Início » Cuidar da pele » Pele oleosa, cuidados e dicas que devem ser seguidos
Cuidar da pele

Pele oleosa, cuidados e dicas que devem ser seguidos

Brilho excessivo, maquiagem derretida, poros dilatados, surgimento de cravos e espinhas… Toda mulher já passou por algum desconforto por causa da oleosidade em excesso em algum momento da vida. Isso pode acontecer por diversas causas, entre elas, herança genética, excesso de sol, alterações hormonais, variações climáticas, stress e até alimentação desregrada.



sabonete-pele-oleosa-_mini

Como as causas podem ser internas, a primeira coisa que se deve fazer em casos extremos é procurar um médico para saber o que há de errado e receber o tratamento adequado. Mas se seu caso não é tão grave assim, há alguns cuidados que, se forem aplicados com frequência, podem melhorar os sintomas gradativamente.

Alimentação e cuidados com o corpo

Primordial para a nossa beleza, a alimentação correta é uma aliada na conquista de uma pele mais bonita. Você com certeza já ouviu aquela famosa frase “você é o que você come”. E é verdade, pois os nutrientes aos quais nosso corpo tem acesso nutrem a pele, melhorando seu aspecto de dentro para fora.

Procure manter uma dieta rica em fibras, vegetais, frutas, legumes, carnes magras e também leite e derivados magros. Além desses alimentos serem fonte de vitaminas e minerais que neutralizam radicais livres, contém fibras que melhoram o funcionamento do intestino. Tente evitar alimentos gordurosos e industrializados, pois são cheios de sódio, mineral que ocasiona a retenção de líquidos.

Diminuir o consumo de açúcar também é importante, pois este composto, principalmente quando combinado com alimentos gordurosos, tem ação acidificante no sangue, criando dificuldades da pele respirar adequadamente.

Ingerir cerca de 2 litros de água diariamente ajuda a hidratar a pele de dentro para fora e purifica o organismo.

Praticar atividades físicas ajuda a oxigenar o sangue, tonificar os músculos e levar nutrientes para a pele. Além de se exercitar, é preciso também descansar para manter o viço da pele. Dormir cerca de 8 horas por noite recupera o organismo e te dá uma aparência “descansada”.

Os maiores vilões da pele bonita são: cigarro e bebida alcoólica. O cigarro destrói a vitamina C, que mantém as fibras de colágeno presas à pele e aumenta a quantidade de radicais livres no organismo. O consumo de bebidas alcoólicas em excesso, além de causar desidratação, esgota as reservas de vitamina A do corpo. Esse nutriente é um importante antioxidante que promove a tonificação e manutenção do aspecto saudável da pele.

mulher-das-frutas-1024x838

 Rotina de cuidados

Uma rotina de cuidados com a pele deve incluir limpeza, tonificação e hidratação todos os dias. Uma esfoliação também é indicada, mas recomendada apenas algumas vezes por semana.

Os produtos para limpeza e tonificação usados precisam remover as impurezas da pele de forma equilibrada para não ressecar e nem acelerar a produção de oleosidade. O ideal é lavar e tonificar a pele apenas duas vezes ao dia pois estes produtos, se usados repetidas vezes, podem causar o efeito inverso: na falta de gordura, as glândulas sebáceas reagem produzindo mais sebo. Lavar o rosto com água quente também incentiva maior produção de sebo.

Para controlar a oleosidade, os sabonetes precisam ter pH neutro, entre 5,5 e 7,0 e ingredientes como ácido salicílico, enxofre e sulfacetamida. Os tônicos adstringentes recomendados são os sem álcool, pois não agridem nem ressecam a pele.

Há quem acredite que pessoas de pele oleosa não precisam ou não podem usar hidratantes, mas na verdade o uso é indicado. Procure por produtos recomendados para o seu tipo de pele e que sejam oil free, sem óleos na composição.

Oleosidade-1024x768

 Maquiagem

Na hora de escolher a maquiagem, procure também por produtos indicados para peles oleosas, sem óleo na composição e hipoalergênicas. Existem muitas marcas no mercado que produzem primers, bases, corretivos e pós com efeito matte, que deixam a pele com aspecto seco, ideais para disfarçar o brilho da oleosidade excessiva.

Outra dica importante não só para controlar a oleosidade, como para melhorar a saúde da pele em geral é nunca dormir de maquiagem. A pele já acumula impurezas normalmente durante o dia e dormir de maquiagem só colabora para que a pele fique mais suja e o poros fiquem entupidos.

cuidar da pele 3

Proteção solar

Seja qual for seu tipo de pele, se proteger do sol todos os dias é muito importante, mesmo quando está nublado. Não se esqueça que vivemos em um país com um grande incidência solar durante todo o ano. A luz do sol é uma das principais causas do envelhecimento precoce da pele e a exposição exagerada também pode estimular a produção da oleosidade.

Hormônios

Além de consultar seu dermatologista, converse também com seu ginecologista e endocrinologista. Às vezes o problema da oleosidade vem de distúrbios hormonais. Algumas doenças tem como sintoma aumento da oleosidade da pele do rosto e é preciso estar com os exames em dia para saber como está o seu corpo e se suas taxas hormonais estão normais.

Vantagens da pele oleosa

A pele oleosa também tem suas vantagens, como: proteção da superfície da pele, perde menos hidratação natural e auxilia na renovação celular.

Aprendendo a controlar o brilho e o excesso de oleosidade, é possível conviver com esse tipo de pele sem constrangimentos.