Início » Saúde » Corrimento Marrom: Como Tratar, Cólica e Sangue, Claro/Escuro. Entenda!
Saúde

Corrimento Marrom: Como Tratar, Cólica e Sangue, Claro/Escuro. Entenda!

Reparou que está com um corrimento incomum? Saiba aqui o que isso pode ser.

O corpo feminino passa por diversas fases hormonais durante os 28 dias do ciclo menstrual e isso todos os meses algumas vezes podem aparecer um corrimento marrom e é bom que você saiba identificar os sintomas para saber se é normal ou não. O artigo de hoje vai tirar todas as suas dúvidas sobre o corrimento marrom, para que você possa cuidar e manter a sua saúde em dia. Veja a seguir!



O que é o corrimento marrom?

O corrimento marrom é um tipo de secreção vaginal que pode acometer a mulher em algumas fases da vida, algumas vezes ele pode ser completamente normal e outras não.

A normalidade ou anormalidade do corrimento marrom vaginal vai depender das suas características. É imprescindível que a mulher conheça o seu corpo, o seu ciclo e como ele funciona, assim poderá notar anormalidades dele quando elas surgirem.

Características

As características do corrimento marrom são bem nítidas, é um corrimento espesso de cor marrom clara ou escura, de aparência gosmenta, com odor característico não forte, se a paciente estiver saudável ele costuma desaparecer três dias depois do término da menstruação.

Corrimento marrom comum

O corrimento marrom é comum em alguns casos, como na adolescência, porque os hormônios estão em desalinho, ou também na fase adulta quando os hormônios estão desequilibrados por conta de alterações no organismo, ou mesmo no início ou troca do uso de anticoncepcionais.

É normal também que o corrimento apareça três dias após o término da menstruação, porque alguns coágulos podem ainda restar na parede do útero e estarem sendo excretados tardiamente.

O corrimento marrom também pode ser identificado em mulheres grávidas e por esse motivo as mesmas devem informar ao seu médico obstetra para análise e diagnóstico.

Corrimento marrom incomum

Existe também o corrimento marrom com características um pouco diferentes que você deve prestar atenção e informar a seu médico na consulta.

O corrimento marrom que deve ser alertado ele possui odor forte, pode causar coceira local, incômodo como dor e também durar mais de quatro dias. Quando isso ocorrer procure um ginecologista para que ele faça os exames necessários e descubra qual doença ou infecção pode ser.

O corrimento marrom pode ser um indício de candidíase, bactérias ou fungos que provocam esse sintoma.

Como tratar?

O corrimento comum que pode ficar até três dias logo após a menstruação não necessita de tratamento, porque é um sintoma normal e pode acontecer em qualquer fase da vida.

O corrimento derivado de alguma doença ou infecção na região vaginal deve ser diagnosticado por um médico especialista da área. Dependendo da gravidade e do tipo de doença o corrimento será tratado com antibióticos, antinflamatórios, antifúngicos, antibactericidas, pomadas para aliviar a coceira e dor local e etc.

Corrimento pode ser gravidez?

É fato que em algumas gravidezes aconteça certo tipo de corrimento vaginal, mas é um corrimento rosa claro e ele se dá pelo fato de ter ocorrido a fecundação do óvulo. Esse é um dos primeiros indícios do início de uma gestação.

O corrimento marrom durante a gravidez pode ocorrer logo após uma relação sexual, porém mantenha seu médico sempre informado de qualquer alteração no seu corpo.

Corrimento marrom por mais de 3 dias durante a gravidez e com os sintomas citados nos parágrafos acima, devem ser imediatamente tratados adequadamente pelo médico que acompanha a gestação.

Cólicas

Em algumas mulheres, no fim do período menstrual, sentem cólicas e estas podem ser comuns, logo após surgem o corrimento marrom.

Isso acontece porque provavelmente restaram coágulos de sangue no útero e eles precisam ser eliminados pelo organismo, então o útero se contrai para que não reste nenhum resquício da menstruação e assim acontece a eliminação através do corrimento marrom.

Se essa cólica for forte, o ideal é tomar medicamentos para amenizá-la e se a dor persistir mesmo com o uso do remédio procure um médico.

Outros corrimentos

No período fértil, por pelo menos 3 dias durante o mês é normal certo tipo de corrimento vaginal, mas ele é transparente ou leitoso. Ele não indica nenhuma doença, ele indica apenas que você está em seu período mais fértil e que o corpo está apto a receber uma gestação.

Essa é também a fase que a mulher sente mais libido e vontade de ter relações sexuais.

Se o corrimento for de outra cor, outro cheiro e persistir por mais dias, pode ser um indício de doença ou infecção no seu corpo. Não se automedique, procure um médico e faça os exames para iniciar o tratamento mais adequado ao seu caso.

Um dos grandes motivos para surgirem doenças infecciosas na vagina e corrimentos é a imunidade baixa do seu corpo, que significa uma saúde que corre riscos. Mantenha sua saúde em dia e sua imunidade alta.

Cuide do seu corpo!

Para outras dúvidas e sugestões, deixe-nos comentários.

Até a próxima!