Início » Saúde » Período Fértil: Quando e como calcular? Sintomas, Tabelinha de Ovulação
Saúde

Período Fértil: Quando e como calcular? Sintomas, Tabelinha de Ovulação

Você sabe o que é o período fértil? Não?! Pois bem hoje vamos explicar neste artigo tudo sobre essa fase, de forma simples para que você entenda.

tabelinha periodo fertil
Exemplo de Tabelinha PARA ENGRAVIDAR(Salve e Imprima para controlar seu PERÍODO FÉRTIL!!!).

O que é o Período Fértil?

Esse é um período que a mulher tem durante o mês que ela está mais apta a engravidar, pois é quando ocorre a ovulação.

Este período ocorre geralmente 14 dias antes da menstruação e tem durabilidade média de 6 dias.

Calculando seu período fértil
Para calcular o período fértil é preciso saber o primeiro dia da menstruação e calcular três dias antes e três dias depois, que vai dar o dia mais propício para engravidar. Isso não acontece com mulheres que possuem o ciclo irregular.

Além de tudo, é de suma importância que a mulher conheça seu ciclo pois cada organismo funciona de uma forma.


Como saber se está no período fértil usando a tabelinha?

Muitas mulheres já usam ou usam, a conhecida tabelinha, para saber quando estão no seu período fértil.

Tabelinha do Período Fértil
Outro exemplo de tabelinha do Período Fértil.

Essa tabelinha é muito utilizada por mulheres que desejam ou não engravidar, pois assim podem obter maior conhecimento sobre o seu período fértil.

O problema no controle via tabelinha é que só dá certo com mulheres que possuem o ciclo menstrual muito regulado.

tabela periodo fertil para imprimir
Para saber com precisão o período fértil e usar a tabelinha é necessário que o ciclo menstrual seja um reloginho, completamente regrado, sem atrasos.

Sintomas do Período Fértil

Para detectar o PERÍODO FÉRTIL através do sintomas, observe:

 1º sintoma Observe as datas: Faça um cálculo do período fértil, que normalmente ocorre entre o 10 e 15 dias do início da menstruação. Veja bem, você deve contar desde o primeiro dia da menstruação para chegar no período certo;

 2º sintoma  – Odor forte no corpo: Geralmente quando a mulher vai menstruar o corpo libera um odor mais forte produzido pelo FSH que é o responsável pelo amadurecimento dos óvulos. Os últimos darão início a fabricação do estrogênio, que é o responsável por liberar o odor forte que a maioria das mulheres sentem quando estão no período fértil;

 3º sintoma  – Cólica fraca: Conforme os óvulos vão ficando maduros o estrogênio vai agindo dentro do útero da mulher. Esse processo faz com que o endométrio cresça torando-se pronto para receber o óvulo e ser fecundado. Esse fato pode fazer com que a mulher tenha cólicas;

 4º sintoma  Aumento da temperatura do corpo: Quando estiver faltando 14 dias para que a menstruação desça novamente, alguns óvulos já estarão maduros fazendo com que o hormônio LH apareça no sangue e no prazo de 30 horas dá-se o início da ovulação, que é compreendido como período fértil da mulher, tendo como sintoma mais importante o aumento da temperatura do corpo feminino;

 5º sintoma Corrimento como uma clara de ovo: Quando dá-se o início da ovulação os óvulos são lançados para as trompas fazendo com que o ovário comece a produzir a progesterona responsável por preparar a caminha para receber o feto. É quando ocorre o corrimento com espessura e coloração de clara de ovo.

 6º sintoma Aumento da líbido: A mulher costuma ter mais vontade de ter relações nesse período. O número aumenta de 0,29 para 0,34%. Isso acontece porque há uma força biológica onde, na mulher, aumenta o desejo durante a ovulação. Esse comportamento é bem semelhante ao de outros mamíferos.

sintomas do período fértil


 

Período Fértil e Ovulação

A ovulação acontece quando, em alguma parte do ovário, num local chamado folículo de Graaf, completa a maturação liberando um ovócito que é o gameta feminino.

O ovócito é liberado e recolhido pelas tubas uterinas que dentro tem células ciliadas que, com a locomoção, vai movendo o óvulo para o útero e lá ocorre a fecundação se há o espermatozóide (espermatozóide pode se encontrar com o óvulo nas próprias trompas).

Entender quando ocorre a ovulação é essencial para saber qual o melhor dia para engravidar, seja querendo ter um filho ou querendo evitar.


Compreendendo o Ciclo Menstrual

A menstruação é a queda da mucosa formada na parede interna do útero para receber o feto chamada endométrio.

Quando ocorreu a ovulação e o óvulo não foi fertilizado, com o útero já preparado, então ele “derrete” e cai em forma de menstruação e começa um novo ciclo.

A contagem deve ser atenta, deve-se levar em conta as menstruações anteriores, de quantos dias levaram o ciclo menstrual da mulher para se ter uma base de quantos dias vai levar para que a próxima ovulação possa ser calculada.

Muitas mulheres levam 26 dias com um ciclo menstrual, outras podem levar até 31, nos casos normais.

