Início » Uncategorized » Pole Dance: Origem, Significado, Benefícios e Dicas
Uncategorized

Pole Dance: Origem, Significado, Benefícios e Dicas

Já ouviu falar na prática do pole dance para tonificar o corpo? Veja aqui tudo sobre esse sucesso entre as famosas!

A prática do pole dance está bem diferente do que conhecemos, as academias e estúdios estão investindo nessa modalidade que está cada vez mais ganhando adeptos por causa dos resultados incríveis que traz para corpo, queima de calorias, ganho de massa muscular e preparo físico. Conheça no texto a seguir tudo sobre o pole dance e seus benefícios para o corpo e autoestima.



O que é o pole dance?

O pole dance por muitos anos ficou conhecido apenas por ser uma dança sensual praticada em casas de show por mulheres para satisfazer fantasias masculinas. Muitas vezes misturava-se o pole dance com a prática de strip-tease, mas essa técnica ganhou mais espaço e seu significado não se restringe só a isso na atualidade.

O pole dance significa dança com o poste, que literalmente os movimentos descrevem exatamente essa prática. A técnica necessita de um mastro feito de metal e os movimentos e danças usando o corpo em equilíbrio e desafiando a gravidade são feitos com ele.

Origem do pole dance

A história do pole dance é um pouco contraditória, algumas vertentes defendem que a sua origem se deu na Inglaterra na década de 80 e depois com os anos se espalhou pela Europa, principalmente em Portugal.

A outra corrente defende que o pole dance começou na Índia, como uma prática diferenciada da yoga, como se fosse uma yoga “no ar” equilibrada pelo poste, por causa dos movimentos e sustentação do corpo através dos músculos e trabalho da respiração e concentração.

Benefícios

Se você procura uma atividade física não monótona, que estará sempre em evolução, que queima mais de 500 calorias por uma hora de prática, que tonifica todos os músculos de uma vez só, que em 3 meses você já obtém resultados satisfatórios no seu corpo, então a prática do pole dance é perfeita para você.

O pole dance deixou de ser apenas uma dança sensual para se tornar uma prática de exercícios muito recomendada por educadores físicos, exatamente por todos os benefícios que o pole dance traz ao corpo.

Emagrece

Para quem quer emagrecer é uma opção excelente, a prática requer muito esforço e equilíbrio do corpo para os movimentos, em apenas uma aula com 60 minutos de duração você chega a perder em média 600 calorias.

Tonifica o corpo em poucos meses

Os movimentos do pole dance exigem contração muscular da parte superior do seu corpo e da parte inferior também, ao mesmo tempo. Para executar os movimentos e equilibrar o corpo contra a gravidade todos os músculos do corpo estarão em trabalho, principalmente o dos braços, aos se segurar e os do abdômen que tem que estar contraídos para se segurar na barra.

Para quem gosta de braços definidos e barriga chapada o pole dance é perfeito, em poucos meses você já poderá observar as mudanças no seu corpo e seus músculos ficando bem definidos, principalmente nessas áreas.

Quem quer perder gordura e ganhar massa magra esse é o tipo de exercícios ideal para você alcançar resultados satisfatórios em poucos meses.

Melhora a autoestima

A prática desse exercício também ajuda e faz bem à autoestima, porque o seu corpo fica bem evidente durante os movimentos, você melhora e alcança resultados a cada semana de prática, seus músculos vão ficando mais fortes e definidos, o que ajuda muito na recuperação de pessoas com autoestima baixa.

O pole dance melhora a respiração durante os movimentos, você aprende a controla-la da melhor forma.

Qualquer pessoa pode fazer?

Sim, o pole dance é indicado para qualquer pessoa que deseja e admira a prática, seja para perder peso, seja para ganhar massa muscular e definir o corpo, seja para aprender uma arte nova, para dançar, para exercitar seu lado sensual ou para aumentar sua autoestima.

A prática só não é recomendada para pessoas que possuem hérnia de disco e problemas de labirintite, porque os movimentos poderão prejudicar ainda mais a sua situação.

Antes da prática, o ideal é você consultar um médico ou um educador físico, expor suas necessidades e se informar se essa prática é ideal para o seu caso, para que não prejudique sua saúde de nenhuma forma.

Dicas

Algumas sugestões são dadas para a prática do pole dance, não é indicado que você faça uso de hidratantes corporais e óleos no corpo antes da aula, porque os movimentos e equilíbrio dependem exclusivamente do atrito da pele com o bastão de metal.

Se a pele estiver revestida com esses produtos não será possível qualquer movimento.

Outra dica que os instrutores de pole dance dão é sobre a vestimenta ideal para a aula, normalmente são usados shorts curtos e um top, que são as roupas ideais para que a maior parte do seu corpo e sua pele fiquem expostas para possibilitar o atrito e movimentos típicos do pole dance.

E aí, gostaram dessa dica? Faça uma aula experimental!

About the author

Juliana Celestino

Add Comment

Click here to post a comment