Início » Saúde » Oleaginosas: Tenha um organismo blindado comendo isso!
Saúde

Oleaginosas: Tenha um organismo blindado comendo isso!

Você sabia que a castanha do Pará previne o câncer? E que a castanha de caju diminui o colesterol? E que a nozes fortalece seus dentes e ossos?



Muito se fala sobre o alto poder calórico das oleaginosas, o que faz com que sejam mal vistas aos olhos de quem deseja fazer uma dieta, porém, se ingerido na quantidade e tempo certo, ela pode te ajudar até a perder peso.

Quer saber mais sobre elas? Nos acompanhe abaixo.

Muitas das dores que temos em nosso corpo estão diretamente ligadas ao nosso sistema cardiovascular. As oleaginosas, em seu extremo potencial atuam diretamente nesse sistema, pois são ricas em gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, nutrientes que atuam deixando o colesterol assim como diversos outros lipídios em um estado bem equilibrado.

Oleaginosas e a memória

A Castanha de Caju potencializa sua memória e concentração pois tem duas vezes mais ferro do que um bife por exemplo, fazendo com que a oxigenação celular flua de forma muito mais limpa e consistente. O ferro também contribui na prevenção do Alzheimer.

Como se já não bastasse, essa pequena castanha pode te ajudar até no mau humor, e até mesmo prevenindo a depressão, pois é rica em aminoácido L-Triptofano.

Por serem de um sabor agradável e de fácil consumo, são muito utilizadas como acompanhamento em refeições. É muito utilizada em receitas de salada no pote, por exemplo.

Os riscos do excesso de oleaginosas

Mas, como nem tudo são flores, devemos nos precaver no consumo destas belezinhas. Por serem tão nutritivas e fortemente equipadas de gorduras, se comermos como se não houvesse amanhã, ela perde todo o efeito nutritivo e passa a piorar diversos pontos da nossa saúde, chegando até a acarretar na perda capilar. Claro que isto num extremo, mas devemos sim manter um controle regrado em seu consumo.

No geral, recomenda-se um consumo médio de 25 gramas de castanhas por dia, mas é muito importante que você faça uma avaliação médica e mantenha um acompanhamento para ver de forma mais apropriada os benefícios.

Além disto, recomendamos que você ingira oleaginosas antes de ir dormir ou como “pós treino”, pois elas possuem uma digestão mais lenta, equilibrando o sono, no caso de dormir, e equilibrando a fome, no caso da atividade física.

About the author

Hanna Gonçalves

Falo tudo pertinente ao gosto da mulher. As últimas da moda, aquele bafão que está todo mundo comentando ou também artigos úteis para toda mulher! Sinta-se em casa pois aqui o espaço é seu :).

Add Comment

Click here to post a comment