Início » Cuidados com a Pele » Peeling de Ácido Retinoico: Funciona? Veja Antes e Depois (+Receita Caseira)
Cuidados com a Pele

Peeling de Ácido Retinoico: Funciona? Veja Antes e Depois (+Receita Caseira)

O que é o peeling de ácido retinoico? Nesse artigo vou contar tudo sobre esse peeling revolucionário pra vocês.


O que é Peeling de Ácido Retinoico?

O ácido retinoico pode ser conhecido também como vitamina A ácida, e é um dos ácidos mais conhecidos e utilizados na composição de peelings químicos com ações superficiais.

peeling ácido retinoico

Peeling agindo...
O peeling de ácido retinoico nada mais é do que a aplicação do ácido sobre a pele, uma técnica utilizada para promover a descamação da derme e, consequentemente, estimular a produção de colágeno, que será responsável pela reorganização das fibras elásticas danificadas pela exposição ao sol e pela melhora na irrigação e hidratação da pele.

Como funciona o Peeling de Ácido Retinoico?

Para o procedimento do peeling de ácido retinoico, existem alguns cuidados que devem ser tomados antes e depois de sua aplicação. Entenda um pouco mais:

Preparação pré-peeling: Dias antes do tratamento, você deverá fazer a aplicação de cremes tópicos pré-peeling a base de ácidos, que serão indicados por um médico especializado. O principal motivo desses cremes é maximizar os resultados do procedimento.

Aplicação do peeling: A aplicação do peeling de ácido retinoico é feita em concentrações de 5 à 10%. Se você for aplicar um peeling com concentração de 10%, que é considerada alta, a aplicação só pode ser feita por um médico em consultório.

Peeling de ácido retinóico


Passo a passo do Peeling de Ácido Retinóico

O produto é de um aspecto muito semelhante com o de uma base.

Ele será aplicado sobre seu rosto e ficará agindo por cerca de 2 a 6 horas, portanto, você voltará para casa com o produto e, depois do tempo indicado pelo seu profissional, deverá retirá-lo apenas com água.

Peeling de ácido retinóico antes e depois

Além da região do rosto, você pode fazer esse tratamento no pescoço, colo e mãos, mas com concentrações diferentes.


Cuidados pós peeling

Depois da aplicação do peeling, sua pele poderá ficar muito sensível e um pouco avermelhada. Esses efeitos sumirão dentro de alguns dias e, haverá descamação entre o segundo e o quinto dia após o procedimento.

Peeling de ácido retinóico

Após o peeling, lembre-se de evitar se expor ao sol por tempos excessivos e sempre use um protetor solar, aplicando-o no mínimo 3 vezes ao dia. Cremes tópicos pós peeling também poderão ser indicados pelo médico para recuperar a pele.


Indicações do Peeling de Ácido Retinóico

O peeling de ácido retinóico pode ser muito eficaz no tratamento contra os:

  • Sinais de envelhecimento proporcionados pelo sol;
  • Manchas solares;
  • Sardas escuras e brancas;
  • Melasmas,
  • Cloasmas,
  • Manchas causadas pela acne;
  • Estrias recentes.
O procedimento pode ser indicado também para melhorar o aspecto da pele, como pequenas imperfeições, rugas finas e poros dilatados.

peeling de ácido retinoico


 

Contraindicações do Peeling de Ácido Retinóico

O procedimento do peeling de ácido retinóico não é indicado para pessoas que possuam peles com fototipos muito altos, que sejam sensíveis ou que possuam ferimentos, como herpes ativo, por exemplo.

 Gestantes e portadores de sensibilidade ao ácido retinoico também devem evitar o tratamento. Outras contraindicações podem ser encontradas a partir de uma avaliação médica. 

Peeling de ácido retinóico caseiro

Agora que você já sabe como funciona o tratamento de pele feito com peeling de ácido retinoico é só procurar uma dermatologista e fazer o seu para ter uma pele renovada, sem manchas e com aparência muito mais jovem.


Receita de Peeling de Ácido Retinóico Caseiro

Ingredientes:

  • Vinagre de maçã integral A5% (5% de acidez); ou para cada 3 colheres de sopa de vinagre de maçã comum com 1 colher de sopa de água – O ideal é usar o integral mas caso não consiga, basta fazer a misturinha.
  • Meia cebola.

Modo de fazer:

Mergulhe a cebola no vinagre por 10 minutos. Após a infusão, esfregar cebola na pele por 5 minutos, onde deseja clarear ou remover manchas.

Enxágüe com água abundante.

 O ideal é não ir ao sol com o produto para não manchar a pele. Não pode sobrar resíduo da mistura na pele.  

Após terminar de enxaguar, aplicar protetor solar. – Repita diariamente por 2 semanas ou até obter o resultado do peeling caseiro de ácido retinóico  desejado.

Serve para manchas, melasmas e manchas senis.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...