dos sintomas aparecerem.

Quais são as formas de transmissão do HPV?

Conhecer as formas de transmissão do HPV é muito importante para que assim possa evitá-las e não chegue nem a contrair a doença.

  • Através do contato sexual

Essa é a principal forma de transmissão tanto que cerca de 98% dos casos de HPV registrados, acontecem por causa do contato sexual.

  • Contato com a verruga

O contato com a verruga não chega a ser uma forma de transmissão, o que ocorre é que a facilidade é maior quando o contato é direto com a verruga.

  • Da mãe para o bebê

A terceira forma de transmissão é na hora do nascimento quando o bebê pode entrar em contato com a verruga ou pelo fato de está saindo por uma zona sexual, também pode contrair o HPV.

Como prevenir o vírus do papiloma humano?

Se ainda não contraiu o HPV, lê essa parte com muita atenção, pois assim irá se prevenir e não irá contrair essa Doença Sexualmente Transmissível.

  • Não compartilhar roupas íntimas

Utilizar roupas íntimas de outras pessoas também é uma forma de transmissão. Então, evite ao máximo usar e emprestar roupas íntimas.

  • Utilizar camisinhas para qualquer tipo de sexo

Seja sexo oral, anal ou normal, use a camisinha sempre, assim você previne não só o HPV, mas qualquer doença sexualmente transmissível.

  • Tomar a vacina do HPV

Basta procurar um posto de saúde e solicitar a vacina.

  • Não usar drogas

As drogas impedem o trabalho do sistema imunológico e por isso fica mais fácil de contrair qualquer tipo de doença, inclusive o HPV.

Como tratar o HPV?

Se já contraiu, então chegou a hora de tratar o HPV. Procure um médico para saber qual dos tratamentos abaixo é o melhor para a sua situação e parta para o ataque.

  • Retirando a lesão (a verruga)

Existem diversas maneiras de retirar a verruga:

– Cauterização a laser

Aqui você utiliza a luz para queimar a lesão.

– Crioterapia

Aqui a retirada é por meio do gelo, a crioterapia atinge uma temperatura tão baixa que vai acabar queimando a verruga.

Ainda existem outras duas maneiras de retirar a lesão:

– Por meio da cauterização comum;
– Por meio da radiofrequência.

  • Utilizando cremes

Quando a lesão é pequena e são mais superficiais, a ferida deve ser tratada com cremes e/ou ácidos.

O lado negativo dos cremes imunoterápicos é que precisará ficar utilizando por um tempo relativamente longo para que ele possa fazer efeito.

Duas observações que devem ser feitas sobre o HPV

Para finalizar, acho importante fazer essas duas observações para que você saiba como deve agir nessas situações:

  • O seu parceiro também deve se tratar

Sim, se você contrair o HPV, o seu parceiro deve ir ao médico e verificar se ele também contraiu, e isso deve ser feito o mais rápido possível, pois, quanto mais rápido começar a tratar, mais rápido o HPV “vai embora”.

  • O tratamento é apenas para o sintoma

Caso o seu parceiro tenha contraído o HPV, você foi no médico, descobriu que também está com o vírus, mas não apresenta sintomas, não há o que fazer, pois o tratamento só existe para os sintomas.

O que deve fazer é estimular e melhorar o sistema imunológico, pois ele é quem vai trabalhar para conseguir eliminar o vírus antes dele começar agir e antes que comece a apresentar os sintomas.

E então, o que achou do artigo?

Não se esquece de curtir e compartilhar com seus amigos, ok?

Até a próxima!

About the author

Hanna Gonçalves

Falo tudo pertinente ao gosto da mulher. As últimas da moda, aquele bafão que está todo mundo comentando ou também artigos úteis para toda mulher! Sinta-se em casa pois aqui o espaço é seu :).

Add Comment

Click here to post a comment