O período fértil ocorre antes da menstruação. Caso tenha ocorrido a fecundação, a mulher não irá menstruar. Caso contrário, o endométrio irá descamar e a menstruação irá descer.

Menstruações irregulares podem acontecer também em mulheres novas (menarca), assim que começam a menstruar na puberdade ou mulheres mais maduras, quando entram na menopausa – última menstruação.

Quais os dias mais férteis?
Caso seu ciclo seja de 28 dias, a ovulação pode acontecer com 14 dias imediatamente depois da menstruação. Isso quer dizer que o período fértil vai compreender entre 1 dia depois da metade (15) e 4 dias antes da metade (10). Esses são os dias mais férteis para engravidar.

Por exemplo, a mulher menstruou no dia 31 então ela vai ovular no dia 14 e o período fértil vai compreender entre 15 e 10. Ter relações entre esses dias ou um pouco antes, ou começar a a ter relações a partir desses dias aumentam as chances de gravidez.

Essa é uma forma simples de calcular o período fértil.


Período Fértil no homem

O homem também possui, não um período fértil, mas uma forma de fertilizar mais rápida.

O período fértil masculino dura a vida toda, e até há casos de homens com mais de 60 anos que conseguiram engravidar uma mulher.

A dica para que ele consiga engravidar uma mulher mais rápido é ter relações pelo menos 3 vezes por semana. Dessa forma, a ejaculação sai mais lisa e com o sêmem com mais qualidade fazendo com que o espermatozóide consiga sobreviver até a chegada do óvulo.

Período Fértil Irregular

Muitas mulheres possuem o famoso período fértil irregular.

Dessa forma, torna-se mais difícil a identificação do período por meio de tabelinha sendo necessário estar atento aos sintomas do período fértil que citamos acima.

O anticoncepcional, que é um medicamento que visa inibir a fertilização, é um dos principais culpados pelo período fértil irregular porém o mesmo também pode ser causado por:

  • Estresse;
  • Ansiedade;
  • Sono irregular;
  • Má alimentação.

Desta forma, fique sempre atenta ao muco expelido e também a temperatura basal. Caso seu objetivo seja não engravidar, sempre use um método contraceptivo seguro.


Pílula do dia seguinte e Período Fértil

A pílula do dia seguinte é um medicmanto que contém uma alta carga de hormônio que visa impedir ou retardar a liberação do óvulo, impedindo a gravidez.

Ela também age impedindo a formação do endométrio gravídico, a mucosa desenvolvida na parede do útero que é um ambiente pronto para receber o óvulo fecundado. Se não está pronto, tem menos chances de ocorrer a gravidez.

A pílula é uma profilaxia para não acontecer a gravidez e deve ser tomada até 72 horas após a relação sexual desprotegida, para ter sua eficácia garantida.

Não se pode utilizar a pílula com frequência pois pode ocorrer problemas no organismo como o período fértil irregular e diminuição de sua eficácia.


Período Fértil e Gravidez

A fecundação geralmente ocorre nas trompas de falópio quando o óvulo está em direção ao útero, onde o espermatozóide está em direção ao óvulo. Esse nome também pode ser conhecido por concepção.

Assim que ocorre a fecundação, o óvulo fecundado migra para o útero para se desenvolver, sendo nutrido pelo endométrio (mucosa mais espessa) e não há a menstruaçã0. O sangue que sai na menstruação é justamente essa camada no útero que vai nutrir o óvulo fecundado. O Espermatozóide ao encontrar o óvulo, atravessa sua membrana.

A mulher pode sentir uma dor ou desconforto quando há a fecundação, mas fique atenta que essa dor também aparece na ovulação, e pode ser confundido. Na ovulação ela sente o peritônio, mas na fecundação pode aparece um muco rosado na vagina fazendo assim um ser distinguido do outro.


A Ansiedade é a primeira delas. Geralmente a mulher passa muito tempo procurando informações de como engravidar e fica se cobrando, acaba por mudar as rotinas biológicas e prejudicando a ovulação. É bom você tirar uns dias com seu marido para um lazer a dois. A Poluição também é um dos casos que prejudica a ferttilização, assim como os remédios. Como o ciclo menstrual depende de vários hormônios como progesterona, estrogênio e outros que ativam o funcionamento de partes do sistema reprodutivo, com a poluição vai aumentar a toxidade do corpo e interagir com esses hormônios prejudicando o período fértil da mulher. As drogas também podem ocasionar isso, como fumo, álcool e outras drogas ilícitas. Obesidade e Má-alimentação estão também ligados com a infertilidade feminina principalmente visto que quando a mulher engorda, ela fica com mais disfunções no organismo na ovulação. E por último, o menos importante, mas que deve ser levado em conta. Hoje em dia a mulher leva uma vida normal igual a do homem, trabalhando, com vida independente e acaba deixando os planos de engravidar para depois. Mas quando ela chega a 35 anos já fica difícil de engravidar, apesar de ainda não estar na menopausa.

Existe algumas ervas que ajudam a regular o período menstrual e melhorar a fertilidade da mulher

  • Gérmen de trigo
  • Raízes (Inhame, macaxeira, batata-doce)
  • Ginseng
  • Erva cidreira
  • Camomila
  • Cardo santo
  • Inhame selvagem

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...