Início » Cabelo » Anilina: Para que serve? Estraga o cabelo? Onde comprar?
Cabelo Cosméticos / Produtos Estética Moda

Anilina: Para que serve? Estraga o cabelo? Onde comprar?

Saiba tudo sobre a anilina e como colorir os seus cabelos com ela no artigo de hoje!

A anilina tem diversas funções que iremos explorar no texto de hoje, mas o que tem feito sucesso mesmo no mundo da moda é a coloração dos cabelos com anilina pelo fato de haver diversas cores muito vibrantes e coloridas, mais opções do que tinturas. Saiba aqui se estraga o cabelo, quanto custa e como fazer isso.



O que é a anilina?

A anilina é conhecida também por fenilamina ou aminobenzeno, que é um composto orgânico geralmente líquido, incolor e com um cheiro característico e desagradável.

A sua fórmula estrutural química é: C6H5NH2.

Esta anilina é usada para diversas funções, mas a que mais conhecemos e temos afinidade é na composição e obra-prima da fabricação de corantes, o nome anilina é erroneamente usado para caracterizar corantes que podem ser comestíveis, para tingir tecidos, massas e madeiras.

Para que serve a anilina?

Ela é usada nas indústrias para a fabricação e composição de diversos produtos como camisinhas femininas e masculinas, produto químico agrícola, herbicidas, espuma de poliuretano, explosivos, pinturas sintéticas, estabilizadores e o mais conhecidos de todos: os corantes.

A anilina que conhecemos com esse nome popular é usada como corante e para tingir diversos materiais como tecidos, alimentos, madeira, velas e também agora os cabelos.

Quem trabalha com culinária e confeitaria existem as anilinas para colorir massas de bolo, biscoitos, coberturas, chantilly, glacê e até chocolate. O chocolate branco pode ser tingido de diversas cores para decoração de bolos e sobremesas.

Na culinária alguns chefs a usam para dar mais cores aos pratos e aos caldos e cremes.

Com a moda dos cabelos super coloridos e com cores vibrantes descobriu-se as maravilhas que a anilina pode causar nas cores dos fios, mas não é usada a comestível, que por sinal não deve ser utilizada de maneira nenhuma porque ela gera fungos no couro cabeludo, a anilina para tingir cabelos usada é a para madeiras, que é solúvel em álcool.

Estraga o cabelo?

Se usada da forma correta não estraga o cabelo não e nós vamos informar como fazer da melhor maneira.

Na verdade o que estraga o cabelo é a descoloração que tem que ser feita antes de tingir o cabelo com a anilina. Descolorir os cabelos exige uma reação química muito forte nos fios fazendo-os perderem fibras, proteínas, força e deixando-os fracos, elásticos e desidratados.

É importante saber que ao descolorir os cabelos você deverá dedicar tempo para cuidar dos fios fazendo hidratações profundas algumas vezes por semana, cabelos descoloridos e depois coloridos demandam uma atenção especial para a manutenção da cor e da saúde dos fios.

A anilina servirá como um tonalizante e não vai danificar o seu cabelo em nada, com as lavagens semanais a coloração sairá gradualmente e o cabelo vai perdendo a cor em mais ou menos 15 dias.

Onde comprar? Quanto custa?

Se você se interessou por essa técnica de pintura de cabelo com anilina que tem feito o maior sucesso, você mesma pode experimentar e fazer em casa.

A anilina de madeira à base de álcool é facilmente encontrada em armarinhos e lojas de materiais de artes manuais ou então em sites na internet, as cores são diversas, uma mais linda que a outra! Você poderá ter cabelos de diversas cores.

Uma das vantagens de colorir os cabelos assim é o custo baixo, um pote de 5g custa em torno de R$5,00.

Como pintar os cabelos com anilina?

O passo a passo é simples, mas primeiro você deve saber que é um pigmento muito forte e poderá manchar seu rosto, pescoço, corpo e mãos, por isso é importante que você proteja as mãos com luvas, use roupas velhas caso escorra e proteja o seu rosto passando hidratante em todas as partes que a anilina pode encostar assim a remoção fica mais fácil depois. Se manchar pode ser retirada com acetona.

Você terá que diluir a anilina em apenas um pouco de álcool em um recipiente de plástico, após a diluição misture com creme branco para cabelo. Não se preocupe porque a quantidade de álcool é muito pouca e não vai estragar o cabelo e vai ser misturado ao creme branco.

Após toda a mistura estar homogênea vá passando no cabelo da raiz às pontas mecha por mecha. Prenda o cabelo e coloque uma touca de banho ou culinária, deixe agir nos cabelos de 30 a 40 minutos, depois é só enxaguar e lavar com shampoo para que seja retirado todo o excesso. Use sempre uma toalha velha para secar o cabelo, pois a mesma ficará manchada com a anilina.

Pronto, você terá cabelos coloridos e vibrantes pelos próximos 15 dias até que os fios começam a desbotar.

Gostaram das dicas de hoje? Conte-nos sua experiência com anilina nos comentários.

Até a próxima!