Início » Medicamentos e Remedios » Nimesulida: saiba como funciona o medicamento e como usar
Medicamentos e Remedios Remédios Saúde

Nimesulida: saiba como funciona o medicamento e como usar

A Nimesulida é medicamento da classe dos anti-inflamatórios não esteroides utilizado para amenizar sintomas agudos, normalmente gerados por processos inflamatórios. A principal substância presente neste remédio é o ácido acetilsalicílico, responsável pelas funções analgésicas e também anti-inflamatória, conhecido popularmente como aspirina.



Indicações de uso

Este medicamento costuma ser sugerido para tratamento de curta duração e indicado para tratar dores de garganta, dores de cabeça, dor de dente, dor de ouvido, febre, fortes cólicas menstruais, cólicas renais, contusões e demais inflamações.

Como este medicamento funciona?
A Nimesulida age no sistema nervoso central, anestesiando as partes cerebrais responsáveis pelo alerta de dor, além de promover a síntese de prostaglandinas – compostos endógenos provenientes dos ácidos graxos, e mediadores de processos inflamatórios.

É considerado um dos remédios com efeito mais rápido para combater inflamações. Em adultos, a dor pode ser amenizada em cerca de 15 minutos após a ingestão do medicamento, enquanto outros remédios podem demorar até 40 minutos para iniciar seus efeitos. Grande diferença, não é mesmo?

Onde e como encontrar a Nimesulida?
É possível encontrar este medicamento com facilidade nas farmácias brasileiras e sua compra não necessita de receita controlada. A Nimesulida está disponível em três versões diferentes: gotas, comprimidos e gel. Na forma líquida, o remédio costuma ter 15 ml, enquanto as cápsulas podem vir em caixas 12 ou mais comprimidos. Já a sua forma em gel, é vendida em uma bisnaga que deve ser aplicada no local lesionado.
Na indústria farmacêutica, a venda deste medicamento é feita por diversos laboratórios diferentes. O nome dos remédios varia de empresa para empresa, assim como os valores – que podem chegar de R$5 a R$50 -, mas o princípio ativo é sempre o mesmo. Sendo assim, se você pedir apenas por “Nimesulida” nas melhores farmácias do país, você não terá dificuldade em encontrar o remédio. Medicamentos genéricos também estão disponíveis. Aproveite para conversar com o farmacêutico, e compare preços e laboratórios.
Fique por dentro de alguns dos nomes dos remédios mais conhecidos:
– Scaflam (Laboratório: Mantecorp)
– Nisulid (Laboratório: Ache)
– Nimesilam (Laboratório: EMS)
– Mesalgin (Laboratório: TKS)

Posologia: como tomar?
Já que está disponível no mercado em três formatos, a Nimesulida pode ser ministrada de várias maneiras diferentes. No caso do remédio em gotas, indica-se uma gota para cada 1kg de peso em adultos, duas vezes ao dia. A posologia pode ser repetida em crianças acima de 12 anos, porém somente uma vez ao dia.
Já os comprimidos não devem passam de 100 mg duas vezes ao dia em adultos. Mesma posologia para crianças acima de 12 anos, de uma a duas vezes ao dia, dependendo da orientação do seu médico.
A pomada ou gel deve ser aplicada na região afetada de duas a três vezes ao dia. Uma massagem com o medicamento pode ajudar a aliviar os sintomas de forma mais rápida e eficaz.
Além disso, estima-se que melhor momento para tomar o remédio seja após as refeições. Desta maneira, evita-se que alguns efeitos colaterais como náuseas e dores de estômago apareçam.
O tempo de duração do tratamento também é algo a ser considerado. Para evitar problemas renais ou do trato intestinal, deve-se tomar pelo melhor tempo possível, chegando no máximo a cinco dias de tratamento.
Lembre-se: nunca tome qualquer tipo de medicamento sem a orientação de um médico. Toda substância deve ser ministrada com cuidado.

Contra-indicações:
Como todo remédio, a Nimesulida também tem algumas conta-indicações. Mulheres grávidas ou em período de amamentação; pessoas com insuficiência renal; pessoas com insuficiência cardíaca congestiva; pacientes que tenham alergia ou hipersensibilidade aos componentes da fórmula do medicamento, principalmente o ácido acetilsalicílico; pessoas que sofram de úlceras; pacientes que tenham problemas de coagulação; pessoas que sofram de casos de infecção bacteriana; pacientes que sofram com o mau funcionamento do rim; pessoas que sofram de hipertensão, diabetes ou qualquer doença crônica; crianças com menos de 12 anos; idosos e portadores de broncoespasmos.

Efeitos colaterais:
A Nimesulida, assim como qualquer medicamento, pode causar efeitos colaterais. Portanto, é preciso ficar atento aos sintomas indesejados que possam aparecer. Náuseas; dor de estômago; dor de cabeça; urina escura; diarréia; fraqueza; perda de apetite; reações alérgicas na pele, como coceiras, por exemplo; tremores; sobrecarga renal; diminuição do volume urinário; e diminuição da temperatura corporal são alguns deles.

About the author

Mariah Fernandez

1 Comment

Click here to post a comment

  • Se pra emagrecer eu posso consumir frutas,verduras e carnes e ao mesmo correr pra perder peso.