Início » Saúde » Benefícios da Pitanga: Como ela pode te auxiliar na saúde e como tomar
Saúde

Benefícios da Pitanga: Como ela pode te auxiliar na saúde e como tomar

A pitanga é uma deliciosa fruta que pode trazer muitos benefícios para a saúde, tal como o hibisco e a amora. Isso porque a pitanga é uma fruta recheada de nutrientes que o nosso corpo precisa e, por isso, ao ingeri-la, o nosso corpo consegue realizar todas suas funções corretamente.

A pitanga também pode ser conhecida como cereja brasileira e, fora do país, é muito usada como arbusto.

Hoje você conhecerá mais sobre essa fruta e todos os benefícios que ela pode lhe proporcionar.

Propriedades Nutricionais da Pitanga

A pitanga possui muitos nutrientes que o nosso corpo precisa no dia a dia, por isso inseri-la na alimentação pode ser uma boa forma de entregar ao corpo as quantidades ideais de cada nutriente.

Ela possui cerca de 1,2 gramas de proteínas, 1,9 gramas de gorduras, 6,4 gramas de carboidratos, 14 mg de vitamina C, 210 mcg de vitamina A, 30 mcg de vitamina B1, 60 mcg de vitamina B2, 9 mg de cálcio, 11 mg de fósforo e 0,20 mg de ferro. Todas essas quantidades estão presentes em 100 gramas de pitanga.

A pitanga pode ser consumida naturalmente, assim como através de sucos e também de mousses.

Benefícios da pitanga

A pitanga possui uma boa quantidade de vitamina “A” um nutriente essencial para o desenvolvimento de nossos ossos. Além disso, ela também possui o cálcio que igualmente é fundamental para manter os ossos fortes e saudáveis. Com isso podemos concluir que a pitanga beneficia a nossa saúde óssea, podendo prevenir até mesmo a osteoporose.

Ela também ajuda no tratamento de problemas gastrointestinais. Graças às suas propriedades antioxidantes, ela combate os radicais livres e, consequentemente, combatem doenças, inflamações e o envelhecimento precoce.

Por conter muitos antioxidantes a pitanga também pode ser indicada para combater o câncer. A vitamina A também é essencial para manter nossa pele, cabelo e unhas mais saudáveis e jovens, favorecendo a produção de colágeno. Em sua composição há também um ácido que atua contra o envelhecimento precoce.

Outros benefícios da pitanga

A pitanga ainda pode ser usada como auxiliar no tratamento contra o resfriado, assim como pode melhorar todas as funções pulmonares e também pode ser usada para melhorar a função do pulmão.

De modo bem geral, a pitanga apresenta benefícios que a fazem ser útil para prevenir doenças cardiovasculares, combater diversos tipos de doenças inflamatórias e prevenir também doenças degenerativas.

Como consumir a Pitanga no dia a dia?

Como já foi mencionado, você pode colher, lavar e comer a pitanga normalmente, com a própria casca. Mas caso queira uma maneira melhor para consumir a quantidade ideal diariamente, você pode preparar o suco de pitanga. Para isso, são necessários apenas 3 ingredientes:

  • 1 colher de chá de mel;
  • ½ xícara de pitangas;
  • 100 ml de água gelada.

Lave as pitangas e retire seus talos. Coloque-a no liquidificador com a água gelada. Bata até que a semente solte da polpa, depois coe e adicione mel. Beba com gelo. Você pode tomar o suco diariamente e intercalar com outras frutas saudáveis.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

About the author

Bety

Sou Bety Krause, Pedagoga formada em Licenciatura, adoro ler e escrever. Atuo como redatora e compartilho meus conhecimentos com o Lugar da Mulher.

Add Comment

Click here to post a comment