Início » Cabelo » Receita caseira para queda de cabelo
Cabelo

Receita caseira para queda de cabelo

O ralo do seu banheiro ganha uma trama de fios a cada vez que você lava a cabeça? O chão da sua casa precisa ser varrido constantemente por causa dos rastros capilares que você deixa? É só dormir de cabelo solto que seu travesseiro se transforma em uma peruca? Se você respondeu sim para pelo menos uma dessas perguntas, você deve ter queda excessiva de cabelo.



receita-caseira-queda-cabelo-1

Há em média 150.000 fios capilares em uma pessoa adulta e é normal perder de 100 a 150 fios por dia e nos dias em que o cabelo é lavado, pode aumentar para 250. Entretanto, algumas pessoas excedem esses números. Isso depende basicamente da genética, alimentação, nível de estresse e funcionamento da tireóide. Queda ou perda de cabelo fora do normal podem indicar problemas sérios de saúde. É importante consultar um médico para verificar se há problemas maiores do que apenas fios a mais pelo chão a cada vez que o cabelo é penteado.

 

Ciclo de vida para entender a queda de cabelo

Para entender a queda, precisamos saber que cada fio passa por um ciclo de 3 fases: anágena, catágena e telógena. A fase anágena é a fase de crescimento do cabelo. Em um couro cabeludo normal e saudável, dura de 2 a 6 anos. A fase catágena é intermediária do ciclo do cabelo e dura de 1 a 2 semanas. A eliminação dos cabelos mortos se dá na eliminação dos cabelos mortos e dura cerca de 5 a 6 semanas.

Este gráfico mostra o percentual dos fios que estão em cada fase.

receita-caseira-queda-cabelo-2

Cada folículo piloso tem o crescimento do fio acontecendo independentemente. Se os folículos tivessem o processo de crescimento sincronizado, todos os fios cresceriam ao mesmo tempo e teríamos um período de calvície antes de recuperar as madeixas.

 

Fatores que podem levar à queda de cabelo

Queda de cabelo pode ter diversas causas, mas as mais comuns são: genética, nível de estresse, má alimentação, doenças do couro cabeludo, doenças de pele (como lúpus e líquen plano), uso de tabaco, período pós-parto, quimioterapia, problemas na tireóide, problemas hormonais e desequilíbrio emocional.

 

Faça em casa o seu remédio para queda de cabelo

receita-caseira-queda-cabelo-3Hidratação com babosa contra queda de cabelo

A babosa (aloe vera) tem ação anti-inflamatória, reconstrutora dos fios e do tecido do couro cabeludo.

Ingredientes:

  • 2 folhas de babosa
  • meio mamão papaia ou 2 colheres de mel
  • meio copo d’água

Modo de fazer:

Corte as folhas da babosa e extraia a polpa. Bata todos os ingredientes no liquidificador, aplique no couro cabeludo e deixe agir por 20 minutos. Depois disso, enxágue com bastante água.

 

Gengibre contra a queda

O gengibre possui substância estimulantes que podem diminuir a queda de cabelo.

Ingredientes:

  • Gengibre
  • Óleo de gergelim (pode ser substituído por azeite extravirgem ou óleo de rícino)

Modo de fazer

Rale um pouco de gengibre e misture com um dos óleos. Passe sobre o couro cabeludo e deixe agir por 10 minutos. Em seguida lave o cabelo normalmente.

About the author

Hanna Gonçalves

Falo tudo pertinente ao gosto da mulher. As últimas da moda, aquele bafão que está todo mundo comentando ou também artigos úteis para toda mulher! Sinta-se em casa pois aqui o espaço é seu :).

3 Comments

Click here to post a comment

  • gostei das informaçoes, linguagem de fácil compeensão. Parabéns. Farei as sugestoes assim que possível. Só fiquei com uma dúvida, desculpa é que nao ficou (clara) sub entendido se posso ussar as 2 receitas auternadamente, ou aplicar somente uma a que eu escolher. Gostei das duas, porém gostaria de saber se terei resultado positivo só com uma e qual faz efeito mais rápido, meu caso é de urgência por varios fatores. Obgda
    Ah! Posso esperar uma resposta para tirar minhas dúvidas? Tenho medo de fazer as duas receitas e aumentar meu problema de queda capilar.

  • Obrigado pelo artigo gostei bastante.
    Muito interessante mesmo! Continue com o bom trabalho!