Início » Receitas » Queijo Cottage – Benefícios do queijo mais magro existente
Receitas Saúde

Queijo Cottage – Benefícios do queijo mais magro existente

O queijo cottage é um dos queridinhos de quem está a fim de emagrecer ou ainda de quem está em busca de uma vida mais saudável. Está quase sempre preescrito em dietas de reeducação alimentar ou substituindo outros tipos de queijo como opção menos calórica. Então, ele tem tudo para permanecer por muito tempo na lista de alimentos permitidos para quem está tentando perder peso. E claro que existem motivos para isso. Aliás, motivos de sobra. Veja só:



Benefícios do queijo cottage:

Não é para menos que o cottage é bem visto: poucas calorias, baixa quantidade de gordura saturada, baixo teor de colesterol e baixa quantidade de sódio, que o faz ser considerado o mais magro dos queijos.

Também conta com a presença de BCAA (aminoácido que ajuda na redução da gordura e evita a perda muscular). Por não precisar ser curado, nem salgado, isso faz com que seus índices de proteína e cálcio sejam melhores que outros queijos no mercado. Outro quesito interessante é a presença de selênio, que dá uma mãozinha ao organismo no combate a efeitos oxidantes.

É possível ainda contar com alto teor de CLA, (ácido linoleico conjugado), que ajuda a combater a gordura abdominal que tanto lutamos contra.

O cottage é um alimento praticamente sem contraindicações e também super versátil, o que é ótimo já que ele pode ser utilizado em diversas receitas. E para quem tem alergia a lactose, já existe até mesmo uma versão disponível, portanto também está disponível para quem precisa desse recurso.

Como incluir o queijo cottage na alimentação?

Essa é a parte mais simples: você pode começar incluindo o cottage em substituição ao queijo amarelo que consome do dia-a-dia já que essa é uma opção muito mais saudável e que não fica muito atrás no que diz respeito ao sabor.

Outro ponto importante é a versatilidade: você pode incluir o cottage em diversas receitas, desde as mais simples até as mais elaboradas, portanto não faltará ocasião para incluir essa delícia no seu cardápio. Em especial, você pode aliar o queijo a alimentos integrais como pães e torradas.

Ah, mais uma coisa: você não precisa consumir o cottage todos os dias, nem exagerar na dose: uma boa recomendação quanto a isso é o consumo de duas colheres ao dia, por três dias da semana. Caso você tenha uma dieta programada, vale seguir o que foi recomendado no cardápio. Verifique com seu nutricionista qual a quantidade recomendada. Caso siga a dieta dos pontos, calcule a pontuação do alimento antes de fazer a inclusão substituição.

Como fazer queijo cottage em casa:

As receitas de queijo cottage caseiro são bem simples. Nem precisa ter muita coisa em casa. Então, se você tiver dificuldade em encontrar no supermercado ou quiser uma alimentação o mais natural possível, vale lançar mão dessa facilidade.

Ingredientes:

  • 1 litro de leite (de preferência, leite desnatado)
  • De 3 a 6 colheres de vinagre ou limão
  • Sal

Coloque o leite para ferver. Quando começar a fervura e o líquido começar a subir, apague o fogo e acrescente o vinagre ou o sumo do limão aos poucos, em colheradas, uma a uma até o leite talhar.

Deixe a massa em repouso por cerca de 15 minutos e coe, com o auxílio de uma peneira. Acrescente o sal em pouca quantidade, leve a um recipiente e prontinho!

Vale lembrar que a receita caseira deve ser consumida em até 7 dias. Depois disso, as sobras devem ser descartadas.

Dicas de receitas com queijo cottage:

Está a fim de incluir o cottage na dieta, mas quer conferir algumas receitas antes? Pois bem: separamos duas receitas interessantes e deliciosas para te manter inspirada:

Omelete de queijo cottage com cheiro verde:

Ingredientes:

  • 1 ovo inteiro
  • 2 colheres de sopa de queijo cottage
  • 1 colher de sobremesa de azeite
  • 1 colher de sobremesa de cebola
  • 1 colher de sobremesa de cheiro-verde
  • 1 colher de café com sal

Primeiro bata o ovo inteiro até espumar. Em seguida adicione o sal, cebola, cheiro verde e o cottage. Em seguida pegue uma frigideira, adicione o azeite e leve-a para esquentar. Depois acrescente a mistura do ovo com os demais ingredientes de maneira que ele fique uniforme e deixe fritar no fogo brando.

Vá levantando as bordas da mistura com ajuda da espátula e enrole até que fique dourado. Retire da frigideira e sirva.

Suflê de queijo cottage:

Ingredientes:

  • 1 colher de café com pimenta dedo-de-moça picada
  • 1 xícara de chá com queijo cottage light
  • 2 colheres de sopa com farinha de trigo
  • 2 claras em neve
  • 1 colher de sopa com manteiga light
  • 2 xícaras de chá de leite desnatado
  • Sal a gosto.

Usando uma panela, doure a farinha na manteiga e mexa sem parar. Aos poucos vá acrescentando o leite e continue mexendo para que a mistura não empelote.

Em seguida, tempere com o sal e deixe cozinhar por três minutos. Junte o cottage e a pimenta e deixe esfriar um pouco. Em seguida, acrescente as claras devagar e com delicadeza.

Coloque a mistura em uma travessa refratária funda untada com manteiga light e leve ao forno pré-aquecido a 180º C até dourar, o que deve levar em média 30 minutos.

Lembre-se:

O queijo cottage é um belo aliado para quem está buscando emagrecer ou uma vida mais saudável, mas lembre-se que você deve manter uma alimentação equilibrada com o consumo de alimentos variados. Desse modo seu organismo poderá contar com todos os nutrientes necessários para te dar saúde e disposição.