Início » Relacionamento » Sintomas de gravidez: Quais os primeiro sintomas e mais informações
Relacionamento Saúde

Sintomas de gravidez: Quais os primeiro sintomas e mais informações

Saiba como identificar as principais e primeiras características da gravidez e tire suas dúvidas!

Os primeiros sintomas de gravidez que surgem podem confundir com os da TPM, por esse motivo vamos especificar bem todos eles para que você fique atenta e observe qualquer sinal que o seu próprio organismo pode estar dando para indicar uma nova gestação. Aprenda no artigo de hoje os indícios inicias que uma gravidez por dar nas primeiras horas e dias após a fecundação.



Sintomas de gravidez mais recorrentes

Alguns sintomas de gravidez são comuns e aparecem em 98% das mulheres nos primeiros dias de gestação. Quem costuma acompanhar o próprio corpo e suas mudanças hormonais durante o ciclo menstrual, poderá identificar com mais facilidade os sintomas característicos da gravidez e diferenciar dos da TPM.

Corrimento vaginal rosado

Logo após a fecundação, quando o espermatozoide consegue entrar e chegar no óculo, poderá ocorrer um leve vestígio de sangue que vai se concentrar no muco vaginal fazendo-o ficar em tons de rosa.

Se após o ato sexual, ao se limpar ou urinar você observar um corrimento cor de rosa, isso poderá ser um sinal de que o óculo foi fecundado, principalmente se você estiver no seu período fértil.

O espermatozoide vive até 3 dias dentro do organismo feminino, então esse corrimento pode ocorrer até 3 dias depois de o ato sexual ter acontecido.

Inchaço na região do útero e cólica

Quando a gravidez se consolida o organismo começa todo a preparar o ambiente onde o feto irá crescer, no útero. Nessa região, logo nos primeiros dias e primeiras horas já se sente um aumento de circulação sanguínea no local, além dos hormônios entrando em ação para preservar o feto e dar seguimento à recente gestação.

O aumento do fluxo sanguíneo na região pélvica pode ser confundido com uma cólica e toda essa movimentação causa um inchaço pouco aparente, mas o desconforto é perceptível.

Mamas doloridas e coloração do mamilo

Os hormônios que comandam a gravidez também já começam nos primeiros dias a preparar o corpo para tudo que o bebê vai precisar e as mamas da mulher são parte desse importante processo, porque ela já começa a se preparar para receber leite e alimentar o futuro bebê. Por esse motivo os seios ficam inchados e doloridos.

Outro sintoma de gravidez é o escurecimento repentino do mamilo, devido à grande quantidade de hormônios que começa a circular pelo corpo, poderá ser percebido uma coloração mais escura do mamilo feminino.

Intensificação da frequência urinária

Quem está grávida poderá perceber um aumento brusco da quantidade de vezes que precisará ir ao banheiro, tudo isso é devido ao aumento da progesterona no organismo.

Pele mais oleosa e acne

Devido ao aumento e alterações hormonais que todo o corpo está sofrendo em um curto período de tempo, poderá se perceber uma oleosidade maior na pele e com isso o aparecimento de cravos e espinhas, assim como na adolescência.

Fadiga

Mulheres grávidas logo nos primeiros dias sentem um cansaço fora do comum, tudo é explicado pelo fato de a gravidez diminuir a quantidade de açúcar no sangue para gerar energia, por esse motivo a pessoa se sente mais cansada e enfraquecida. A alteração hormonal também traz esse tipo de sintoma de gravidez.

Enjoo matinal, náuseas, salivação e vômitos

Esses são os principais de mais comuns sintomas de gravidez percebidos pelas gestantes nos primeiros dias, as náuseas e os vômitos sem motivos aparentes.

Coisas e comidas que antes você não via problemas nenhum se tornam odiáveis. As grávidas costumam ter os enjoos matinais ou também ao acordar.

Esses sintomas podem aparecer no começo da gestação e desaparecer no terceiro mês, mas em alguns casos eles podem perdurar até o fim da gravidez.

Sonolência e tontura

Ao ficar grávida a mulher naturalmente fica com a pressão um pouco baixa e também há uma diminuição da glicose no sangue, por esses motivos e também pelas náuseas e vômito consequentemente dá tontura, fraqueza e muita sonolência. Sonolência e tontura são sintomas de gravidez bastante evidentes.

Repulsa a cheiros fortes

Cheiros que antes eram comuns como um simples perfume podem ser tornar um verdadeiro pesadelo para a mulher grávida. Gasolina, comidas, álcool, desodorantes, acetona, todos esses cheiros mais fortes podem desencadear náuseas repentinamente e até vômitos.

Essa é também uma das características mais comuns que aparecem nas duas primeiras semanas de gravidez.

Mudanças bruscas de humor

Devido às grandes alterações de hormônios que o corpo está passando a cada hora o humor da mulher pode variar também a cada minuto.

Mulheres grávidas ficam mais sensíveis, mais chorosas, irritadas, desanimadas e etc.

Como ter certeza que estou grávida?

Após perceber alguns desses sintomas no seu organismo, você poderá optar em fazer o teste de gravidez em casa mesmo, aquele que você compra na farmácia e faz através da urina, mas é importante ressaltar que esse teste não dá 100% de certeza.

Para ter total certeza da gravidez você deverá se submeter ao teste sanguíneo, que ele vai apresentar ou não o hormônio HCG que só se manifesta quando há a fecundação do óvulo.

Para outras dúvidas nos deixe comentários, ok?

Até a próxima!

About the author

Hanna Gonçalves

Falo tudo pertinente ao gosto da mulher. As últimas da moda, aquele bafão que está todo mundo comentando ou também artigos úteis para toda mulher! Sinta-se em casa pois aqui o espaço é seu :).

Add Comment

Click here to post a comment