Início » Cabelo » Tipos de Cabelo e o Tratamento Capilar Ideal para cada um.
Cabelo Cosméticos / Produtos Estética

Tipos de Cabelo e o Tratamento Capilar Ideal para cada um.

Seu cabelo precisa de um tratamento urgente? Descubra o tratamento ideal para o seu tipo de cabelo aqui!

A maioria das pessoas quando acham que o cabelo precisa de tratamento a primeira coisa que fazem é uma hidratação, mas nem sempre é disso que o cabelo precisa e os cuidados são diferentes se o seu cabelo é oleoso, se é misto, se é cacheado, se é seco, se é quimicamente tratado, se é descolorido e etc. O artigo de hoje é especial para você identificar o seu tipo de cabelo e saber qual o tratamento ideal que ele precisa para ficar bonito brilhoso e saudável. Veja tudo isso a seguir!



Tipos de cabelo

Há diversos tipos de cabelo diferentes e com necessidades diferentes também, por isso é muito importante que você identifique o seu tipo para saber a sua carência e também para que o tratamento correto consiga suprir com excelência essa insuficiência.

Cada estrutura de cabelo têm suas exigências diferentes, por isso que muitas vezes fazemos tratamentos em casa e logo depois nos frustramos com o resultado. Isso não se deve ao fato de que o produto não seja bom, provavelmente você não investigou corretamente o seu tipo de cabelo e a necessidade exata dele. Não adianta fazer um tratamento reconstrutor se o seu cabelo necessita de nutrição. Deu pra entender?

Traremos para você todos os tipos de cabelo e suas principais necessidades, assim você poderá adequar um tratamento ideal para o seu.

Cabelos Oleosos

Engana-se quem acha que um cabelo oleoso não precisa de hidratação e tratamentos, a sua estrutura também perde água que precisa ser reposta, além de outros nutrientes.

O cabelo oleoso geralmente é liso, onde a oleosidade surge na raiz e consegue chegar por toda a extensão do fio. O cabelo oleoso precisa de um tratamento mais específico para a raiz, que é onde o óleo natural surge com intensidade.

Se você tem o cabelo oleoso e lava todos os dias, pode ser que você esteja piorando ainda mais a situação fazendo isso. Quanto mais você lava, mais o cabelo sente a necessidade de produzir oleosidade para equilibrar o “ressecamento” diário. O ideal é que você lave o cabelo dia sim e dia não. No couro cabeludo são ideais os shampoos que promovem um detox capilar e limpeza profunda nessa área para retirar resíduos de condicionador e outros produtos que possam estar provocando essa oleosidade excessiva.

Ao hidratar os seus cabelos deixe o produto agir apenas no comprimento e nas pontas, jamais na raiz.

Um bom tratamento para cabelos oleosos é o uso de argila, porque ela retira as toxinas e repões os nutrientes que o seu cabelo precisa.

Cabelos secos

O cabelo seco pode ser facilmente identificado, basta você esfregá-los com as palmas da mão e se ele estiver áspero, não maleável e fazendo um barulho de palha, o seu cabelo está seco e ressecado, mas não é motivo para se apavorar, há diversos tratamentos que podem recuperar a vida e beleza dos seus fios.

No caso dos cabelos secos, a hidratação é o tratamento primordial para que ele se recupere, ela deve ser feita semanalmente, e se o caso for muito crítico pode ser feita a cada três dias.

O tratamento ideal são máscaras de hidratação profunda, principalmente as que contêm Vitamina E. Você poderá fazer hidratações semanais comprando ampolas de vitamina E e adicionando a máscara usada. É recomendável também que você faça uma hidratação profunda pelo menos uma vez ao mês com algum profissional.

Cabelos cacheados

Os cabelos cacheados na maior parte das vezes também são secos, isso se deve exatamente pela sua forma e estrutura, a oleosidade que surge na raiz não consegue chegar ao comprimento completo do fio até a ponta, por isso eles precisam de maiores cuidados e hidratações mais intensas.

Recomenda-se para o tratamento desse tipo de cabelo apenas produtos voltados para cabelos cacheados, tanto os shampoos quanto aos condicionadores e máscaras, porque eles vão promover uma limpeza profunda no couro cabeludo e manter os cachos definidos e hidratados.

Cabelos mistos

O cabelo misto existe e também não é fácil tratar deles, exatamente porque a raiz tende a ser muito oleosa e a ponta seca, então quanto mais você lava o cabelo para limpar o couro cabeludo mais a raiz fica ressecada e aumenta a produção de oleosidade na raiz.

O ideal é procurar shampoo para cabelo misto, shampoo de lavagem a seco e sempre fazer hidratações profundas no comprimento e ponta, nunca perto da raiz.

Cabelos tingidos ou com química

Os cabelos tingidos e descoloridos são os que mais sofrem, porque nesses processos eles perdem muito de sua estrutura, proteínas, lipídios e ficam enfraquecidos, necessitando de cuidados especiais.

Os cabelos descoloridos sofrem e podem ficar elásticos devido a toda perda dos seus nutrientes no processo. O cuidado deve ser triplicado, você deve fazer tratamentos semanais de hidratação, nutrição e reconstrução, para que ele fique com aparência de saudável. Use também shampoos para cabelos descoloridos que irão repor as proteínas e aminoácidos que ele precisa.

Os cabelos com química e alisamentos também não ficam de fora, após o procedimento alguns podem se tornar muito oleosos ou ressecados, tudo vai depender de como ele reagirá ao processo que passou. Alterne tratamentos de hidratação, nutrição e reconstrução para ter cabelos bonitos e bem tratados sempre.

Busque os produtos ideais para o seu tipo de cabelo e veja os resultados surpreendentes algumas semanas depois, com cabelos bonitos, saudáveis e brilhantes!