Início » Cuidar da pele » Estrias: como tirar/eliminar, tratamentos medicinais e caseiros
Cuidar da pele Estética

Estrias: como tirar/eliminar, tratamentos medicinais e caseiros

Não sabe mais o que fazer com suas estrias? Aprenda aqui tratamentos específicos e dê adeus a elas!

As estrias são um pesadelo principalmente para as mulheres, por ser uma característica eu se manifesta mais no sexo feminino, podendo ser encontradas em homens também. As estrias são imperfeições permanentes, mas não precisa se desesperar, há tratamentos e cuidados diários que você pode fazê-las ficarem praticamente imperceptíveis. Não perca mais tempo e saiba tudo a seguir.



O que são as estrias?

As estrias são cicatrizes em formas de linhas que se formam através da destruição de fibras internas e externas da pele, ou seja, quando o crescimento da pele é tão rápido que a sua fibra se parte e forma uma cicatriz diferente da sua pele, deixando certo relevo.

A estria pode ser avermelhada, arroxeada ou esbranquiçada, tudo vai depender do tipo de pele, genética ou tempo em que a estria está ali.

Geralmente as estrias mais novas e recentes são avermelhadas ou mais no tom de roxo, as mais antigas ficam brancas. Em pessoas afrodescendentes as estrias são mais escuras que a cor da pele.

O que causam as estrias?

O crescimento rápido de uma parte do corpo faz o estiramento da pele naquele local surgindo a estria.

Pessoas que engordam muito rápido, crescem muito rápido, principalmente no período da adolescência, pessoas que tomam anabolizantes, malham muitas horas por dia para ganhar grandes músculos, grávidas e genética são as principais causam do surgimento das estrias.

Quando a pessoa ganha muito peso em um curto período de tempo, meses, por exemplo, a pele de partes do corpo não está preparada com a elasticidade adequada para aumentar em tão pouco tempo e assim a estria surge.

Homens e mulheres na academia, que se esforçam muito para aumentar a hipertrofia e ter músculos grande em pouco tempo acabam adquirindo estrias em várias partes do corpo, principalmente com o uso de anabolizantes.

As gestantes que no curto período de 9 meses terão a pele da barriga e dos seios aumentando de tamanho tantas vezes, são propensas a terem estrias nesses locais.

Como evitar estrias?

Se você se encaixa nos motivos acima e quer evitar que as estrias apareçam na sua pele, algumas medidas preventivas podem ser tomadas para que você evite essa cicatriz no seu corpo.

  • Tome bastante água todos os dias: o corpo hidratado conserva a pele e evita o seu estiramento;
  • Use óleos para hidratação profunda: passar óleo de amêndoas ou de rosa mosqueta vão promover uma hidratação profunda na sua pele. Após o banho, antes de se enxugar, passe o óleo e espalhe pelo corpo todo;
  • Ingira colágeno: há capsulas no mercado de colágeno que ajudam muito nesse quesito, vão manter sua pele firme e longe das estrias. Coma gelatina e alimentos que contenham bastante colágeno;
  • Boa alimentação: uma alimentação balanceada, com legumes, frutas e verduras, vão deixar o seu corpo saudável.

Eu já tenho estrias: O que posso fazer agora?

As estrias apesar de serem cicatrizes permanentes não podemos dizer que elas não podem ser amenizadas e quase desaparecerem.

Há esperanças sim! São diversos os tratamentos com cosméticos e ingredientes naturais, que juntos, e com persistência, trarão resultados incríveis.

Anota aí!

Tratamentos medicinais

Cada estria responde uma maneira ao tratamento, e isso vai depender do tamanho dela, do tipo, da sua fase, espessura e local.

É importante ressaltar que ao identificar uma estria no corpo, o quanto antes você iniciar o tratamento melhor será a resposta dele, porque quanto mais nova a estria é mais fácil será a melhora de sua aparência.

Os principais tratamentos para melhorar a aparência das estrias é o uso de ácidos, peelings, laser e cremes tópicos como o lift gold.

O uso do ácido retinóico é o mais comum dos tratamentos, os dermatologistas recomendam bastante, pois os efeitos são bem satisfatórios.

A Microdermoabrasão é uma forma de promover o estímulo das células locais a fim de reorganizar os tecidos da estria e melhorar a penetração do ácido retinóico ou outro remédio.

Raios infravermelhos no local onde estão as estrias faz com que a temperatura local aumente produzindo mais colágeno e modificando e suavizando a estria.

O laser ablativo e fracionado é um dos melhores tratamentos para estrias já antigas, que são as mais difíceis de serem amenizadas. O tratamento é um pouco doloroso, porém muito eficaz.

Tratamentos caseiros

Para estrias mais amenas e menos visíveis, você poderá fazer tratamentos caseiros que suavizarão ainda mais a região afetada por essa cicatriz.

Evite ao máximo coçar o local da estria, porque ao coçar você pode abrir mais a fenda na pele e piorar o tamanho e espessura da estria.

Uma boa alternativa de tratamento caseiro é a esfoliação diária do local das estrias com açúcar não refinado junto com óleo de amêndoas ou de rosa mosqueta.

Hidratantes para o corpo que contém vitaminas A, C, D e E são excelentes para recuperar a pele danificada pela estria, porque essas vitaminas promovem a regeneração do tecido da pele e sua renovação.

Claras de ovos são uma forma de a pele receber uma grande quantidade de proteínas, que irão penetrar na região e suavizar a cicatriz.

Faça esses tratamentos alternadamente e com persistência, em alguns meses você perceberá visivelmente a melhora na aparência de suas estrias.

Gostaram das nossas dicas? Deixe-nos comentários!

Até a próxima!

About the author

Hanna Gonçalves

Falo tudo pertinente ao gosto da mulher. As últimas da moda, aquele bafão que está todo mundo comentando ou também artigos úteis para toda mulher! Sinta-se em casa pois aqui o espaço é seu :).

Add Comment

Click here to post a comment