Início » Medicamentos e Remedios » Remédios caseiros para Dor de Garganta: dicas infalíveis!
Medicamentos e Remedios Saúde

Remédios caseiros para Dor de Garganta: dicas infalíveis!

Durante os períodos mais secos do ano as dores de garganta tornam-se mais comuns, e acabam atingindo tanto adultos quanto crianças. Passar longos períodos sob o ar condicionado também pode contribuir, além das gripes e resfriados. Mas você sabia que é possível tratar e evitar a dor de garganta com remédios caseiros e completamente naturais? Continue lendo para conhecer as melhores receitas e dicas!



Receitas de remédios naturais para dor de garganta

Se você é adepta daquelas “receitinhas da vovó” vai gostar das dicas que vamos dar a seguir. Algumas delas podem não ser muito agradáveis ao paladar, mas tem ótimos efeitos e não possuem contra indicações ou efeitos colaterais. Vamos lá!

Água morna e sal

Com esses dois ingredientes simples é possível fazer um gargarejo que alivia o inchaço e a irritação da garganta, além de funcionar como um antisséptico natural. Ele limpa a garganta, elimina o muco e ainda alivia a tosse.

Para isso, basta misturar uma colherzinha de sal em uma xícara de água morna e fazer gargarejos por até quatro vezes por dia. Mas atenção, tome cuidado com a temperatura da água para não queimar a boca e não engula a água. Vale também adicionar uma pitada de bicarbonato de sódio

Chá de gengibre

O gengibre é um ótimo aliado no tratamento das dores de garganta, e a boa notícia é que ele pode ser consumido das mais diversas maneiras: Em soluções em sprays compradas nas farmácias, em balas também vendidas em farmácias e lojas de produtos naturais, e na forma de chá. Para fazer o chá, basta ferver algumas lascas de gengibre, coar e consumir por três vezes ao dia.

A vantagem é que o gengibre é um bactericida natural.

Própolis

Apesar do seu sabor amargo e de não agradar o paladar da maioria das pessoas, o própolis é um dos mais eficientes remédios naturais para dor de garganta. Ele é encontrado nas farmácias na sua fórmula concentrada, o extrato de própolis, que geralmente possui um sabor mais forte, ou junto de outros ingredientes como mel, gengibre e limão, que tem sabor mais agradável. Para se beneficiar, basta usar o spray diretamente na garganta, várias vezes ao dia.

Suco de morango

É isso mesmo! O suco de morango também pode aliviar e prevenir as dores de garganta, graças à sua ação antioxidante e vitamina C. Para isso, faça o suco com o morango natural e adoce com mel. Ele também ajuda a hidratar o corpo no tempo seco.

Mel e limão

O mel e limão juntos formam um cházinho muito saboroso e que alivia as dores e o inchaço na garganta. Para fazer, basta ferver rodelas limão por poucos minutos, deixar descansar e em seguida acrescentar uma colher generosa de mel. Você pode tomar o chá várias vezes ao dia.

Outras dicas para aliviar a dor de garganta

Se a causa da dor de garganta é o tempo seco, algumas dicas muito simples podem ajudar, como por exemplo, beber muito líquido para manter o corpo hidratado; dormir uma bacia de água ao lado da cama, para que a água evapore e torne o ar mais úmido ou comprar um umidificador de ar vendido nas farmácias.

Outra dica ferver uma panela de água, colocar em uma bacia e com a ajuda de uma toalha, cobrir a cabeça e respirar o vapor diretamente. Isso ajuda a liberar as vias nasais e a umidificar a garganta. Fazer o procedimento a noite pode contribuir para uma noite mais tranquila e sem tosse.

E você? Tem alguma dica de remédio caseiro para dor de garganta? Conte pra gente nos comentários!

About the author

Hanna Gonçalves

Falo tudo pertinente ao gosto da mulher. As últimas da moda, aquele bafão que está todo mundo comentando ou também artigos úteis para toda mulher! Sinta-se em casa pois aqui o espaço é seu :).

Add Comment

Click here to post a comment