Início » Estética » Sardas: O que são? Causas, riscos, tipos de sardas e como clarear
Estética

Sardas: O que são? Causas, riscos, tipos de sardas e como clarear

As sardas são manchinhas extremamente comuns em pessoas com a pele branca, assim como também na pele daquelas que são ruivas.
As sardas podem surgir no rosto, mas também se encontram em ombros e até mesmo nas costas. As manchinhas geram opiniões muito contraditórias, pois muitos gostariam de eliminá-las da pele e outras adorariam ter.

Cada pessoa pode conter um tipo de sarda e hoje você conhecerá todos eles. Além disso, também encontrará aqui algumas dicas para clareá-las.


 

O que é e quais as causas das sardas?

As sardas se caracterizam como manchas na pele, surgindo principalmente no rosto, mas como já mencionamos, também pode surgir em ombros e costas.

É causada principalmente pelo aumento de melanina em determinados pontos do corpo. Esse aumento de melanina causa o aumento do pigmento e eles podem acabar escurecendo mais do que o restante da pele. Esse escurecimento muitas vezes é provocado pela exposição ao sol ou ainda por questões hormonais.

As sardas podem ser de causa genética, pois você pode herdar da sua mãe ou pai ou também podem ser oriundas de um desequilíbrio de produção de melanina.


Surgimento das sardas

Como você viu, as sardas são causadas principalmente pelo aumento de melanina em determinadas partes da pele, e esse aumento de melanina pode ser causado por vários fatores, sendo um deles a exposição ao sol no verão.

As sardas são inofensivas e não causam nenhum problema às pessoas que as possuem.


Tipos de Sarda

As sardas podem se manifestar de diferentes cores e formatos, de acordo com cada pessoa. As sardas ainda podem possuir um pequeno relevo, se manifestar através de manchas grandes e até mesmo planas. Entretanto, todas essas sardas se dividem entre dois principais tipos: sardas claras e sardas amarronzadas.

  • As sardas claras se caracterizam por serem de um marrom bem claro e podem surgir em qualquer lugar do corpo, sendo que a exposição ao sol não influencia muito o seu surgimento. Esse tipo de sarda está relacionado principalmente com o avanço de idade, por isso é mais comum em pessoas mais velhas.
  • Já as sardas amarronzadas são manchas pequenas e marrons que surgem naquelas áreas que ficam mais expostas ao sol. Esse tipo de sarda costuma diminuir quando a pele não está tão exposta ao sol.

Como clarear as sardas?

As sardas podem ser clareadas de diferentes maneiras, de acordo com o objetivo de cada pessoa.

Há tratamentos indicados para quem deseja somente suavizá-las um pouco, assim como para as pessoas que desejam removê-las completamente. Em todos os casos, é sempre indicado consultar um dermatologista, pois somente esse profissional poderá indicar o tratamento adequado para a sua pele.

As sardas podem ser clareadas com alguns cremes que possuam substâncias como hidroquinona ou ácido kójico.

Há ainda os cremes retinóides que são ricos em algumas substâncias que ajudam a diminuir a intensidade do pigmento das sardas. Peeling químico e laser são procedimentos químicos mais avançados, geralmente usados para diminuir as sardas mais escuras ou eliminá-las por completo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...