Início » Cuidar da pele » Tudo sobre o tipo de pele
Cuidar da pele

Tudo sobre o tipo de pele

Já falámos aqui anteriormente como descobrir o seu tipo de pele, mas neste campo toda a informação é importante. Por essa razão, decidimos fazer uma série de artigos com tudo sobre o seu tipo de pele, para que não tenha dúvidas em se colocar dentro de uma categoria e sobretudo para que saiba como cuidar da sua pele e todos os cuidados que deve ter em relação à mesma. Siga-nos nesta viagem em que lhe mostraremos tudo o que precisa de saber sobre a sua pele!

O que é o tipo de pele e quais existem?

É simples, o tipo de pele é como a sua pele se apresenta e se comporta no seu dia-a-dia. Os quatro tipos de pele mais comuns estão categorizados em parte pela indústria de cosméticos e são:

  • Normal (Sem sinais de oleosidade nem de zonas secas);
  • Oleosa (aparência brilhante ao longo de toda a pele, sem áreas secas);
  • Seca (Sem áreas oleosas. A pele pode conter escamações, ter aspecto apertado e “aborrecido”);
  • Combinação (Oleosa, sobretudo na parte central da cara e seca ou normal em outras zonas).

Ocasionalmente a pele sensível pode ser listada como um tipo de pele individual. Na minha opinião todos os tipos de pele devem ser considerados sensíveis e irei explicar porque no seguimento do artigo. Embora existam estas 4 categorias nem sempre se pode olhar para elas de modo linear, devem apenas servir como ponto de partida para conhecer onde deve incluir a sua pele. Compreender qual o seu tipo de pele é extremamente importante e não apenas pelos “rótulos” que as industrias de cosméticos dão. É importante saber algumas coisas:

  • O tipo de pele nunca é estático. As variações na sua pele não ocorrem apenas de estação para estação, podem também ocorrer de mês para mês e até de semana para semana. E podem ainda ocorrer problema de pele, como eczema, pontos negros, pele danificada do sol e ainda espinhas. Sendo assim 4 categorias não chegam para descrever o seu tipo de pele. Confira o nosso artigo: O meu tipo de pele pode mudar?

Quando quer descobrir onde enquadrar a sua pele tem de esquecer o que ouvir dizer pelos vendedores de cosméticos, esteticistas, revistas de moda e até alguns dermatologistas. As categorias típicas de normal, oleosa, seca e combinação, são boas bases, mas não dão conta de algumas particularidades, e ainda das mudanças e flutuações que surgem devido ao tempo e até aos níveis de stress.

  • Porque é tão importante reconhecer as particularidades da pele? 
Porque diferentes tipos de pele requerem diferentes cuidados e diferentes produtos. Mesmo que a maioria dos tipos de pele necessitem dos mesmos ingredientes ativos como protetores solares, antioxidantes, etc, a base em que estes surgem (loção, creme, gel, sérum ou líquido) deve combinar com as necessidades da sua pele. O tipo de pele é o factor mais importante acerca do estilo de rotina e também do tipo de produtos que deve comprar para cuidar da mesma. Precisa então ter atenção em como categoriza o seu tipo de pele, porque pode comprar produtos que pensa estarem a ajudar a sua pele e que pelo contrário possam trazer problemas à mesma.

tipos de pele

O que influência o tipo de pele?

Quase tudo pode influencia o seu tipo de pele, o que torna tão complicado atribuir ao seu rosto um determinado tipo de pele. Tanto factores internos como externos podem causar impacto na aparência da sua pele. Para avaliar a sua pele corretamente aqui vos deixo alguns factores que devem considerar:

  • Influências Internas:
– Mudanças hormonais (gravidez, menopausa, ciclo menstrual e mais, causam a flutuação da sua pele, desde pele oleosa, descolorações e pele seca);
– Problemas da pele (rosácea, psoríase, dermatite, com todas estas deve ter as devidas preocupações);
– Predisposição genética para um tipo de pele (oleosa vs seca, sensível, etc);
– Fumar (causa vários problemas na pele, muitos deles que não podem ser corrigidos com nenhum produto);
– Medicações que esteja a tomar (algumas pílulas de controlo de natalidade podem aumentar a pele oleosa e quebras de pele, enquanto que outros tipos podem causar acne);
– Dieta (existe uma pesquisa que mostra que uma dieta com grande dose de antioxidantes, omega-3 e omega-6 pode melhorar a aparência da sua pele);
  • Influências externas:

– Clima / Tempo (frio, ameno, seco, quente, etc)
– A sua rotina de cuidado da sua pele (esfoliação a mais, usar produtos irritantes para a sua pele ou utilizar os produtos errados para o seu tipo de pele pode causar problemas de pele que não tinha anteriormente);
– Longa ou desprotegida exposição ao sol (causador de manchas e em casos mais graves de cancro);
– Poluição (danifica o colagénio e a estabilidade da sua pele).

Estas circunstâncias complexas contribuem para o que se passa na sua pele e na determinação do seu tipo de pele. Por este ser um artigo com muita informação iremos escrever mais sobre ele nos próximos dias. Não perca os próximos artigos.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...