Início » Cabelo » Penteados simples, veja exemplos
Cabelo Moda

Penteados simples, veja exemplos

A vaidade é uma das marcas mais notáveis da mulherada, especialmente no que diz respeito aos cabelos. Mas claro que essa atenção toda não é a toa: afinal as madeixas funcionam como molduras para o rosto feminino, ressaltando os pontos fortes e disfarçando aquilo que consideramos como ponto fraco. Se isso é importante no dia-a-dia, mesmo enquanto estamos apenas cuidando da rotina, imagina quando precisamos sair de casa ou estar em um evento ou compromisso especial? Nesse caso é preciso pensar em penteados.



Penteados-simples

Há infinitas possibilidades de penteados para todos os tipos de cabelos, porém nem todas nós dispomos de tempo, habilidade ou dinheiro para fazer os mais elaborados. Mas para a nossa sorte há também penteados simples que podem ser feitos com um pouco de prática e que servem muito bem para os compromissos mais importantes. Desde que você tenha os produtos certos em casa, é possível utilizar um penteado simples até mesmo nas ocasiões mais solenes como um casamento, festa de debutante ou formatura.

Dicas para escolher o penteado perfeito

A melhor dica para escolher o penteado perfeito para a ocasião é levar em consideração os seguintes fatores:

Horário e local:

Alguns dos locais aos quais precisamos ir nem sempre prezam pela informalidade, então esse conhecimento é fundamental para saber se algo mais simples dá conta do recado ou se precisará ter uma aparência mais formal e cuidada.

Roupa que pretende usar:

Quando temos uma festa ou um local importante para ir, logo pensamos na roupa, não é? Há algumas combinações que apresentam mais harmonia do que outras, especialmente em penteados que precisam de acessórios.

Características do seu cabelo e rosto:

Não adianta muito fazer um penteado só porque ele está na moda. Para aproveitar melhor suas possibilidades você deve pensar nas características de suas madeixas, assim como naquilo que ressalta os pontos fortes das suas feições. É importante que sua escolha beneficie sua autoestima, portanto não se deixe levar somente pela moda!

Conforto e praticidade:

Outra coisa que não é muito boa é fazer um penteado que não é prático e nem confortável. Ninguém merece ter o cabelo desmanchando bem quando você ainda precisa ficar mais tempo fora de casa. Sempre que possível, escolha algo que seja prático e durável.

Você precisará ter em casa:

Há alguns itens que você precisa ter em casa caso pretenda fazer penteados. Seja dos mais simples até os elaborados, eles quase sempre serão necessários dependendo de quais são os seus planos:

Penteados-simples-2

  • Pentes e escovas
  • Grampos, prendedores e clipes para cabelos
  • Bobes
  • Secador de cabelo
  • Modeladores ou babyliss
  • Prancha ou chapinha
  • Texturizador
  • Fixadores

Vale lembrar que a maioria dos penteados, para ter um aspecto de salão, necessita de uma escova no cabelo, o que faz com que os grampos, prendedores e secador sejam fundamentais. Já se você gosta dos cachos, os modeladores são essenciais. Em ambos os casos, o fixador é uma necessidade, portanto sempre invista em um produto que seja o mais adequado para o seu cabelo.

Além dos objetos listados acima, ainda há outros que são um caso a parte, mas se você gosta de variar na aparência e caprichar mais nos penteados, vale a pena ter:

  • Esponja para coque rosquinha
  • Bumpits (serve para criar os efeitos de volume no topo e topetes)
  • Esponja com arame flexível (para coque donuts ou rosquinha).

Esses itens estão sendo utilizados para penteados que estão na moda nos últimos tempos e que, para nossa vantagem, são do tipo clássico e que dificilmente significarão dinheiro jogado fora. Portanto, se você puder investir, a aquisição pode valer muito a pena.

Tipos de penteado:

Veja agora os principais tipos de penteados e as vantagens e desvantagens de cada um deles:

Penteados simples com cabelos presos:

Penteados-simples-002

Grande parte dos penteados são feitos com o cabelo preso. Isso porque eles são versáteis e combinam com a grande maioria dos ambientes, seja ele informal ou sofisticado. Também funcionam bem com quase todos os tipos de looks.

Entre os penteados mais simples com cabelos presos temos os coques – cada vez mais presentes e nos mais diferentes estilos – as tranças e o rabo de cavalo – que, com algumas adaptações também conseguem harmonizar com ambientes formais. Para esses, o grande segredo está em apostar em um fixador, que é para manter as madeixas no lugar pelo tempo que for necessário.

Penteados-simples-cabelo-preso-001- Penteados-simples-cabelo-preso-002- Penteados-simples-cabelo-preso-003

Penteados-simples-cabelo-preso-004 Penteados-simples-cabelo-preso-005 Penteados-simples-cabelo-preso-006

Penteados simples com cabelos soltos:

Penteados-simples-cabelo-solto-001

Os penteados feitos com cabelos soltos são capazes de proporcionar um toque de princesa para a maioria dos looks. Eles são femininos e muito práticos para fazer, além de versáteis e serem adequados a maioria dos ambientes. O problema é que eles podem não apresentar a mesma durabilidade se comparado aos penteados com cabelos presos, além de não serem as escolhas mais adequadas caso o local onde você deve ir possa estar muito quente ou caso tenha de participar de um almoço ou jantar.

Eles podem surgir em conjunto com o coque ou a trança, assim como em mechas levemente torcidas ou presos nas laterais. Porém, embora estejam soltos eles não dispensam o uso de um fixador, para manter os fios no lugar.

Penteados-simples-cabelo-solto-002 Penteados-simples-cabelo-solto-003 Penteados-simples-cabelo-solto-004 Penteados-simples-cabelo-solto-005 Penteados-simples-cabelo-solto-006

Exemplos e tutoriais de penteados simples:

Confira alguns tutoriais que podem facilitar muito a sua vida na hora de cuidar do visual antes dos seus compromissos!

Lembre-se:

Se você gosta de lidar com as madeixas e se diverte fazendo penteados, então preste bastante atenção a hidratação e outros tratamentos. Se os looks preferidos exigem o uso frequente de secador, prancha de alisamento ou babyliss invista em produtos de proteção térmica para proteger os fios das altas temperaturas, ok?