Início » Moda » Saia longa, como e quando utilizar? Veja dicas!
Moda

Saia longa, como e quando utilizar? Veja dicas!

Uma das peças preferidas do guarda-roupa feminino é a saia. Afinal, quem resiste ao charme de uma bela saia no look? Ainda mais as saias longas que são super versáteis e femininas. Também são um exemplo de peça democrática, afinal todas as mulheres podem usar desde que prestem atenção no próprio corpo e saiba quais modelos podem servir melhor aos propósitos de sua silhueta.



Tem uma saia longa no guarda-roupas mas não sabe bem como usar? Quer arrasar mas está com medo de errar? Então chegou a hora de tirar suas dúvidas sobre como investir em um bom look com o uso da peça:

Dicas para escolher e usar a saia longa:

Para usar qualquer tipo de roupa é preciso levar em consideração alguns fatores. Pelo menos um deles deve nortear suas escolhas a respeito de moda:

Local e horário: A maioria das escolhas sobre moda tem como base o local para onde você pretende ir e o horário do compromisso. Desse modo você não fica se sentindo deslocada em um ambiente por uma escolha inadequada. Para nossa sorte é possível encontrar diversos estilos de saias longas, portanto não devem faltar possibilidades. O modelo, o tecido e as cores darão o tom daquilo que você pretende

Conforto: Antes de ser bonita, a peça tem de ser confortável. Portanto nada de se sacrificar as custas de beleza. Preze por seu conforto: na prática, é muito mais fácil estar bonita enquanto você está confortável e sem preocupações em ajustar a roupa no seu corpo.

Aquilo que te valoriza / aquilo que você gosta: A verdade é que a moda nem sempre é democrática, mas a verdadeira moda é sempre aquela que te valoriza. Você deve usar aquilo que gosta e aquilo que fica melhor de acordo com suas características físicas. Nunca pense em ter vergonha de seu corpo: valorize aquilo que tem de melhor. Certamente há uma saia longa que poderá satisfazer seus desejos nesse sentido.

Seguir essas dicas já resolve boa parte dos seus problemas, especialmente na hora de escolher entre as opções que estão disponíveis. E é isso que veremos agora com mais detalhes:

Saia longa de acordo com seu tipo de corpo:

Para não errar, existem algumas dicas gerais de proporção e simetria: as saias com corte mais reto, funcionam melhor com as camisetas de efeito quadrado. Já aquelas que tem um tecido mais mole e são mais volumosas, pedem uma blusa mais justa, para que haja mais distinção das linhas do corpo.

Agora veja algumas outras dicas que podem te ajudar na escolha:

Quadril largo ou acima do peso:

Saia-longa-010

Quem tem o quadril largo e quer melhorar a proporção da silhueta pode pensar em usar saias de cores mais escuras e modelos de corte reto que não sejam justinhas. Cores como azul turquesa, preto, vermelho escuro, verde escuro fazem um estilo vintage que está sempre em moda, portanto não há risco de ficar por fora das grandes tendências.

Já a blusa pode ser um pouco mais larga, pois assim não chama a atenção para os quadris. Já as saias com volume e estampadas não são muito recomendadas.

Se você está acima do peso e deseja usar cinto, invista em uma peça do mesmo tom da saia, especialmente e ela for de cós alto. Já se a saia for estampada, dê preferência a um cinto nude.

Baixinhas:

Saia-longa-baixinha

No caso das baixinhas, um visual monocromático pode ser a melhor escolha, porque a indistinção de cores dará um efeito de alongado a silhueta. Você pode utilizar peças da mesma cor, mas em tons diferentes, desde que sejam parecidos. O uso de salto anabela também é recomendado. A única restrição é evitar o uso de cinto, pois ele criará uma divisão no tronco que pode proporcionar sensação de achatamento.

Dicas para montar looks com saia longa

Se você tem dúvidas a respeito sobre a saia, lembre-se que as de corte reto são as mais simples de criar combinações e também as mais versáteis. Algumas outras dicas gerais também podem ajudar: por exemplo, as saias de cor única ficam boas com camisa jeans e camisetas com mais detalhes e elaboração assim como blazer estruturado.

Outra dica certeira tem a ver com moda em geral: se o foco do seu visual for a saia, não use outras peças que possam chamar muito a atenção. Por exemplo, se a saia for estampada, dê preferência para uma blusa lisa. É o tipo de cuidado que ajuda a harmonizar qualquer look.

Veja agora algumas opções que podem ajudar nessa escolha fashion do dia-a-dia:

Modelito despojado:

Saia-longa-002

Saias com tecidos mais fluidos, de caimento mais solto são ideais para os compromissos de rotina. A escolha das cores, tecido liso ou ou estampado dependem do tipo de compromisso, mas sendo o dia-a-dia é interessante prezar pelo conforto. O interessante é evitar o excesso de brilho, já que ele não é tão interessante para o dia, porém isso pode ser compensado com detalhes bordados, ou miçangas e cintos estilosos. Já a blusa pode ser jeans, ou de uma cor que faça o efeito de contraste.

Modelito de trabalho:

Saia-longa-trabalho

Para o trabalho, a recomendação é usar os tecidos mais nobres e sóbrios, de preferência lisos, se você estiver em um ambiente de escritório que exige mais formalidade. Nesses casos, um blazer com uma blusa lisa e simples, quase uma regata já funciona muito bem. Branco combina bastante com a maioria das combinações, portanto invista nessa combinação de contraste.

Modelito para a noite:

Saia-longa---noturno

Os locais a noite exigem um pouco mais de sofisticação, portanto as saias mais justas são interessantes e usuais. Apesar disso, as saias longas de tecido fino e detalhes em renda também soam muito bem.

Veja mais alguns looks!

Saia-longa-001 Saia-longa-003 Saia-longa-004 Saia-longa-005 Saia-longa-006 Saia-longa-007 Saia-longa-008 Saia-longa-009 Saia-longa-011 Saia-longa-012