Início » Tatuagem » Tatuagem feminina nas costas, cuidados e dicas
Tatuagem

Tatuagem feminina nas costas, cuidados e dicas

Nos últimos anos as tatuagens se tornaram muito populares entre a mulherada. Muitas de nós ostentamos desenhos, palavras e frases que se tornaram parte da nossas vidas de maneira irremediável em nossa pele  ou, pelo menos, temos planos para embarcar em uma dessas em um futuro próximo. Uma coisa é certa, tatuagem feminina nas costas é lindo.



Tatuagem-nas-costas-001

O problema é que não se trata somente de escolher um modelo e encarar a dor. Pelo contrário: uma tatuagem exige cuidados antes, durante e depois de sair do estúdio do tatuador, mesmo para aquelas que você pretende fazer em locais não tão visíveis como é o caso das costas.

Seja qual for o estilo, tamanho ou o local da tatuagem, ela precisa de cuidados para que a cor e a beleza possa durar anos. A pele passa a precisar de mais atenção especialmente diante da exposição ao sol, portanto saiba agora o que é preciso fazer para cuidar bem da sua obra de arte mesmo antes de entrar no estúdio do tatuador:

Antes da tatuagem:

Para antes da tatuagem, há alguns cuidados que você deve tomar. Veja quais são eles:

Tatuagem-nas-costas-002

Cuidado ao escolher o que deseja tatuar:

Embora haja tratamentos de remoção de tatuagens, é bom ter em mente que o desenho é para sempre. Portanto decida-se sobre o que pretende tatuar e tenha certeza de que é isso mesmo que deseja. Afinal, a remoção custa caro e pode ser um tratamento dolorido. Caso pretenda fazer uma tatuagem com frase ou palavra – em especial em outro idioma – certifique-se de que ela está grafada corretamente.

Escolha o estúdio com cuidado:

Tatuagem é coisa séria, portanto escolha o estúdio com cuidado. Peça recomendação aos amigos, entre em contato com o profissional e visite o local. Preste atenção a condição de higiene, se o material usado é descartável e esterilizável e também a forma com a qual o tatuador trabalha. Lembre-se: não se trata apenas de uma vaidade. A forma com a qual a tatuagem é feita é uma questão de saúde, portanto não escolha pelo preço. Esse é um caso onde o barato pode acabar saindo muito caro.

Depois da tatuagem

Depois de fazer a tatuagem nas costas ela exigirá alguns cuidados, especialmente durante o período de cicatrização. Confira agora quais são eles:

Tatuagem-nas-costas-003

Ouça o seu tatuador:

É rotina que o tatuador faça recomendações antes e após o procedimento, portanto ouça com atenção. Siga as instruções, especialmente aquelas que se referem a aplicação de pomadas e exposição ao sol durante as primeiras semanas ou o primeiro mês que é o período mais delicado para a pele e que tem uma série de restrições.

Preste atenção a higiene:

Quando saímos do estúdio do tatuador, é normal que o local da tatuagem esteja coberto por um filme plástico. A partir desse momento já precisamos ter cuidados com a higiene. É preciso usar um sabonete antisséptico para antes da troca do plástico para retirar a camada de pomadas utilizadas anteriormente. Essa lavagem pode ser feita a partir do dia seguinte a tatuagem e deve permanecer até que a pele não possua mais cascas, ou pelo menos um mês. A lavagem é importante, porém não use sabonetes com cheiro forte ou buchas e esponjas sobre o local já que pode piorar o risco de alergias e prejudicar a cicatrização do local. Já o filme plástico deve ser trocado a cada vez que você higieniza ou faz a aplicação da pomada.

Tatuagem-nas-costas-004

Não coce:

Durante as primeiras semanas a pele estará em processo de cicatrização. É comum então que se forme uma crosta na tatuagem e que gere aquele comichão incômodo. Por mais que a coceira seja tentadora, mantenha as unhas bem longe da tatuagem e da pele que está ao seu redor, para não ferí-la. Garantir uma boa cicatrização é o primeiro passo para garantir sua beleza.

Cuidado com as roupas:

Durante as primeiras semanas de tatuagem, é preciso ter cuidado na hora de escolher as roupas. Isso porque peças apertadas não devem ser utilizadas sobre uma arte recente, porque podem grudar, retirar a crosta que está se formando na pele e provocar machucados.

Cuidado com o sol:

Muitas mulheres adoram tomar sol, mas a parte chata é que a tatuagem precisa de alguns cuidados, especialmente durante a fase da cicatrização. A regra geral é que, além da pomada, o bloqueador solar com FPS entre 45 e 60. Isso porque pode ocorrer uma reação inflamatória na arte, perdendo sua nitidez porque a pele passa a reabsorver os pigmentos. O resultado é que a médio e longo prazo, a exposição ao sol pode fazer com que além da nitidez, ela possa perder sua cor e dar ao desenho um aspecto desbotado. Nesse caso, nunca se esqueça do protetor solar.

Tatuagem-nas-costas-005

Evite alimentos gordurosos ou excessivamente condimentados:

Entre os tatuadores há sempre a recomendação de que o recém tatuado evite durante pelo menos uma semana os alimentos condimentados e gordurosos já que alguns profissionais notaram que esse tipo de comida poderia provocar alergias. Na prática não há nada comprovado e isso depende do organismo de cada pessoa. Caso queira comer alguns desses alimentos, faça isso com moderação.

Evite praias, piscinas e saunas:

Pelo menos entre sete e quinze dias após o procedimento de tatuagem, evite as praias, saunas e piscinas. Ambos desidratam a pele e aceleram o seu ressecamento, fazendo com que a casquinha que deve proteger a pele tatuada surja mais rápido e afete o processo inflamatório. O banho de piscina tem ainda o agravante dos produtos químicos adicionados a agua, que podem gerar contaminação.

No primeiro sinal de algo errado, procure o médico:

Se você sentir coceira exagerada, se a pele estiver com aparência estranha ou apresentar sinais de infecção, procure o médico imediatamente para evitar problemas e reações adversas decorrentes de alergia.

Boa sorte!