Início » Saúde » Valeriana: o que é? Saiba os benefícios do chá de valeriana
Medicamentos e Remedios Saúde

Valeriana: o que é? Saiba os benefícios do chá de valeriana

Anda com insônia? Stress e ansiedade? Conheça hoje todos os benefícios da valeriana e suas indicações, efeitos colaterais e etc.

A cura de doenças e alívio de sintomas através da medicina natural têm ganhado cada vez mais adeptos e uma das plantas mais procuradas no mercado é a valeriana. Diversos estudos, pesquisas e testes têm comprovado os seus efeitos benéficos para o corpo e mente do ser humano. O texto de hoje é especial sobre a valeriana, tire todas as suas dúvidas e saiba como preparar o chá dessa planta que tem sido um sucesso em diversos tratamentos. Não perca!



O que á a valeriana?

A valeriana é uma planta herbácea perene pertencente à família das valerianáceas, contém delicadas flores de cores rosadas ou brancas.

A parte utilizada da valeriana como medicamento fitoterápico e natural são suas raízes, que são maceradas ou secas para o preparo de chás, tinturas ou cápsulas.

Para que serve a valeriana?

Através de estudos, pesquisas e testes foram descobertos o poder das raízes da valeriana para o ser humano através da medicina natural.

Atualmente milhares de pessoas no mundo todo têm procurado para cura de doenças e alívio de sintomas através de remédios fitoterápicos, que curam de forma natural com elementos oriundos da natureza, que não fazem mal e trazem pouquíssimos efeitos colaterais durante o tratamento.

A valeriana serve para o tratamento de sintomas relativos à insônia, stress, transtornos psicológicos, hiperatividade e ansiedade.

Benefícios da valeriana

Casos comprovados validam os resultados positivos que a valeriana pode trazer durante o tratamento contra sintomas da ansiedade, em alguns casos pessoas chegam a perder peso e conseguem emagrecer os quilos que precisam por controlarem a sua ansiedade através da valeriana.

Dormir melhor, diminuir a ansiedade, controlar a hiperatividade e o stress são fatores importantíssimos para aumentar e melhorar a qualidade de vida das pessoas que sofrem com esses sintomas. Melhora sua vida afetiva, vida profissional, familiar, amorosa, estudantil e consequentemente sua saúde física.

Combate a insônia

Estudos comprovaram que pessoas que fizeram o tratamento correto com o chá da valeriana superaram suas dificuldades para dormir, porque a valeriana tem um efeito calmante, relaxa seu corpo e mente assim você consegue ter um sono de qualidade e mais profundo durante toda a noite, as propriedades sedativas que possuem nessa planta provocam o sono.

Para quem tem dificuldade para pegar no sono ou possui também um sono muito leve durante a noite e acorda por qualquer motivo, o efeito da valeriana vai fazer você ter sono mais cedo e melhorar a qualidade do sono durante a noite, sem prejudicar o seu rendimento pela manhã.

Diminui a ansiedade e stress

Sabemos que a ansiedade é o mau do século e através dela o ser humano acaba desenvolvendo diversas outras doenças, que se não tratadas poderão acarretar consequências ainda mais graves.

O stress e a ansiedade podem lhe causar depressão, insônia, compulsão alimentícia, transtornos e etc. Foi comprovado que o uso do chá diminui drasticamente o stress e a ansiedade, pelo fato de que em sua raiz é encontrada a substância química ácido gama-aminobutírico (GABA), que atua diretamente nas células nervosas do cérebro diminuindo a ansiedade e acalmando.

Controle de hiperatividade

Principalmente em crianças, a hiperatividade pode ser reduzida com o uso da valeriana. Por ser um remédio natural, é a forma mais indicada para a medicação de crianças com esse transtorno, fazendo-as conseguirem focar mais em suas atividades e principalmente na escola.

Transtorno obsessivo compulsivo

Pessoas que sofrem de TOC costumam ter comportamentos estressantes e repetitivos, afetando sua vida afetiva, social e profissional.

Um estudo feito em 2011 comprovou que pacientes que sofriam de TOC foram submetidos ao tratamento que incluía valeriana e em alguns dias foram notadas diferenças comportamentais que indicaram melhoria no paciente devido à atenuação do nível de ansiedade e stress.

Cólicas menstruais

Além de todos os benefícios citados acima em casos de ansiedade e stress, a valeriana também atua como calmante nos casos das fortes contrações no útero que acontecem no período menstrual da mulher.

Se você sofre com muitas cólicas nos primeiros dias da menstruação, consulte seu médico sobre a possibilidade do tratamento com valeriana para a diminuição das dores causadas pelas cólicas no útero.

Formas de tratamento

A valeriana é mais comumente encontrada na forma de chá de suas raízes, em cápsulas ou também como tintura, que é o seu extrato conservado com álcool para manter as propriedades terapêuticas.

Para encontrar o chá ou sua tintura, procure casas de produtos naturais ou farmácias homeopáticas.

Contraindicações

Mulheres grávidas ou que estão em seu período de amamentação devem consultar um médico antes de consumir qualquer tipo de medicamento, mesmo que seja natural e fitoterápico, porque algumas de suas propriedades podem afetar o feto ou o leite materno.

Sempre consulte um médico, não se automedique.

Para outras dúvidas e sugestões deixe-nos comentários.

Até a próxima!