Início » Saúde » Quando ir a um Psicólogo?
Saúde

Quando ir a um Psicólogo?

Veja aqui os principais motivos para recorrer a um psicólogo e o que acontece nas consultas.

O tabu que existe com a profissão do psicólogo ainda existe, as pessoas não sabem ainda quando devem procura-lo e o que é necessário sentir e ver que ele é a melhor opção. O mito de que o psicólogo só serve para quem é “doido” ainda existe e sofre esse preconceito, por esse motivo o artigo de hoje é especial para desmistificar tudo isso e tirar todas as suas dúvidas sobre o que é preciso sentir para ir se consultar com um profissional , o que acontece nas sessões, qual a diferença de psicólogo e psicanalista e etc. Veja a seguir!



Para que serve um psicólogo?

Primeiramente deve-se desmentir o tabu de que o psicólogo é só para quem é “doido” ou que tenha “problemas mentais”, isso na verdade não tem nada a ver com a profissão do psicólogo.

O psicólogo é um profissional graduado na saúde mental, é uma terapia para quem sofre de ansiedade, distúrbios, depressão, traumas, dificuldades de relacionamento, transtornos, dificuldades de lidar consigo mesmo, dificuldade de lidar com problemas, com pessoas, ou seja, problemas que todos temos, não é mesmo?

Ir a um psicólogo e participar de uma sessão serve para você se entender melhor e dessa forma lidar com suas dificuldades pessoais, familiares, profissionais e sentimentais da melhor forma possível, com mais clareza, menos sofrimento.

O psicólogo serve para você enxergar caminhos diferentes de solução dos seus problemas que antes você não enxergava, por se conhecer menos, por não refletir de uma nuance diferente aquele problema que parecia não solucionável.

O psicólogo serve para você se conhecer melhor, entender suas atitudes, entender o seu passado, presente e se corrigir para um futuro mais consciente e mais sábio. O psicólogo faz você ficar mais sábio sobre você mesmo e suas atitudes.

Quando devo ir a um psicólogo?

Algumas pessoas sentem a dificuldade de saber a hora certa de procurar um e para facilitar isso nós vamos listar aqui algumas ações que você deve analisar para saber se estão acontecendo na sua vida, se a maioria delas for reconhecida por você é a hora de marcar uma consulta e se ajudar.

Especialistas afirmam que a ansiedade e a depressão são o mal do século e que mais da metade de toda a população mundial sofre de algum transtorno desencadeado pela ansiedade e nem percebe e a melhor solução é procurar um tratamento e terapia o mais rápido possível para que isso não acumule e vire um problema maior no futuro.

Veja aqui se você se encaixa em algumas dessas situações:

  • Sofre de insônia durante a noite, por várias noites repetidas, fica pensando em todas as coisas que tem pra resolver e não consegue dormir;
  • Dores no estômago quando fica muito nervosa e agitada;
  • Pensamentos cíclicos e repetitivos
  • Obsessão por alguma ação como lavar as mãos toda hora, verificar se a porta está trancada por várias vezes, tomar muitos banhos e ações repetidas;
  • Comer muito por ansiedade e depois vomitar intencionalmente;
  • Baixa autoestima;
  • Não quer mais sair de casa;
  • Não tem vontade fazer nada;
  • Não quer mais ver e sair com seus amigos;
  • Nada mais tem graça;
  • Dorme e acorda com pensamentos negativos;
  • Acha-se um fracasso;
  • Chora diariamente e sem motivo;
  • Sentimentos à flor da pele;
  • Irritabilidade exagerada;
  • Dificuldades para se relacionar;
  • Problemas familiares;
  • Traumas de infância;
  • Divórcio;
  • Morte na família ou de alguém próximo;
  • Fim de relacionamento duradouro que trouxe muito sofrimento.

Viu como os motivos são comuns e muito presentes na vida de todo mundo? Todo mundo já passou por dificuldades e se elas estão atrapalhando o seu dia a dia, estão atrapalhando o seu rendimento no trabalho ou na vida pessoal, é um problema a ser tratado no psicólogo, que ajudará você a superar a dificuldade que está passando, seja ela qual for.

A função do psicólogo é apenas ajudar, ele não vai te atrapalhar em nada. Ir a um psicólogo é um motivo de orgulho, pois você está interessada em conhecer a si mesma para saber lidar da melhor forma com os problemas na vida e sabemos que problemas todos temos.

Se você se viu em algumas das situações listadas acima, procura um psicólogo e comece logo sua terapia, o investimento é em si mesmo.

O que acontece na sessão de psicólogo?

A sessão com um psicólogo não é um bicho de sete cabeças, não precisa ter medo. O profissional vai tentar te deixar confortável ao máximo, não vai forçar você a se abrir de uma vez e falar todos os seus medos e frustrações na primeira sessão.

Na sessão você vai expor o que se sente à vontade para dizer, seu nome, o que faz da vida, seu cotidiano, o que te faz bem, o que te faz mal, seu círculo social e etc.

O psicólogo vai ser seu novo amigo e confidente, uma pessoa fora do seu círculo social com quem você poderá dividir suas dificuldades.

O ideal é que todas as pessoas pudessem e tivessem acesso a um psicólogo, como saúde pública preventiva, com toda certeza a ansiedade e depressão da população seria em menor escala e conflitos poderiam ser evitados.

Se você sentiu que está pronto para frequentar um consultório com um psicólogo nos conte como foi sua experiência nos comentários.

Até a próxima!

About the author

Hanna Gonçalves

Falo tudo pertinente ao gosto da mulher. As últimas da moda, aquele bafão que está todo mundo comentando ou também artigos úteis para toda mulher! Sinta-se em casa pois aqui o espaço é seu :).

Add Comment

Click here to post a comment