Início » Saúde » Sintomas e Tratamentos para Herpes Genital: Medicinal e Caseiro
Saúde

Sintomas e Tratamentos para Herpes Genital: Medicinal e Caseiro

Acha que pode estar com herpes genital? Descubra aqui os principais sintomas e como pode aliviá-los agora mesmo!

A herpes genital é um das doenças mais temidas tanto por homens quanto por mulheres, pelo fato de causarem muito desconforto pelos seus sintomas, feridas, dores e por ser facilmente transmissível. O artigo de hoje é especial sobre a doença, aqui você vai saber o que é, como evitar, quais são os melhores tratamentos, como é transmitida, quais os primeiros sintomas e se tem cura. Saiba tudo isso a seguir.



O que é a herpes genital?

A herpes genital é uma DST, ou seja, uma doença sexualmente transmissível. Ela é passada de pessoa para pessoa, principalmente através de uma relação sexual sem as devidas precauções e proteção adequadas, mas também pode ser adquirida apenas através do toque nas áreas afetadas.

A herpes genital é uma doenças que causa muito desconforto em quem a possui, porque ela pode se manifestar a qualquer momento e trazer más consequências, por esse motivo é tão importante que ela seja diagnosticada o quanto antes para que o tratamento seja iniciado.

Como é a transmissão?

Para explicar a transmissão da herpes genital é preciso saber que é uma doença que se dá através de um vírus, e esse vírus pode ser de dois tipos:

  • HSV-1 – Vírus do herpes simples tipo 1;
  • HSV-2 – Vírus do herpes simples tipo 2.

O vírus tipo 1 é manifestado através da região da boca e lábios e sua transmissão sexual se dá através do sexo oral sem proteção. Já o vírus de tipo 2 é mais encontrado na região da vagina.

A pessoa que possui o vírus da herpes genital deve tomar todo cuidado com seu/sua parceiro/a sexual para evitar contágio, porque na maior parte dos casos o contágio acontece sim quando a doença está manifestada através de bolhas e feridas, mas em alguns casos o vírus pode ser transmitido também quando a doença está em remissão, ou seja, sem manifestação externa na boca ou região genital.

Por isso é extremamente importante o uso de camisinha em todos os tipos de relação sexual.

Onde a herpes genital se manifesta?

A doença pode se manifestar na região da boca e lábios, na vagina, ânus, pênis, região pélvica, uretra, saco escrotal, coxa, vulva, colo do útero e nádegas.

Sintomas

Horas após o contato do vírus com o organismo, alguns sintomas já podem ser sentidos antes das feridas se desenvolverem, por isso é importante que você fique atento aos seguintes sintomas, porque são muito parecidos com os sintomas de uma simples gripe:

  • Diminuição do apetite;
  • Mal estar;
  • Dor no corpo;
  • Febre;
  • Dores no joelho, costas e nádegas;
  • Dor ao urinar;
  • Linfonodos na virilha;
  • Corrimento vaginal.

Além desses sintomas, na região da boca ou da genitália, podem surgir bolhas com vermelhidão, feridas e muito desconforto.

Ao surgirem alguns desses sintomas, procure imediatamente um médico especialista e faça exames para saber o diagnóstico da doença, se for confirmada inicie o mais rápido possível o tratamento para controla-la.

Tratamento Medicinal

O tratamento medicinal é o tratamento mais adequado e que trará o alívio dos sintomas e da doença o mais rápido possível.

Geralmente a herpes genital é tratada com remédio orais antivirais, que devem ser tomados de acordo com a indicação do médico e também o uso de pomadas na região para aliviar o desconforto e a acelerar a cicatrização das feridas o mais rápido possível.

O tratamento da herpes deve ser levado a sério para eliminar s sintomas e evitar o contágio a outras pessoas.

O tratamento durará o tempo determinado pelo médico de acordo com o seu caso.

Tratamento caseiro

Além do tratamento medicinal, você pode também adicionar alguns caseiros para acelerar o processo e aliviar os sintomas causados pela herpes genital.

O extrato de própolis é um dos tratamentos caseiros mais usados para esse caso, o própolis por ter funções antinflamatórias e cicatrizantes é um excelente aliado para a herpes genital. Aplique de 3 a 4 gotas na região das feridas 3 vezes ao dia.

Para aliviar os sintomas de coceira e ardor ao urinar que a doença causa, você pode recorrer ao chá preto. Prepare dois xícaras de água fervente para dois sachês de chá preto, deixe em infusão por 10 minutos e aplique na região duas vezes por dia. O chá preto tem propriedades cicatrizantes e antinflamatórias também.

Chá de flor de calêndula também serve para aliviar o desconforto e coceiras que a herpes genital causa quando está manifestada. Aplique com algodão o chá de flore de calêndula na região afetada 3 vezes ao dia.

Herpes genital tem cura?

Infelizmente até o momento essa é uma doença que não possui cura, o vírus pode ficar o organismo sem se manifestar, esse é chamado período de remissão, mas poderá aparecer a qualquer momento.

Por não haver cura ainda, a herpes genital deve ser combatida com tratamento o quanto antes e o paciente que a possui deve evitar a qualquer custo a transmissão dessa doença e se proteger corretamente nas relações sexuais para não contaminar seu parceiro ou parceira.

Se surgirem alguns dos sintomas relatados nos tópicos acima, procure imediatamente um médico para realizar os exames necessários. Não se automedique.

Para outras dúvidas deixe-nos comentários.