Início » Cuidar da pele » Trate da sua pele no verão
Cuidar da pele

Trate da sua pele no verão

O verão é adorado por quase todos, permite-nos sair à rua, aproveitar para passar, para estar com os amigos, sobretudo para passar mais tempo fora de casa. Embora o verão tenha isso tudo de bom que nós gostamos e queremos tanto, o que o verão tem de mal reflete-se na sua pele. A exposição prolongada ao sol pode causar um envelhecimento prematuro da sua pele, marcas, pele seca e até cancro, numa exposição prolongada e sem cuidados (Leia também: Problemas de pele no verão). Deve aproveitar ao máximo o verão, mas deve também ter atenção com a sua pele e preocupar-se em cuidar da mesma para que a sua pele esteja preparada para o verão.

pele no verão

Perceba o impacto do sol na sua pele

É importante que percebe o impacto que os raios solares têm na sua pele. Para perceber esse mesmo impacto aqui ficam umas informações básicas:

  • Ultravioleta A: Apresenta-se como o maior comprimento de onda, que consegue penetrar a camada derme da pele. O sol pode ativar os radicais livres da pele e promover o seu envelhecimento;
  • Ultravioleta B: Este comprimento de onda penetra a camada superior da pele, a epiderme. Estes raios causam queimaduras, reações alérgicas e até cancro da pele. Depois de ter sido queimada 6 vezes a pele tem o dobro do risco de desenvolver um melanoma fatal;
  • Ultravioleta C: Geralmente, estes raios são filtrados pela camada de ozono e são os raios mais nocivos;
  • Infravermelhos – Este é o “calor” do sol e em excesso pode afetar negativamente a elasticidade do colagénio, e o seu sistema imunológico.

Use protector solar, mas primeiro perceba como este funciona

Nem todos os protectores solares são feitos da mesma forma – alguns fornecem uma barreira física à base de minerais, enquanto que outros fornecem uma barreira química que absorve os raios ultravioletas. FPS significa ” fator de proteção solar ” e indica o comprimento de tempo que você pode ficar no sol. Podem calcular o FPS através do número de minutos que consegue permanecer ao sol, sem se queimar. Por exemplo, se a sua pele ficar vermelha após 10 minutos ao sol , um protetor solar com FPS 15 deve permitir-lhe gastar 150 minutos ao sol. No entanto muitos protetores solares penetram na pele e adicionam à mesma uma sobrecarga química à qual o seu corpo já está sujeito devido à vida moderna quotidiana. Não há consenso se os protectores solares funcionam devidamente e não há nenhuma prova de que os protectores solares de SPF mais elevados sejam melhores do que os de mais baixo nível de SPF e estes podem ainda conter mais produtos químicos , aumentando a sua exposição aos raios solares.

E ninguém gosta de viver com uma falsa sensação de segurança. Pensando poder se manter ao sol durante todo o dia, ao usar um protector solar e acabar por na verdade estar a prejudicar a sua pele. Alguns cientistas temem que esta falsa sensação de segurança, juntamente com o uso de um protector solar de SPF baixo possam ser a causa de muitos cancros de pele nos últimos anos. Deve utilizar protector solar, mas não pode usar este como uma fórmula mágica para proteger a sua pele no verão, porque este por si só não é suficiente.

Mantenha-se afastado do sol, das 10 da manhã às 3 da tarde

Esta é a altura mais quente de um dia de verão e também a época mais prejudicial. Durante as horas mais quentes tente não se expor demasiado ao sol, para evitar que a sua pele esteja exposta a uma grande quantidade de radiação. Procure fazer as suas atividades nas horas anteriores ou posteriores a este período.

Use roupa que protega a sua pele

Usei roupas levas para não se sentir desconfortável. Escolha tecidos que não cocem na sua pele, nem o aqueçam demasiado. Prefira roupas claras e evite o preto, que prende os raios solares e leva a um maior aquecimento. Pense em usar um chapéu e verá que a pele do seu rosto e cabeça agradecerá. Para proteger os seus olhos pode também usar óculos de sol.

Acabe com a sua obsessão por bronzeamento

Banhos de sol ou usar um solário aumenta a probabilidade de trazer problemas à sua pele. Um bronzeamento exagerado ao longo do tempo irá trazer-lhe uns bons 20 anos a mais para a sua pele. Será que é isso que deseja? Ou será que o que procura é uma pele saudável? Tenham cuidado também com o bronzeamento falso, os produtos contêm uma data de químicos que são prejudiciais para a sua pele.

Dê uma pausa à sua pele

Não sobrecarregue a sua pele com produtos químicos. Nem todos os dias tem de colocar protector solar. Deve saber jogar com o tempo (meteorológico) e não abusar nos produtos que utiliza na sua pele. A sua pele precisa de respirar para se manter saudável e encher a mesma de produtos, poderá esgotá-la demasiado e fazer com que esta perca a sua vitalidade.

Beba bastante água!

No verão aumentam as probabilidades de ter pele seca, sobretudo para pessoas que tenham tendência para ter este tipo de pele. A água para além de hidratar a sua pele irá eliminar as toxinas e impurezas da mesma para que esta se mantenha brilhante e saudável.

Coma comida saudável

Uma pele saudável resulta de uma boa alimentação, já diz o ditado “nós somos o que comemos”. O verão é uma época excelente para incluir boa comida na sua alimentação diária. Já escrevemos aqui sobre 7 bons alimentos para a sua pele que deve ter em consideração. Corte no açúcar que pode contribuir para um envelhecimento da sua pele. Como muita fruta e muita salada, que vendo bem até sabem bem no verão. Inclua também cereais integrais na sua alimentação.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...