Início » Saúde » Óleo de Cártamo e os benefícios para sua saúde
Saúde

Óleo de Cártamo e os benefícios para sua saúde

Emagrecer é uma tarefa difícil para a maioria das mulheres, e em tempos nos quais os quilos a menos parecem ser uma verdadeira obsessão, muitas de nós temos a tarefa de emagrecer como sendo algo fundamental para manter a autoestima em dia. E quando a tradicional receita de alimentação equilibrada e exercícios físicos não parecem surtir os efeitos desejados, a maioria parece disposta a investir pesado em busca de resultados que agradem, o que inclui dietas restritivas, suplementos e até medicamentos.



Óleo-de-cartamo-006

Nos dias de hoje, são várias as possibilidades disponíveis no mercado: alimentos que ganham os holofotes, dietas da moda adotadas por celebridades ao redor do mundo, suplementos e cápsulas que prometem resultados rápidos e duradouros, medicamentos com promessas de milagres bons demais para ser verdade…. e tudo isso ao alcance de vários tipos de consumidores e bolsos, desde os mais apertados até os mais abastados.

Isso tudo é muito bom, é sempre bom contar com opções. Porém é necessário muita pesquisa para separar o joio do trigo e saber se vale a pena investir, se o produto em questão pode provocar algum tipo de dano a saúde ou se ele é realmente eficiente e recomendado. Afinal ninguém quer gastar a toa.

Um dos itens mais celebrados nos últimos tempos por quem está tentando emagrecer é o óleo de cartamo. Tema de várias matérias de revistas, celebrada como uma excelente aliada na busca pelo corpo perfeito e pela barriga chapada, ela vem despertando bastante interesse. Você sabe do que se trata?

Caso não saiba nada ou só tenha ouvido falar no assunto, confira mais informações a respeito deste que é mais um dos destaques do mercado da beleza:

O que é o óleo de cartamo?

Óleo-de-cartamo-002

Cártamo é uma planta asiática parente do girassol. O óleo é produzido a partir das suas sementes e é uma substância importante na indústria bioquímica. Pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e em farmácia de manipulação, em forma de cápsulas.

Quais são os benefícios do óleo de cártamo?

Pesquisas sinalizam que o produto é realmente interessante para quem deseja perder peso, combater a celulite e detonar com a gordura localizada. Entenda a razão de tanto sucesso:

Óleo-de-cartamo-001

  • Atrasa a liberação de gordura para as células: O óleo de cartamo possui entre 60 e 80% de ácido linoleico (ômega 6), que tem como efeito retardar a liberação de gordura ingerida na alimentação para as células. Ela acelera a queima do que chamamos de “gordura boa” – a que gera calor para os órgãos vitais – e obriga o corpo a buscar energia na “gordura ruim”, conhecida por acumular nos lugares errados, como cintura, quadril e barriga.
  • Reduz as taxas de colesterol ruim: Sua composição também inclui entre 20 e 40% de ácido oléico (ômega 9) contribui para reduzir os níveis de colesterol total e do colesterol ruim (LDL) sem causar impactos para as taxas de colesterol bom (HDL).
  • Ajuda a dar um fim na gordura localizada do abdome: A presença do ômega 9 é associada a diminuição da circunferência do abdome por diminuir a produção de cortisol, hormônio responsável pelo acúmulo. Isso significa que você passa a ter ótimas chances de combater os odiados pneuzinhos.
  • Diminui o apetite e aumenta a sensação de saciedade: O óleo de cartamo dá uma ajuda para emagrecer atuando na redução do apetite e aumentando a sensação de saciedade. Estando satisfeita, acabamos comendo menos e, com efeito do ômega 6, ele obriga o organismo a utilizar as nossas gordurinhas acumuladas como combustível.
  • Combate celulite e retenção de líquidos: As propriedades anti-inflamatórias também são excelente investimento para quem está querendo entrar na briga contra a celulite já que ela ajuda a diminuí-las e também a combater a retenção de líquido.
  • Ajuda a retardar o envelhecimento: O óleo de cartamo é rico em vitamina E, considerado antioxidante. Seu efeito é proteger as células contra danos provocados pelos radicais livres. Isso é importante para retardar o processo de envelhecimento – já que protege as células contra morte prematura.
  • Previne aterosclerose: Também devido a presença da vitamina E, o corpo passa a estar mais protegido da aterosclerose, que é uma doença caracterizada pelo acúmulo de placas que endurecem as artérias do coração, reduzindo e até interrompendo o fluxo de sangue para o órgão.

Quanto posso emagrecer usando o óleo de cártamo?

Não há um consenso a respeito de quanto peso podemos perder com o consumo do produto, já que os resultados dependem muito dos nossos hábitos alimentares, da nossa rotina e estado de saúde. Porém nutricionistas elaboram dietas nas quais é possível perder até 4 quilos em 15 dias.

Óleo-de-cartamo-003

De qualquer modo, os efeitos certamente serão visíveis caso o uso do óleo de cartamo seja associado a uma alimentação regrada e a prática de exercícios físicos. Não precisa ser nada muito rigoroso, mas é necessário aliar os bons hábitos ao esforço de perder peso já que milagres não existem, pelo menos não quando pensamos em emagrecer.

Como consumir o óleo de cártamo?

Você pode encontrar o produto em duas versões: in natura e em cápsulas. Você pode utilizá-lo como substituto do óleo de cozinha e como molho para saladas. Caso você prefira as cápsulas, é preciso ingerir até duas ao dia, meia hora antes das refeições diárias principais .

Quais são os efeitos colaterais e contraindicações do óleo de cártamo?

Óleo-de-cartamo-004

A princípio o óleo de cartamo não tem efeitos colaterais, porém por precaução, ele é contraindicado para crianças, gestantes, mulheres que estejam amamentando e pessoas portadoras de diabetes. Para estes, o indicado é procurar um médico para avaliar se o produto pode ser consumido.

Onde comprar óleo de cártamo?

É relativamente fácil encontrar o produto já que ele está em evidência: lojas e empórios de produtos naturais, farmácias de manipulação e lojas de suplementos esportivos são locais onde você pode adquirí-lo, porém é preciso manter o olho vivo:

  • Verifique a origem do item e se ele possui selo da ANVISA.
  • Verifique no rótulo se a quantidade de CLA (ácido linoléico conjugado / ALC) é superior a 70% nas informações de composição do produto. Caso seja, o produto não atende às normas da ANVISA.

Essas dicas são fundamentais para fazer uma boa compra. Caso o produto tenha origem duvidosa ou viole as normas, são grandes as chances de seu consumo causar algum problema de saúde.

Lembre-se:

Por mais que você deseje emagrecer com todas as suas forças, nunca adote dietas, suplementos ou alimentos sem antes consultar um nutricionista ou endocrinologista. Isso porque nunca se sabe quais são as implicações de certos itens em sua saúde, pois é bem comum haver algo que deve ser levado em consideração antes de partir para o ataque contra os quilos a mais da balança. Lembre-se que a sua saúde está em primeiro lugar e não pode ser prejudicada por uma questão de vaidade.

Óleo-de-cartamo-005

Outro item importante que vale a pena repetir: é necessário praticar atividades físicas e ter uma alimentação equilibrada para potencializar os efeitos. Por mais que o óleo de cartamo possa ser benéfico, ele é apenas um “auxiliar” no emagrecimento: não basta somente ingerir cápsulas e esperar seus efeitos. Você também precisa dar uma forcinha para que ele funcione.

Tenha hábitos saudáveis, invista em caminhadas, academia ou atividade de sua preferência e aproveite!