Início » Cabelo » Anilina: Para que serve? Estraga o cabelo? Onde comprar?
Cabelo Cosméticos / Produtos Estética Moda

Anilina: Para que serve? Estraga o cabelo? Onde comprar?

Como pintar os cabelos com anilina? Faz mal?

A anilina tem diversas funções que iremos explorar no texto de hoje, mas o que tem feito sucesso mesmo no mundo da moda é a coloração dos cabelos com anilina pelo fato de haver diversas cores muito vibrantes e coloridas, mais opções do que tinturas. Saiba aqui se estraga o cabelo, quanto custa e como fazer isso.

COMO PINTAR CABELO COM ANILINA

-> SE VOCÊ QUER SABER COMO PINTAR OS CABELOS COM ANILINA OU VER IDEIAS DE COLORAÇÃO, VÁ DIRETO PARA O FINAL DO POST.

O que é a anilina?

A anilina é conhecida também por fenilamina ou aminobenzeno, que é um composto orgânico geralmente líquido, incolor e com um cheiro característico e desagradável.

A sua fórmula estrutural química é: C6H5NH2.

Esta anilina é usada para diversas funções, mas a que mais conhecemos e temos afinidade é na composição e obra-prima da fabricação de corantes, o nome anilina é erroneamente usado para caracterizar corantes que podem ser comestíveis, para tingir tecidos, massas e madeiras.

 

Para que serve a anilina?

Ela é usada nas indústrias para a fabricação e composição de diversos produtos tais como:

  • Camisinhas femininas e masculinas;
  • Produto químico agrícola;
  • Herbicidas;
  • Espuma de poliuretano;
  • Explosivos;
  • Pinturas sintéticas;
  • Estabilizadores;
  • Corantes no geral.A anilina que conhecemos com esse nome popular é usada como corante e para tingir diversos materiais como tecidos, alimentos, madeira, velas e também agora os cabelos.

Quem trabalha com culinária e confeitaria existem as anilinas para colorir:

  • Massas de bolo;
  • Biscoitos;
  • Coberturas;
  • Chantilly;
  • Glacê;
  • Chocolate. – O chocolate branco pode ser tingido de diversas cores para decoração de bolos e sobremesas.

Na culinária alguns chefs a usam para dar mais cores aos pratos e aos caldos e cremes.

Anilina para Pintar Cabelo Tintura

Com a moda dos cabelos super coloridos e com cores vibrantes descobriu-se as maravilhas que a anilina pode causar nas cores dos fios, mas não é usada a comestível, que por sinal não deve ser utilizada de maneira nenhuma porque ela gera fungos no couro cabeludo, a anilina para tingir cabelos usada é a para madeiras, que é solúvel em álcool.

Anilina estraga o cabelo?

Se usada da forma correta não estraga o cabelo não e nós vamos informar como fazer da melhor maneira.

Na verdade o que estraga o cabelo é a descoloração que tem que ser feita antes de tingir o cabelo com a anilina. Descolorir os cabelos exige uma reação química muito forte nos fios fazendo-os perderem fibras, proteínas, força e deixando-os fracos, elásticos e desidratados.

Para remover ou desbotar a anilina, basta lavar o cabelo frequentemente. Caso deseje uma solução mais rápida, pode fazer a decapagem com DEKAPCOLOR.

COMO PINTAR COM ANILINA

É importante saber que ao descolorir os cabelos você deverá dedicar tempo para cuidar dos fios fazendo hidratações profundas algumas vezes por semana, cabelos descoloridos e depois coloridos demandam uma atenção especial para a manutenção da cor e da saúde dos fios.

A anilina servirá como um tonalizante e não vai danificar o seu cabelo em nada, com as lavagens semanais a coloração sairá gradualmente e o cabelo vai perdendo a cor em mais ou menos 15 dias.

cabelo colorido com anilina

Onde comprar anilina? Quanto custa?

Se você se interessou por essa técnica de pintura de cabelo com anilina que tem feito o maior sucesso, você mesma pode experimentar e fazer em casa.

A anilina de madeira à base de álcool é facilmente encontrada em armarinhos e lojas de materiais de artes manuais ou então em sites na internet, as cores são diversas, uma mais linda que a outra! Você poderá ter cabelos de diversas cores.

Uma das vantagens de colorir os cabelos assim é o custo baixo, um pote de 5g custa em torno de R$5,00.

Como pintar os cabelos com anilina? Passo a passo:

O passo a passo é simples, mas primeiro você deve saber que é um pigmento muito forte e poderá manchar seu rosto, pescoço, corpo e mãos, por isso é importante que você proteja as mãos com luvas, use roupas velhas caso escorra e proteja o seu rosto passando hidratante em todas as partes que a anilina pode encostar assim a remoção fica mais fácil depois. Se manchar pode ser retirada com acetona.

Você terá que diluir a anilina em apenas um pouco de álcool em um recipiente de plástico, após a diluição misture com creme branco para cabelo. Não se preocupe porque a quantidade de álcool é muito pouca e não vai estragar o cabelo e vai ser misturado ao creme branco.

Após toda a mistura estar homogênea vá passando no cabelo da raiz às pontas mecha por mecha. Prenda o cabelo e coloque uma touca de banho ou culinária, deixe agir nos cabelos de 30 a 40 minutos, depois é só enxaguar e lavar com shampoo para que seja retirado todo o excesso. Use sempre uma toalha velha para secar o cabelo, pois a mesma ficará manchada com a anilina.

Pronto, você terá cabelos coloridos e vibrantes pelos próximos 15 dias até que os fios começam a desbotar.

Fotos de Cabelo Pintados com Anilina (Ideias)

Cabelos tingidos com a misturinha de anilina. Para mais ideias de cabelos com ombre, veja nosso post.

anilina pintar cabelo cabelo colorido com anilina

 

Gostaram das dicas de hoje? Conte-nos sua experiência com anilina nos comentários.

Até a próxima!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

About the author

Mariah Fernandez

2 Comments

Click here to post a comment

  • Obrigada pelas dicas, já usei, não estraga e vale muito a pena. Ela rende e seu custo realmente é barato, tenho muito cabelo é um potinho rende o ano inteiro.
    O bom dela ser barato é que você pode gastar o dinheiro comprando o um creme de reconstrução por causa do descolorante, que é o vilão para enfraquecer o cabelo. Mesmo assim, ponto a anos e não me arrependo e o descolorante que recomendo da ElisaFer, agride menos e descolore rápido, é um pouco mais caro, mas vale a pena.
    Bjooo

  • Eu já uso anilina e gostei não maltrata os cabelos não e fica lindo e seu dinheiro render mais e dá pra fazer muita fezes .