Início » Saúde » Método Billings: O que é? Como funciona? Como usar? Evita gravidez?
Saúde

Método Billings: O que é? Como funciona? Como usar? Evita gravidez?

Você já ouviu falar no Método Billings? É um método não tão conhecido assim, mas muito indicado pela Organização Mundial da Saúde para as mulheres que desejam conhecer melhor seu ciclo menstrual e o seu período fértil, seja com o intuito de evitar uma gestação ou até mesmo de engravidar.

Método Billings o que é

O Billings é um método muito simples e prático, mas que exige atenção e cuidado para que suas anotações estejam corretas. Se não estiverem, isso pode influenciar em todo o método e não funcionar. A seguir, entenda como funciona e como você pode fazer.

Método Billings: O que é?

Como dito acima, o método billings é um aparato contraceptivo natural, baseado numa série de estudos que desenvolveu a técnica.

Todas as mulheres podem fazer o Método Billings e ele realmente é eficaz e pode ajudar a descobrir seus períodos férteis e inférteis, mas como mencionamos, desde que seja feito com cuidado e com muita atenção, afim de evitar uma gravidez.

Isso porque, para esse método, você deve observar o seu muco cervical, ou seja, a secreção da sua vagina, diariamente e anotar de acordo com os parâmetros do método. Esses parâmetros são o que lhe ajudarão a saber se está no período fértil, se a menstruação está perto de descer e permitirá que você se conheça mais.


Como fazer o Método Billings

Basicamente, para fazer o método, você deve observar todos os dias a sua secreção e, no final do dia, antes de dormir, anotar. A secreção pode ser observada diretamente no papel higiênico, após ir ao banheiro. Você também deve anotar todos os dias que se relacionar sexualmente.
Entretanto, não é qualquer tipo de anotação.

Dica de Amiga <3
O ideal é buscar um instrutor capacitado para realizar o MÉTODO BILLINGS tendo devido acompanhamento. Não sou instrutora. Apenas estou relatando o que li sobre o método e conversei com praticantes.

Método Billings como fazer

Como fazer? Passo a passo Método Billings

  • Os dias em que você estiver menstruada, deverão ser anotadas com um quadrado ou uma bolinha vermelha;
  • Os dias em que você estiver se sentindo seca, sem secreção, deverão ser anotados com a cor verde;
  • Os dias em que você estiver se sentindo um pouco molhada, devem ser anotados com a cor amarela;
  • Por último, os dias em que você estiver se sentindo bem molhada, deverão ser marcados com uma cor de sua escolha ou com um desenho de bebê, que representa os períodos férteis.

Dessa forma, você saberá exatamente quando pode ou não ter relações sexuais.


Método Billings realmente funciona?

Como mencionamos, é um método até recomendado pela OMS, portanto ele é totalmente seguro. Entretanto, para que essa eficácia reflita na vida da mulher, ela precisa anotar com muita precisão todos os detalhes sobre o seu muco cervical. Uma anotação errada e você pode acabar se relacionando nos dias que não deve.

Método Billings evita gravidez

As relações devem ser evitadas a partir do dia que você começar a se sentir muito molhada e isso deve durar por até 4 dias. Quando sente que está seca, as relações podem acontecer em dias alternados.


Método Billings X Pílulas Anticoncepcional: Quais os riscos?

O Método Billings é muito fácil e prático de ser realizado, podendo ser usado como substituto de algum método anticoncepcional como as pílulas que acabam gerando efeitos colaterais.

Ele é totalmente seguro, só sendo mais contraindicado para mulheres com ciclo irregular ou que tenham dificuldade em identificar suas secreções para fazer as anotações diárias.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...